7 chás que ajudam a melhorar seu sono!

Além de serem uma opção de bebida saborosa e aromática, que produzem uma experiência sensorial única, desde a antiguidade os chás também são utilizados como remédios naturais para ajudar no tratamento de diversos problemas, inclusive nos distúrbios do sono.

Tal é o poder das ervas para combater a insônia e promover um sono melhor que, em boa parte das vezes, são elas os compostos-base dos remédios industrializados para dormir.

E essas soluções são cada vez mais demandadas. Conforme pesquisa, 44% da população mundial relata que a qualidade de seu sono piorou nos últimos cinco anos. No Brasil, 36% dos consultados reclamam por sofrerem com insônia.

Se você faz parte desse quadro e quer melhorar seu sono, conheça, a seguir, alguns chás que podem ajudá-lo nisso.

Dicas de chás para diminuir a insônia e melhorar a qualidade do sono

1. Camomila

Um dos mais tradicionais chás para ajudar a melhorar o sono e a lidar com a insônia, ele também é recomendado para tranquilizar e diminuir a ansiedade. E seus benefícios, tão conhecidos na sabedoria popular, também são reconhecidos cientificamente.

Por exemplo, uma pesquisa americana constatou que, além de auxiliar no atingimento do sono profundo, a camomila ainda é uma grande aliada para combater o estresse. 

2. Lavanda

A lavanda possui inúmeros benefícios. Por isso, é bastante utilizada em diversas técnicas, como na aromaterapia, por exemplo. E ela também produz um dos chás que ajudam a aliviar o estresse e a estimular o relaxamento, favorecendo um sono mais tranquilo. 

3. Flor de maracujá

O efeito calmante do maracujá também é bastante conhecido. E o chá de flor de maracujá é um poderoso estimulador do sono. Uma dica útil é que seu potencial aumenta ainda mais quando preparado junto à camomila, agindo como um sedativo suave.

Um estudo demonstrou que pessoas que ingeriram chá de maracujá diariamente por uma semana apresentavam uma qualidade de sono superior a daquelas que não tomavam essa bebida.

4. Erva-cidreira

Também conhecida como melissa, essa erva tem alto poder calmante, sendo um remédio natural para estimular o sono.

De fato, um estudo apontou uma redução de mais de 40% nos sintomas de insônia após o consumo diário de 600 miligramas de extrato de erva cidreira durante 15 dias.

5. Chá verde descafeinado 

Ao contrário de sua versão tradicional, o chá verde sem cafeína ajuda a promover o relaxamento e a estimular o sono. Um estudo acadêmico demonstrou que essa erva quando sem cafeína auxilia a melhorar a qualidade do sono e a diminuir o estresse. 

6. Capim-limão

Esse chá ajuda a reduzir as desordens do sono, sendo uma boa solução natural para combater a insônia e reduzir tensões, além de ter um sabor delicioso. 

7. Valeriana

Entre os chás, esse é um poderoso aliado do sono, utilizado desde a antiguidade. Entretanto, nem sempre está disponível em comércios mais tradicionais, tendo de ser buscado em lojas de produtos naturais (sua raiz, para chás) ou manipulados (cápsula ou líquido). 

A valeriana é alvo de diversos estudos que comprovam seus efeitos. Por exemplo, um levantamento indicou que quem tomava esse chá regularmente tinha 80% mais chances de dormir melhor.

Dicas para o uso dos chás para melhorar o sono

Como vimos, os chás podem trazer diversos benefícios para nossa saúde e bem-estar. No entanto, é sempre bom lembrar de que, apesar de serem opções naturais, algumas ervas podem interagir no efeito de medicamentos. Assim, antes de começar a tomar determinado chá diariamente, é recomendado informar seu médico. Mulheres grávidas ou amamentando devem seguir ainda mais à risca essa indicação.

E para otimizar os efeitos do chá, busque não adicionar açúcar refinado na bebida. Se não for possível, prefira utilizar mel, agave, açúcar mascavo ou demerara. 

Por fim, vale salientar as formas mais tradicionais de preparo desses chás: 

  • Infusão: método utilizado com as flores e as folhas das ervas. Nele, coloca-se água fervente sobre as ervas, abafando-as por 5 minutos. Depois, é só coar e consumir o chá.
  • Fervura: geralmente aplicado para partes mais densas das ervas, tais como suas frutas e raízes. Para isso, bastam 5 minutos de fervura, coar e beber.

Com esses cuidados, você poderá melhorar a qualidade de seu sono. Experimente tomar esses chás antes de dormir, após um banho quentinho e relaxante – você verá na prática seus grandes benefícios!

E então, gostou de nossas dicas de chás que ajudam a melhorar seu sono? Você utiliza algum deles ou indica outro que não falamos aqui? Deixe sua mensagem nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *