Plastprime

Tecnologia e funcionalidade para áreas externas de obras

A valorização de áreas externas de obras contribui para a apreciação do imóvel como um todo. Além disso, ao transformar áreas externas com tecnologia e funcionalidade você pode convertê-las em espaços para o lazer e confraternização, aproveitando ao máximo esses locais. Por isso selecionamos para você algumas soluções que aliam tecnologia e funcionalidade para transformar áreas externas de obras. Continue a leitura:

Pisos permeáveis

O Ministério do Meio Ambiente faz algumas recomendações no que tange a construção sustentável e áreas externas de obras, recomendando a valorização de elementos naturais e uso de espécies nativas. No que diz respeito à pavimentação, o uso de revestimentos com produtos reciclados e uso de pisos permeáveis é recomendado para trazer mais sustentabilidade à construção. Pisos permeáveis são soluções inteligentes para áreas externas de obras pois garantem que a água da chuva seja absorvida pelo solo, impedindo a contaminação da água e evitando que tragédias como enchentes e enxurradas ocorram em épocas de chuvas. No catálogo da PlastPrime existem uma série de opções de pisos para áreas externas de obras que agregam a funcionalidade de permeabilidade como é o caso do Paver Plástico e da Estrutura Permeável para áreas externas.

Tecnologia que repele a sujeira

Áreas externas de obras estão sujeitas às ações da natureza, poeira e outras partículas. Por isso normalmente exigem muita manutenção e limpeza pois sujam muito facilmente. Além dos custos associados a manutenção para que esses espaços estejam limpos e bonitos sempre, gasta-se muita água nesses processos, uma atitude nada sustentável visto que a água é um recurso natural e cada vez mais escasso. Hoje existem soluções no mercado que podem ser aplicadas em fachadas e revestimentos tornando-os autolimpantes. Esse tipo de produto, que se assemelha a uma tinta, ao ser aplicada nessas superfícies transformam-a em um área que repele a água e por consequência impede que a sujeira fique aderida. Quando a superfície está seca, a poeira e outras sujidades fica retida na superfície, quando chove, a água da chuva irá levar consigo essas partículas. Ao conferir a funcionalidade de superfície hidrofóbica para áreas externas de obras, o crescimento de mofos, bolores e algas em áreas externas de obras também é repelido. Essa solução faz assim com que a manutenção de fachadas e pisos seja diminuída consideravelmente também.

Decks para áreas externas de obras mais aconchegantes

Uma alternativa muito usada em áreas externas são os famosos decks, que deixam o espaço mais aconchegante e confortável, transformando áreas de lazer e descanso. Por outro lado, o público hoje está cada vez mais consciente no que tange o conceito de sustentabilidade e tende a fazer escolhas que ajudem o planeta de alguma forma. A opção mais tradicional de deck é o de madeira, porém esta não é uma opção muito sustentável: a madeira é um recurso natural, sua extração implica em menos árvores na natureza. Felizmente, já existem hoje no mercado, alternativas sustentáveis para o tradicional deck de madeira. É o caso do deck plástico reciclado da PlastPrime, que é uma opção duplamente sustentável pois é fabricado com plástico proveniente da reciclagem de caixinhas longa vida – um material de difícil reciclagem – e evita que a madeira, um recurso natural, seja extraída para a fabricação desse tipo de estrutura. Além disso, é uma opção muito mais viável em termos de custos pois é mais barata e não exige manutenção, ao contrário dos decks de madeira que precisam de conservação contínua.

Soluções para áreas externas de obras

A engenharia de materiais caminha junto com a arquitetura para prover ao mercado consumidor opções mais funcionais e inteligentes a cada dia para áreas externas de obras. As opções apresentadas aqui são algumas opções dentre as tantas disponíveis no mercado para agregar tecnologia, reduzir custos e trazer novas funcionalidades a esses espaços.

Se você gostou desse material e está realizando um projeto para áreas externas, recomendamos que leia também o artigo 6 soluções de revestimento para áreas externas.

Sair da versão mobile