Plastprime

Como escolher o tamanho de vaso certo para cada planta?

Escolher o tamanho de vaso para plantio de espécies não é uma tarefa tão fácil assim – mas, nem por isso, complicada! O fato é que essa escolha faz total diferença para o bom desenvolvimento das suas plantas. Portanto, o tamanho do vaso é algo que precisa ser observado com atenção, seguindo alguns critérios para definição. Que tal entender um pouco mais sobre o assunto? Confira, neste artigo, algumas dicas especiais para escolher as dimensões dos seus vasos. Depois, é só colocar a mão na terra para garantir plantas bonitas e cheias de vida!

1. Escolha o tamanho de vaso a partir do porte da planta

A primeira coisa que você precisa levar em consideração para a escolha do seu vaso é o porte da planta que nele será cultivada. Enquanto há espécies bem pequenas, existem outras que atingem grandes comprimentos. Pesquise sobre aquela que você tem interesse de realizar o plantio e aposte em algum vaso que se adapte a essas proporções. É importante que o tamanho de vaso escolhido dê suporte e sustentação necessária durante a vida útil da planta, sem gerar riscos à ela.

Sendo assim, vasos bojudos, com cerca de 50 cm de diâmetro, são indicados para o cultivo de plantas como a licuala. Já os mais compridos e estreitos são recomendados para espécies mais baixas e volumosas, como é o caso da pacová. Ainda, os modelos com boca mais estreita combinam com plantas de tronco único, como o bambu-mossô. Por sua vez, os menores combinam com espécies de menor porte, como os antúrios e alguns temperos. Lembre-se de que a premissa é que a planta não fique apertada e nem folgada demais no vaso – pois, em ambos os casos, além de não ser esteticamente agradável, prejudica o desenvolvimento da espécie.

2. Conheça as características de enraizamento da planta

Não é apenas o porte da planta que influencia na escolha do tamanho do vaso: nesse ponto, o enraizamento dela é tão importante quanto. Cada planta apresenta um tipo de raiz diferente, que exige espaçamento e profundidade únicos para sua acomodação. O vaso escolhido precisa seguir esses requisitos a fim de que a planta consiga se firmar bem ao solo e crescer de forma saudável – afinal, as raízes é que dão suporte à planta! E se engana quem pensa que plantas maiores têm, obrigatoriamente, maior enraizamento: isso não é uma regra universal. Portanto, é preciso entender as propriedades das espécies escolhidas antes de fazer a escolha.

3. Opte por um vaso que harmonize bem com a planta

A estética é um ponto também importante, e que está refletida na ornamentação da planta em seu conjunto. Por isso, se há algo que deve ser considerado para a escolha do tamanho de vaso ideal é a harmonização. Vaso e planta precisam combinar entre si em seus tamanhos, formatos e estruturas -, a fim de que possam se caracterizar como um conjunto bonito, de efeito visual agradável.

4. Avalie o espaço de colocação

O tamanho do vaso também deve ser diretamente proporcional ao do lugar que ele será inserido, garantindo a sua valorização no contexto. Ele precisa ficar bem acomodado, em local que não prejudique a circulação de pessoas, e não deve ficar escondido demais – o vaso merece destaque, mas sem poluir o ambiente. Sendo assim, o tamanho do vaso deve respeitar as dimensões do local, sem agredir esteticamente nem ofuscar sua plantinha. É preciso pensar com inteligência nessa combinação, a fim de que a planta possa ser valorizada.

Uma dica para quem não tem muito espaço, mas quer florir bem o ambiente, é apostar nos vasos empilháveis, como os da Isto!, que são muito bonitos, compactos e versáteis. Você viu como escolher o tamanho de vaso para as suas plantas exige planejamento? Apesar de parecer um detalhe simples, é preciso considerar diferentes aspectos relacionados ao desenvolvimento e à beleza das espécies. Apenas com o tamanho de vaso ideal você vai poder se sentir satisfeito com o plantio realizado, sem exigir trabalhos extras no longo prazo. Escolha um vaso bonito para sua planta e a valorize da forma que merece!

E então, ficou mais claro como escolher o tamanho de vaso certo para cada planta? Ainda tem alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários e confira as lindas opções de vasos da PlastPrime!

Sair da versão mobile