fbpx

Decoração de apartamento: como otimizar seus espaços

Os apartamentos compactos estão entre as grandes tendências imobiliárias. E não é para menos: eles geralmente estão bem localizados, em prédios com ótima infraestrutura e ampla área de lazer. Porém, é comum que se tenha dúvidas na hora de fazer a decoração de apartamento com espaço privativo mais enxuto.

Saiba que é possível otimizar esse tipo de ambiente e criar uma decoração que o valorize com muito estilo e torne seu lar aconchegante. Quer saber como? Confira as dicas a seguir!

7 dicas de decoração de apartamento compacto

Não é porque seu ambiente é enxuto que sua decoração não poderá ser bonita e personalizada. Veja nossas dicas:

1. Utilize produtos multiúso

Para espaços menores, os produtos multiúso são indispensáveis! Eles mudam sua funcionalidade conforme a necessidade. Por exemplo: sofás que viram cama, mesas laterais que viram mesa de jantar, camas que viram bancadas. 

Outra boa ideia são as banquetas multiúso. Elas podem ser utilizadas como banqueta, assento, porta-copos e porta-objeto. Ainda, têm um design super moderno que irá dar um toque despojado à decoração de apartamento.

2. Aposte na verticalização

A verticalização é um recurso incrível para a decoração de apartamento compacto. Quando se tem um pé direito alto, pode ser possível até mesmo fazer um mezanino.

Utilizar a TV suspensa na parede elimina a necessidade de ocupar espaço no chão para um móvel para esse eletrodoméstico. Pendurar a bicicleta na parede ajuda a ganhar um bom espaço e cria uma decoração de apartamento moderna e criativa. No quarto das crianças, colocar brinquedos em prateleiras ajudará a organizar, a otimizar e a dar um colorido alegre ao ambiente. 

Outra ideia que está em alta são os jardins verticais. Eles são ótimos para dar um toque de verde aos ambientes menores, podendo ser utilizados para cultivar uma hortinha de temperos, chás, frutas, verduras, hortaliças ou, mesmo, de lindas e perfumadas flores. Ficam um charme e, quando se utiliza Módulo para Jardim Vertical, como o da PlastPrime, a instalação e manutenção é extremamente facilitada.

3. Faça a integração de ambientes

A integração é uma alternativa inteligente e prática para otimizar espaços. Você poderá experimentar integrar, por exemplo, a varanda com a sala de estar, a lavanderia com a cozinha, o quarto de dormir com seu escritório home office, etc. 

Para compor esses espaços, dê preferência a móveis e itens decorativos que gerem a sensação de continuidade entre os ambientes. É importante também evitar barreiras visuais que possam fazer você se sentir enclausurada. Nesse sentido, quando mais abertos e integrados forem os espaços, melhor. Para fazer a transição entre ambientes, utilizar móveis baixos ou vazados é uma boa ideia. 

4. Use espelhos

Divisórias de vidro e espelhos criam jogos visuais que geram a sensação de que o espaço é maior do que realmente é. 

Outras superfícies reflexivas – como laca e fórmica – também podem ser utilizadas em itens decorativos para refletir e gerar a sensação de amplitude no ambiente. 

5. Utilize cores claras na decoração de apartamento

As cores também são grandes aliadas na composição e decoração de apartamento enxuto. Tons claros nas paredes, por exemplo, ajudam a criar a sensação de amplitude e, ainda, a deixar o espaço mais iluminado.

Naturalmente, isso não quer dizer que você precise pintar tudo de branco! A decoração de apartamento fica mais dinâmica e bonita quando mesclamos tons e criamos pontos de cores no ambiente.

Por exemplo, utilizar um vasinho de cor vibrante irá ajudar a tornar o espaço mais alegre. Almofadas, tapetes e quadrinhos coloridos também ajudarão a criar um efeito interessante.

6. Organizadores

Os organizadores hoje são itens práticos e também ornamentais. E eles possibilitam um grande ganho em funcionalidade e otimização de espaços. Experimente agrupar itens em caixinhas com divisórias, colocar copos e taças em suportes, roupas em colmeias. Esses recursos deixarão tudo com uma aparência melhor, facilitam o uso e, ainda, ajudam a aproveitar ao máximo todos os espaços disponíveis.

7. Dê preferência aos móveis sob medida

Aqui, não é seu lar que precisa ser organizado para adequar-se à mobília – esses itens são feitos para encaixarem exatamente em seus espaços disponíveis, sendo essa uma opção bastante recomendada para apartamentos menores.

Dica extra: experimente aplicar o método KonMari

Quando se fala em otimização e organização de espaço do lar, um dos nomes que mais se ressaltaram nos últimos anos foi o de Marie Kondo. Com livros de sucesso e uma série lançada na Netflix, Kondo virou referência a partir de seu método próprio de organização, chamado de KonMari, para organizar a casa, a mente e a vida.

Um dos pilares desse método é tocar em cada objeto que tiver e se perguntar que tipo de sentimento ele gera. Se não for algo bom, que remeta à felicidade, ela sugere que o item seja doado ou descartado. 

Essa recomendação é corroborada por um estudo que verificou que há níveis mais elevados de cortisol, o hormônio do estresse, em quem vive em locais com grande quantidade de objetos decorativos. Isso é, quanto maior o acúmulo de objetos, maior a possibilidade de sentir-se estressado no ambiente.

Assim, que tal reavaliar o que você tem e desapegar daquilo que não precisa, não lhe traz alegria ou não tem funcionalidade? A partir disso, será possível otimizar seus espaços e, conforme especialistas, até mesmo sua rotina e seus sentimentos. Que tal?

E então, gostou das nossas dicas de decoração de apartamento compacto? Conhece algum outro truque útil para otimizar espaços? Conte para a gente pelos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *