Plastprime

Dicas para utilizar plantas na decoração

O uso das plantas é cada vez mais evidente na decoração de interiores, revitalizando os espaços e trazendo ainda mais elegância e personalidade para a composição. Além disso, elas podem renovar as energias e criar uma proposta diferenciada de ambientação. Muito bacana, não é? As plantas são mesmo uma tendência muito interessante, com grande potencial ornamental. Essa tendência é representada por movimentos como o Urban Jungle – floresta urbana, em tradução livre -, que refere-se a compensar de certo modo o cinza das metrópoles por muito verde nas casas e edifícios comerciais, criando micropontos de contato com a natureza em meio à cidade.

Mas você sabe como utilizar as plantas de forma inteligente para valorizar ainda mais os seus espaços? Para te ajudar nesse desafio tão bacana, preparamos este artigo! Confira, a seguir,  algumas dicas para aplicar plantas na decoração. Com certeza você vai adorar ainda mais essa ideia!

1. As espécies certas, para os espaços certos

plantas de decoração na cozinha

O primeiro passo para acertar em cheio no uso de plantas na decoração é conhecer bem o seu espaço. Afinal, não adianta você escolher variedades lindíssimas, se elas não conversam e se adaptam bem com o seu tipo de ambiente, não é mesmo?

Nessa análise, é importante observar as condições climáticas do ambiente, o tamanho do espaço, a proposta de decoração e, principalmente, o seu gosto em relação a tudo isso. Você precisa garantir que essa presença será adequada para suas necessidades e que lhe trará satisfação com o resultado obtido.

2. Plantas pendentes são uma tendência

Uma dica especial para quem quer utilizar as plantas na decoração é acompanhar as tendências de design. Nesse contexto, vale considerar uma das novidades mais facilmente adaptáveis a qualquer tipo de ambiente – o uso de plantas pendentes.

Essas variedades possuem papel ornamental e ajudam a deixar o ambiente mais aconchegante. Elas trazem também um diferencial ao espaço, fugindo dos modelos tradicionais de aplicação. E variedades desse tipo é o que não faltam – jiboia, samambaia, lambari… – com certeza haverá uma para você se apaixonar!

3. O menos é mais na decoração

Usar plantas na decoração não significa apenas “encher” os ambientes com diversas espécies. A ideia é usar esse conceito de modo harmônico, complementando a proposta do ambiente.

Use sempre a regra de que o “menos é mais” e que o importante mesmo é dar o destaque merecido a esses elementos – e, claro, começando pequeno fica mais fácil adotar as rotinas necessárias para cuidar da saúde e da beleza de suas plantinhas, certo?

4. Os suportes ou vasos devem receber atenção

Não é somente a variedade de planta escolhida que determinará sua composição na decoração. A ornamentação ao seu redor e, especialmente, o suporte ou vaso no qual ela é colocada faz toda a diferença.

Pensando nisso, é preciso investir de forma estratégica neles – optando por modelos bonitos, práticos, de tamanho adequado e que, principalmente, possam dar ainda mais destaque para as plantas. Hoje há no mercado modelos para todos os tipos de necessidade, como os vasinhos empilháveis para ambientes compactos ou os cachepôs para criar pontos de cor e de contraste nos ambientes.

5. Plantas multifuncionais

Outra tendência do uso de plantas na decoração é a ideia de multifuncionalidade. Isso mesmo, assim como nos mobiliários, é possível atribuir esta característica às plantas.

As plantas podem servir como suportes, como recurso para promover conforto acústico e térmico, como divisórias de espaços ou, inclusive, se tornarem elementos-destaques – você nunca viu casas que são construídas ao redor de árvores, por exemplo? Pois é, as plantas podem representar muito e acabar protagonizando o design de interiores!

Com essas dicas, a composição dos seus ambientes promete ser cada vez mais valorizada! Com um pouco de dedicação e estilo, você consegue transformar o conceito dos seus espaços. Coloque a criatividade em prática e planeje com calma e atenção. 

Aproveite todo o potencial que as plantas podem trazer para a sua decoração e desfrute de toda a beleza e boas energias: isso com certeza fará toda a diferença em seu lar! Ah, e depois conte pra gente aqui nos comentários como foi o seu projeto!

Sair da versão mobile