Plastprime

Por que o deck reciclado é mais viável do que o de madeira?

A instalação de decks em áreas externas é uma forte tendência de arquitetura e paisagismo, que tem se tornado cada vez mais comum nos últimos anos. O modelo mais conhecido é o de madeira, porém existem opções como o deck reciclado de plástico, que tem tantas vantagens a ponto de se tornar mais viável que o tradicional. Quer conhecer mais sobre essa opção? A seguir, listamos as vantagens que fazem deck reciclado ser mais interessante do que o de madeira. Boa leitura!

Áreas externas mais convidativas

Deck reciclado

A instalação de decks em áreas externas é uma excelente opção para torná-las mais convidativas, servindo como espaço para o lazer, reunião entre amigos e confraternizações. É uma maneira de interferir o mínimo possível no ambiente natural, o tornando um espaço recreativo. Os decks vêm de uma inspiração náutica, e, por isso, originalmente eram construídos com madeira. Esse material ajuda a tornar o espaço aconchegante e agradável termicamente.

Pode ser montado em jardins, varandas, churrasqueiras e até mesmo em volta da piscina. No entanto, a madeira apresenta algumas desvantagens que podem ser contornadas ao optar pelo deck reciclado. O principal problema de trabalhar com a madeira para a construção de decks é a conservação. É preciso realizar manutenção periódica com impermeabilizante para garantir que ela não tenha contato intenso com a água da chuva ou com a usada na sua limpeza. Isso porque, quando molhado, o deck de madeira pode apodrecer, rachar ou empenar.

Isso sem contar que, por ser um material natural, quando a madeira não é tratada de forma adequada, ela pode propiciar a proliferação de pragas, como cupins, mofos e fungos. No quesito segurança, principalmente quando existem crianças frequentando o local com deck de madeira, é preciso ter atenção com a presença de farpas, lixar e envernizar com uma certa periodicidade, evitando possíveis acidentes.

Vantagens do deck reciclado

Em outros tempos, a opção de utilizar um deck de plástico era descartada muitas vezes por ser uma opção mais cara quando comparada ao de madeira. Atualmente, porém, modelos com plástico de ótima durabilidade, como o Deck Reciclado Modular Plástico da PlastPrime, são uma alternativa mais barata do que o tradicional de madeira. Além de ter um custo de aquisição mais barato, o deck reciclado é de fácil instalação.

Por ser um material modular, sua montagem consistente basicamente em fazer o encaixe de machos e fêmeas, fazendo com que você tenha, em pouco tempo, a estrutura montada. O deck reciclado é mais viável do que o de madeira também porque ele também não tem custo de manutenção: não é preciso lixar, envernizar ou impermeabilizar. O deck reciclado é um material extremamente durável, que apresenta alta resistência aos raios solares, maresia, umidade e tráfego de pessoas.

Sustentabilidade do deck reciclado

Além de ser mais viável, o deck reciclado é uma opção alinhada com os princípios da Construção Sustentável. Esta é uma opção mais amiga da natureza porque:

As tecnologias de reciclagem, produção de materiais e revestimentos avançam cada ano mais, e trazem sempre novos produtos ao mercado. O deck reciclado é uma opção mais viável e sustentável, e que pode ser facilmente incorporada ao seu projeto para áreas externas de lazer.

Se você gostou desse post, sugerimos que continue a leitura com o artigo “Como construir um deck em volta da piscina?” para que você possa colocar logo em prática seu projeto de construção de um deck!

Sair da versão mobile