Plastprime

Plantas cosméticas: saiba como usá-las para beleza

Plantas cosméticas são aliadas naturais da beleza e do bem-estar: você sabia que, além dos outros inúmeros benefícios para a saúde, as plantas também podem ser ótimas aliadas da beleza? Isso porque suas propriedades apresentam forte atuação cosmética. Algumas espécies em especial têm função específica e resultados comprovados para a rotina de manutenção da saúde e da beleza, com ênfase para aquelas que trazem benefícios para a pele e para os cabelos. Quer saber um pouco mais sobre essa importante característica das plantas e qual é a sua aplicação para beleza? Confira, a seguir, exemplos de variedades utilizadas para esse fim e as inclua em sua rotina de beleza.

10 plantas de uso cosmético para beleza

1. Babosa

Plantas cosméticas

A babosa (aloe vera) é uma das plantas mais conhecidas quando o assunto é cosmética, já que suas propriedades hidratantes foram descobertas há muito tempo. Ela é muito utilizada em cremes e sabonetes, auxiliando na proteção contra raios UV e na prevenção do envelhecimento da pele.

2. Buriti

O buriti, principalmente em forma de óleo, é um importante cosmético utilizado para a manutenção da saúde dos fios do cabelo. Além de ser um poderoso hidratante, ajuda a controlar o frizz e a evitar o aparecimento de pontas duplas nos fios.

3. Camomila

Com ação calmante, a camomila é usada em produtos para peles claras e sensíveis – ajuda a reduzir olheiras e possíveis irritações. Além disso, é muito utilizada como substância-chave em variedades de xampu para cabelos loiros, já que tem ação clareadora.

4. Cupuaçu

A manteiga de cupuaçu é um excelente hidratante para os cabelos. Atua diretamente no interior dos fios, nutrindo e dando mais brilho. É usada, em especial, nas fórmulas de máscaras de tratamento, óleos finalizadores e condicionadores.

5. Guaraná

O guaraná apresenta propriedades estimulantes, tonificantes e adstringentes, e é parte da fórmula de diferentes óleos corporais e cremes. Ainda, ele reflete frescor e energia: uma ótima combinação tanto para a pele quanto para os cabelos.

6. Jaborandi

Utilizado com frequência em produtos para o cabelo, como xampus e condicionadores, o jaborandi é refrescante e auxilia na limpeza profunda dos fios. Ele também é utilizado na fabricação de sabonetes e óleos essenciais, para revitalizar os poros e proporcionar uma pele livre de resíduos.

7. Malva

A ação calmante e hidratante é o que faz da malva uma excelente aliada da rotina de beleza, estando presente em diferentes produtos do segmento. É muito utilizada em cremes e loções para peles sensíveis, garantindo suavidade e cuidado. O seu uso é indicado, também, para tratamento de olheiras, uma vez que auxilia na circulação e no alívio de sinais de cansaço.

8. Pitanga

A pitanga é uma planta-base na produção de diversos produtos cosméticos, uma vez que possui caráter revigorante – o que auxilia na manutenção da beleza da pele e das unhas. O destaque se deve aos sabonetes e às loções adstringentes, que tonificam e deixam a pele mais viçosa.

9. Urucum

A utilização do urucum é bastante comum no mercado cosmético hoje em dia. As sementes dessa planta de cor escura atuam como bronzeador natural e ainda protegem a pele dos efeitos agressores do sol. O urucum é constantemente encontrado em bronzeadores, óleos de banho e cremes hidratantes.

10. Calêndula

A calêndula é outra planta bastante utilizada em tratamentos de beleza. Ela possui função hidratante, adstringente, regeneradora da pele e cicatrizante. Entre os benefícios capilares está sua atuação no controle do frizz e no poder de dar mais brilho e maciez aos fios. As plantas são, mesmo, poderosas e sua atuação cosmética é cada vez mais percebida. Com importantes propriedades, são capazes de proporcionar resultados superiores aos encontrados a partir de processos químicos. E esses são só alguns dos exemplos de aplicação: há inúmeras outras espécies que podem ser plantadas em sua horta para fins estéticos e medicinais!

Você já utiliza essas plantas cosméticas para tratamentos de beleza? Já pensou em tê-las em seu jardim? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima. 

Sair da versão mobile