Ícone do site Plastprime

Academias: como escolher o melhor piso

A escolha do melhor piso para academias pode gerar muitas dúvidas. Isso se deve às múltiplas atividades que são oferecidas neste espaço. Geralmente, existem diferentes ambientes em uma academia, e cada um deles possui um tipo específico. 

Continue a leitura para saber o que considerar na hora de escolher o piso para a sua academia, e entenda quais são os tipos mais indicados para as suas necessidades. Aproveite!

Considerações na escolha do piso para academia

Na fase de planejamento, é importante ter em mente algumas considerações na hora de escolha. Elas serão decisivas na hora da compra. Entenda:

Ambiente

Neste primeiro item, deve-se saber em qual ambiente o piso será instalado e qual será a atividade realizada naquele local. Algumas variáveis são: se o piso estará mais exposto ao impacto, se o ambiente será molhado, se haverá grande circulação de pessoas, etc.

Segurança

O quesito segurança é muito importante para o bem estar dos usuários da academia. Definido o ambiente e sua devida atividade, é necessário pensar em um piso que possua capacidade de amortecimento, seja antiderrapante, resistente, e confortável.

Manutenção 

Geralmente, academias funcionam praticamento o dia todo, sendo muito difícil parar suas atividades para realizar alguma manutenção. Portanto, um piso para academia precisa ser fácil de instalar e reparar quando necessário. O ideal seria utilizar os que não gerassem muito entulho ou poeira.

Higiene

Assim como a manutenção, o ideal é que não seja necessário parar as atividades da academia para realizar a higienização do piso. Logo, é necessário instalar pisos de fácil limpeza, resistentes a agentes biológicos e umidade.

Estética

Por fim, mas não menos importante, o piso para academia tem de trazer beleza para o local – muitas academias utilizam poucos aparelhos, sendo o piso seu cartão de visitas.

Piso para academia nos diferentes ambientes

Com estas considerações em mente, vamos analisar os melhores tipos de pisos para os diferentes ambientes. Eles podem ser voltados para ginástica, musculação, natação, dança, lutas, treinamento funcional, e etc. 

Atividades de impacto: algumas modalidades não necessitam de equipamentos fixos, sendo desenvolvidas diretamente no chão. Como exemplo, temos o treinamento funcional, áreas de peso livre, crossfit e ginástica (body pump e step, por exemplo). Neste espaço, devido à alta movimentação, o piso deve absorver o impacto e os ruídos e também ser antiderrapante. O que atende a estes dois requisitos é o emborrachado.

Atividades de baixo impacto: aqui entram treinos mais calmos, como dança, yoga e pilates. Recomenda-se a instalação de pisos mais quentes, como a madeira ou o laminado – estes tornam o ambiente mais confortável e relaxante.

Atividades com equipamentos fixos: neste caso temos a musculação, treino aeróbico, como esteiras e bicicletas fixas (spinning). O piso, neste caso, tem que ser mais resistente – isso por conta das frequentes mudanças de posição de equipamentos. Além disso, ele ainda deve absorver o impacto das atividades físicas. O ideal, portanto, é apostar em pisos emborrachados ou pisos laminados de longa duração.

Treinos de luta: no geral, o tatame é o mais indicado. Já nos treinos de boxe e capoeira, os ideais são os pisos semelhantes aos de atividades de baixo impacto.

Ambientes molhados: além de áreas de natação, nos ambientes molhados, como vestiários de academias, também é fundamental o uso de pisos antiderrapantes e que absorvam a água – diminuindo, assim, o risco de quedas. Um bom exemplo de piso, neste caso, é o estrado plástico.

A partir dessas informações, na hora de construir ou reformar, você estará apto a escolher o piso ideal para cada ambiente da sua academia.

Solução PlastPrime de piso para academia

A PlastPrime é especializada em pisos e possui a solução ideal para a sua academia. Conheça nosso Estrado Multiuso e o Piso contra Impacto.

Estrado Plástico Modular – PlastPiso

O Estrado Plástico Multiuso é produzido em plástico polietileno de alta densidade (PEAD). Ele é ideal para ambientes molhados, como em piscinas e vestiários. Este piso protege o chão e inibe a proliferação de micro-organismos.

Por conter a estrutura antiderrapante, ele também pode ser utilizado em chuveiros. Além disso, sua produção a partir da tecnologia antimicrobiana evita a proliferação de microrganismos nocivos como bactérias, germes e fungos.

Sua instalação é fácil, com simples encaixe macho/fêmea, e o piso suporta carga estática de 15 t por m², sem deformação.

Piso Modular Plástico

O Piso Modular Plástico, ou conhecido também como Piso para Playground, é feito em blenda de E.V.A e polipropileno – plástico altamente resistente ao impacto, à umidade e aos agentes biológicos. Possui proteção UV, é mais flexível, antiderrapante, seguro e confortável para os usuários.

Seu sistema modular permite a remoção e reinstalação do produto em outros locais, sem causar sujeira. Sua utilização é ideal para atividades de impacto em academias, tanto indoor quanto outdoor (além de poder revestir playgrounds, stands, áreas de lazer, entre outros).

O que achou dessas dicas? Você está preparado para escolher o piso ideal para a sua academia? Nos vemos no próximo post!

Sair da versão mobile