Site icon Plastprime

O futuro da construção sustentável

O conceito surgiu na década de 1970, como consequência da Crise do Petróleo, que despertou, principalmente, a consciência em relação à economia de energia, desde então, a construção sustentável vem ganhando cada vez mais espaço. Hoje, falar do futuro da construção civil é falar do futuro da construção sustentável: é como um caminho sem volta.

O nível de consciência ambiental da população tem crescido, principalmente entre pessoas mais jovens, que estão aprendendo sobre sustentabilidade desde cedo. A medida que essa população vai ganhando poder de compra, a lógica do mercado deve se moldar a esses novos consumidores, que não só se preocupam com o impacto ambiental daquilo que consomem, mas, também, influenciam familiares e amigos sobre o assunto.

A sustentabilidade não é uma palavra da moda ou tendência momentânea. Ela é e será uma prática cada vez mais comum, traçando o futuro da construção sustentável.

Construção sustentável

A construção civil é o setor que mais gera impactos ambientais, devido ao alto consumo de energia, de recursos naturais e geração de resíduos. Nesse contexto, a construção sustentável busca incorporar práticas sustentáveis no setor. O setor de construção civil movimenta quantidades tão grandes de materiais e recursos naturais, que toda e qualquer iniciativa que reduza, mesmo que pouco, esse uso, já pode ter um impacto considerável em números absolutos.

Profissões do futuro da construção sustentável

As demandas do futuro da construção sustentável vão exigir profissionais especializados, como:

Materiais

O desenvolvimento de novos materiais aliados da construção sustentável está cada vez maior. Conheça as principais opções:

O rápido crescimento da população e sua alta concentração no meio urbano cria uma demanda cada vez maior de novas moradias, ao mesmo tempo, os governos criam incentivos fiscais e políticas públicas de incentivo a sustentabilidade nas construções. Assim, o desenvolvimento de novos produtos e técnicas de construção mais eficientes e que consomem menos água e energia são as pautas do futuro da construção sustentável.

E você, o que espera para o futuro da construção sustentável? Conte para a gente nos comentários e até a próxima!

Sair da versão mobile