Plastprime

O que toda quadra esportiva deve ter?

Uma quadra esportiva é o atrativo que faz toda a diferença em um condomínio, clube ou escola. Seja entre atletas profissionais ou de final de semana, entre crianças, jovens ou adultos, quadras são espaços de confraternização e diversão para todos os grupos.

Ao construir ou reformar uma quadra esportiva é preciso ter atenção e seguir alguns critérios para que o resultado seja um espaço seguro, confortável e funcional. Pensando nisso, sugerimos no artigo de hoje itens que toda quadra esportiva deve ter. Continue a leitura:

Acessórios para uma quadra poliesportiva

quadra de tênis

Para que a quadra seja aproveitada da melhor forma possível pelos seus frequentadores, o ideal é que ela possua acessórios que façam dela uma quadra poliesportiva.

Isso é, ela deve possui traves para futebol, rede de voleibol, cesta para basquetebol e outros acessórios que permitam que o maior número possível de modalidades esportivas possam ser praticadas. Assim, aumenta-se a abrangência do público do espaço, tirando-se todo o proveito possível do local.

Projeto de iluminação para quadra esportiva

A maioria das pessoas só consegue praticar esportes no período da noite em função de trabalho e outras atividades durante o dia. Para que os frequentadores possam tirar o melhor proveito possível da quadra esportiva, esta deve ter um projeto de iluminação adequado para que se possa praticar esportes também no período noturno.

Para tal, existem normas da ABNT que devem ser respeitadas. O projeto de iluminação de uma quadra deve levar em conta aspectos como iluminância, ofuscamento e temperatura da cor. O tamanho da quadra esportiva também deve ser considerado no momento do projeto de iluminação.

Se você estiver procurando por economia e sustentabilidade na sua quadra esportiva, recomendamos que leve também em consideração as opções de lâmpadas de LED em seu projeto.

Revestimento de qualidade para quadra esportiva 

Um dos aspectos mais importantes, sem dúvidas, é o revestimento utilizado nesta. A escolha do revestimento reflete na saúde dos usuários do espaço, no custo de manutenção que a quadra gera e também na quantidade de entulho que a obra de reforma ou construção irá gerar.

As opções de revestimentos disponíveis no mercado são diversas: piso vinílico, madeira, concreto e revestimentos modulares.

Este último se destaca como uma opção extremamente funcional para o revestimento de quadras esportivas. As principais vantagens desse tipo de solução são:

Conforto para as articulações

Dependendo do tipo de revestimento escolhido, a alta absorção de impacto pode fazer com que ocorram lesões nas articulações dos esportistas. O problema é ainda mais grave em crianças onde o excesso de impacto pode prejudicar o desenvolvimento corporal destas. Já o piso modular fabricado em polipropileno traz baixo impacto às articulações.

Custo de manutenção quase zero

Por ser uma solução modular, o custo de manutenção desse tipo de revestimento é quase zero. Caso uma placa se danifique, basta trocá-la.

Boas propriedades acústicas

A solução modular de revestimento de quadra esportiva traz boas propriedades acústicas. Esse aspecto é especialmente importante para condomínios onde o barulho pode atrapalhar a convivência entre os vizinhos.

Montagem sem lixo e entulho

A ideia de construir ou reformar traz calafrios à maioria das pessoas. Obras num geral geram muitos entulhos e dor de cabeça aos responsáveis pela gestão e execução da empreitada. Ao optar por uma solução modular, a montagem da quadra esportiva não irá gerar lixo ou entulho.

Solução PlastPrime para quadra esportiva

A PlastPrime produz em sua linha de Pisos e Engenharia uma solução modular para quadras esportivas. O PlastSport é fabricado com polipropileno, sendo um produto altamente resistente aos fatores externos. Pode ser facilmente desmontado e montado novamente em outro local, o que faz dessa solução um produto versátil e prático.

Ao optar por esse produto na construção ou reforma da sua quadra, você está evitando os problemas mais comuns em quadras esportivas. Além de estar escolhendo um lindo revestimento, de alta qualidade e funcionalidade.

E então, gostou das nossas dicas sobre tudo o que uma quadra esportiva deve ter? Se você está interessado em construir ou reformar uma quadra esportiva, recomendamos também a leitura do artigo O que considerar ao orçar a instalação de quadra esportiva? .

Sair da versão mobile