Plastprime

Dicas de decoração: utilizando plantas para decorar!

O uso das plantas para decorar interiores é uma tendência cada vez mais evidente, capaz de deixar os espaços mais elegantes e repletos de personalidade. A introdução desses elementos naturais é indicada por arquitetos e paisagistas, comprovando que é uma alternativa muito bacana e com potencial a ser explorado!

E você, já pensou em trazer essa ideia para dentro da sua casa? Se ainda não, é hora de avaliar essa proposta! E, para ajudá-la, trouxemos no artigo de hoje diversas dicas de como utilizar plantas na decoração dos principais cômodos de seu lar. Confira e inspire-se!

Plantas na decoração da sala

Plantas verdes decorando o ambiente.

O uso de plantas na decoração da sala não é nenhuma novidade, mas sempre é bacana reforçar algumas ideias diferentes. Aqui, o importante é apostar em variedades maiores e mais imponentes: o ideal é deixar que esses elementos ganhem protagonismo e se destaquem na composição.

Opções como a Lança de São Jorge, a Costela de Adão, o Lírio da Paz, a Dracena e algumas variedades de Palmeiras são bons exemplos para quem quer valorizar ainda mais o espaço.

Plantas na decoração da cozinha

A cozinha é um ambiente que também recebe muito bem a presença das plantas, especialmente as variedades de temperos e especiarias. Que tal criar uma hortinha caseira nesse espaço da sua casa?

Além de ser uma alternativa prática (garantindo aqueles ingredientes fresquinhos para suas receitas), deixará sua cozinha ainda mais charmosa e personalizada e, ainda, irá ajudar a trazer um perfume gostoso ao ambiente.

Salsinha, cebolinha, manjericão, hortelã, alface e tomate são algumas opções interessantes para este cultivo. Já pensou, ter essas variedades orgânicas sempre à sua disposição?

E essa proposta fica ainda mais charmosa quando aplicada aos vasos empilháveis. Eles podem ser dispostos próximo à janela, em uma bancada, na mesa – como não ocupam muito espaço, podem ser alocados onde ficar melhor e proporcionar a luminosidade que as espécies precisam.

Plantas na decoração do quarto

Você já pensou em incluir plantas para decorar o seu quarto? Ainda que seja uma tendência menos usual, é uma ideia que pode trazer uma estética mais agradável ao seu projeto. Além disso, há espécies que ajudam a purificar o ar e trazem tranquilidade, o que ajudará na hora do sono e em sua qualidade de vida.

Nesse cômodo, além de vasos mais imponentes (em pequena quantidade), você também pode fazer uso de vasinhos menores de tons mais impactantes para criar pontos de cor e tornar sua decoração mais interessante.

Entre as espécies que combinam com esse ambiente estão a lavanda, melissa e capim cidreira, que possuem propriedades calmantes – porém, demandam luz solar direta. Se em seu quarto não houver boa incidência solar, você também pode cultivar ali dracenas, antúrio, jiboias ou bromélias.

Plantas na decoração dos banheiros

Nada mais charmoso do que uma plantinha para dar aquele toque especial na decoração do banheiro, não é mesmo? Além de deixar o espaço mais harmônico, ainda traz aquele cheirinho delicioso!

A dica para esse ambiente são as plantas mais delicadas, que darão aquele toque sutil à decoração. Cores suaves e aromas agradáveis são premissas na escolha das espécies. Boas alternativas são as violetas, os cactos, o asplênio e o bálsamo.

Plantas na decoração da varanda

Plantas para decorar a varanda (ou na sacada) já são sucesso absoluto nos projetos modernos. E, não é à toa, pois elas trazem mais vida e aconchego a esse espaço super importante da casa.

A dica para esse tipo de ambiente é apostar em alternativas mais diferenciadas: quem sabe um jardim vertical? Ou vasos com plantas pendentes? Apostar em muitas cores e perfumes também é uma tendência e que pode deixar esse espaço ainda mais personalizado.

Usando as plantas de forma inteligente é possível deixar a decoração da sua casa ainda mais bonita, charmosa e personalizada. Aposte nas espécies certas para cada espaço e valorize a composição de cada um deles. Lembre-se de que, além de todo o charme que representam, as plantas também promovem um espaço mais harmônico e trazem conforto térmico e sonoro aos ambientes – só vantagens, certo?

E então, pronta para começar a utilizar plantas na decoração? Conhece alguma outra boa ideia para ornamentar a casa com elas? Deixe sua mensagem nos comentários!

Sair da versão mobile