Plastprime

O que é Ecologia Industrial?

O conceito de sustentabilidade já é bastante conhecido pela maioria da população, aplicado em diversas esferas da sociedade e diferentes ramos da economia, chegando até mesmo ao setor de construção. A ecologia industrial surge como um meio para alcançar o desenvolvimento sustentável no cenário industrial, e é esse conceito que abordaremos no artigo de hoje. Confira.

O que é Ecologia Industrial?

A atividade industrial tem alto impacto no meio ambiente, sendo uma grande consumidora de energia, de recursos naturais e, ainda, uma importante emissora de gases de contribuem para o aumento do efeito estufa. A ecologia industrial considera a atividade do setor e o meio ambiente em conjunto, buscando minimizar os impactos negativos da produção sem reduzir produtividade e lucros. Trata-se da implementação de tecnologias e soluções mais sustentáveis dentro do sistema industrial, indo desde a obtenção da matéria-prima até a expedição do produto final.

Como implementá-la?

A ecologia industrial pode ser abordada sob diferentes aspectos na indústria. Destacamos os seguintes:

O conceito de ecologia industrial já é mais conhecido fora, e está, aos poucos, ganhando espaço no Brasil. Ao considerar o tamanho do território e a força do nosso setor industrial, é de extrema importância que os fabricantes brasileiros conheçam e incorporem as práticas de ecologia industrial na sua rotina. Nosso planeta e as futuras gerações agradecem!

E então, ficou com alguma dúvida sobre o que é ecologia industrial? Sua empresa já pratica esses princípios? Conte para a gente nos comentários e até a próxima. 

Sair da versão mobile