Como adubar horta em vasos?

A prática da adubação é uma das mais importantes na rotinas de manutenção para hortas, dando força e resistência para as variedades. Se realizada de forma adequada, tende a multiplicar a vida útil das espécies e a desenvolver alimentos com ainda mais qualidade. Por isso, o adubo para horta em vasos é tão fundamental.

Isso mesmo: não pense que a adubação é restrita somente às grandes plantações. As hortas em vasos também precisam desse tipo de cuidado. E não há nada de muito diferente no processo: apenas algumas regrinhas e boas práticas precisam ser implementadas para que as espécies se desenvolvam com saúde em sua hortinha.

Por isso, neste artigo, apresentaremos algumas dicas para você já começar a colocar em prática! Acompanhe a seguir.

Adubo para horta em vasos: 5 dicas para colocar em prática

Como veremos, não é difícil fazer a adubagem de suas espécies cultivadas em vasos. Veja algumas boas práticas bem simples de adotar.

1. Use café para adubar sua horta

O café é uma das grandes apostas quando o assunto é adubo para horta em vasos. Tanto o pó como a borra podem ser usados para esse fim, garantindo ainda mais saúde para as espécies.

Isso porque esse ingrediente é rico em nitrogênio e carbono, dois nutrientes que ajudam a fortalecer as raízes e estimular o crescimento. Só é preciso ter cuidado com o excesso, pois pode deixar o solo demasiadamente ácido.

2. Aposte em cascas de alimentos como adubo para horta em vasos

As cascas de frutas e outros alimentos (ovos, leguminosas, entre outros) são uma boa opção de adubo orgânico caseiro para a sua horta em vasos. Ricas em nutrientes, quando misturadas à terra de plantio, essas cascas liberam mais energia para as variedades.

Sem contraindicações, essa alternativa pode ser aplicada em hortas com quaisquer espécies! Para melhores resultados, indica-se que essa prática seja posta em prática a cada 15 dias.

3. Escolha os vasos certos para o plantio de sua horta

Pode parecer bobagem, mas a escolha do vaso correto faz toda a diferença para que a adubação da sua horta seja eficiente. Os vasos precisam ser adequados às necessidades das plantas, incluindo tamanho, material e drenagem.

O ideal é conhecer cada uma das variedades a serem plantadas para, então, definir a melhor opção. Uma dica bacana de produto que otimiza espaço e ainda garante as condições de desenvolvimento adequadas, são os vasos empilháveis da PlastPrime. Eles transformas a sua ideia de cultivar hortas e temperos em algo bem mais prático e acessível – fora que são muito ornamentais e adaptam a qualquer espaço.

 

4. Proteja seus vasos de pragas e invasores

O adubo é extremamente benéfico para a saúde das hortas em vasos, mas é preciso tomar cuidado para que não acabe atraindo pragas e outros invasores. Por isso, indica-se combinar o uso de adubo ao de pesticidas naturais – para que insetos, pragas e pulgões fiquem longe.

Ainda, cuide também com seus pets e outros animais, já que os adubos podem acabar chamando a atenção deles! Invista em cercas e outros recursos de proteção que evitem o acesso deles à sua hortinha caseira.

5. Conheça as opções de adubo oferecidas pelo mercado

As opções naturais de adubo para horta em vasos são excelentes alternativas, mas não são as únicas. Hoje o mercado oferece produtos bastante eficientes para o desenvolvimento desse tipo de plantação.

Não deixe de conferir as opções de adubo oferecidas pelas grandes marcas e faça o teste com aquelas que combinam com as suas espécies. Apesar de ser uma alternativa um pouco mais cara, garante nutrientes importantes para a saúde da sua horta.

As variedades de adubo para horta em vasos são inúmeras e, para a escolha certa, basta conhecer bem as suas espécies. Tanto as alternativas naturais como aquelas produzidas industrialmente são importantes para o desenvolvimento das espécies. Portanto, invista em uma boa adubação e garanta uma horta sempre saudável e com bons frutos!

Você já tem o hábito de fazer adubagem? Quais outros cuidados aplica em sua horta caseira? Deixe sua mensagem nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *