Plastprime

Revestimento ou tinta: qual escolher?

Revestimento ou tinta? É muito difícil decidir sobre quais aspectos combinam melhor com uma boa escolha. Vou te explicar: há quem prefira jardins verticais, aproveitando espaços inteiros com plantas cuidadosamente selecionadas para tal; mas há quem opte por plantas no chão, em espaços de terra, deixando-as mais à vontade para crescer e se desenvolver do jeito que a natureza manda.

Por essas e outras tantas decisões, uma das questões que mais repercutem em quem precisa se decidir em reformas ou construções é: o revestimento é melhor que tinta? Ou é o contrário?

Cada um serve a um propósito

Há diversos estudos e apontamentos de tendências que podem te direcionar para um lado ou para outro. Na primavera, pode ser que a tinta esteja à frente, para trazer cores inéditas ou que estejam na moda. No inverno, o revestimento pode te ajudar a tornar um ambiente mais aconchegante.

Seja qual for a melhor opção, vale evidenciar que, de prontidão, ambas são direcionadas a propósitos distintos. Então, aqui você encontrará informações positivas e negativas sobre o revestimento e sobre a tinta, e poderá tomar a melhor decisão para a sua realidade.

Revestindo parede com piso.

As diferenças práticas entre revestimento e pintura

A tinta é simples: você a encontra por mililitro, e ela é aplicada com rolos e pincéis – no máximo, com aparelhos próprios que aceleram o processo. Por sua vez, o revestimento é algo comprado à parte, por peça ou metro quadrado, e que demanda de um profissional especializado para aplicá-lo.

Na prática, a tinta permite que você mesmo faça o trabalho, e o revestimento não te recomenda isso, ainda que nada te impeça. Mais uma vez, então, cabe ao seu orçamento e ao seu gosto.

Sempre observe o custo imediato e o preço da manutenção

É difícil ponderar sobre pintura e revestimento porque ambos trazem, como apontamentos da relação entre custo e benefício, diferenciais importantes. No primeiro caso, a pintura costuma ser de três a quatro vezes mais barata em seu custo imediato, pois boa parte das tintas é muito mais acessível do que o revestimento, que é vendido por metro quadrado.

Porém, uma pintura tem tempo consideravelmente menor: pode ser de apenas um ano, de acordo com o local, ou de dez anos. Seja como for, o revestimento tem custo de manutenção baixíssimo, pois é o tipo de material que dura pelo menos vinte anos.

Neste caso, então, será de acordo com o local e com o seu orçamento para o momento.

Exposição ao tempo é um dos principais fatores de escolha

Por falar em local, a exposição ao tempo é mesmo muito importante, pois, a partir da aplicação da tinta, por exemplo, a parede de um quarto pode estar protegida por não precisar de manutenção o tempo inteiro. Por sua vez, um revestimento de cerâmica ou pedra pode transformar um jardim, garagem ou área externa em algo potencialmente tranquilizador.

Por isso, tudo vai depender de qual seja seu objetivo com esta dúvida.

Quais os principais cuidados de cada um

Cada tipo de material demanda certos cuidados, como os que você vai conhecer agora:

Pintura

Revestimento

Veredito: qual é a melhor opção, afinal de contas?

Contudo, cabe a você decidir sobre qual é a melhor opção para a sua necessidade. Se optar por um, é porque esse é o caminho para o que precisa. A partir desta decisão, tome cuidado apenas para não confundir.

Ou seja, não adianta você ter em mãos todos os benefícios de um jeito de fazer se o que vai funcionar para o seu espaço é justamente o contrário. Se a tinta é o que melhor se adequa ao espaço que tem, não é o caminho do revestimento que você deve tomar – e vice-versa. Seja como for, a decisão precisa ser tomada a partir do que for melhor para você, e não o que está na moda.

E aí, decidiu a melhor opção pra você?  Solicite seu orçamento para utilizar os revestimentos da PLastPrime em seus projetos!

Sair da versão mobile