Dicas para reaproveitar cascas de frutas e legumes!

Fazer o reaproveitamento de cascas de frutas e de legumes é mais fácil do que você imagina! E é uma atitude que ajuda a evitar desperdício e geração de resíduo, levando a um melhor aproveitamento dos alimentos e, também a uma economia. Só benefícios, certo?

Ainda, é uma forma de promover um enriquecimento nutricional da dieta, já que as cascas de muitos alimentos são ricas em nutrientes importantes para nossa saúde.

Que tal aderir a essa ideia? Confira as dicas que preparamos e escolha como começar já a fazer o reaproveitamento em sua casa!

9 ideias para fazer o reaproveitamento de cascas de frutas e de legumes

Há diversas formas de reaproveitar cascas de frutas e legumes, conheça as principais a seguir!

1. Adubo orgânico

Uma ótima forma de fazer o reaproveitamento de cascas de frutas e de verduras é triturando-as para adubagem. Os nutrientes das cascas de batata, por exemplo, são ótimos para o desenvolvimento de folhagens.

As cascas de banana são ricas em potássio e fósforo, elementos importantes para a saúde das plantas. Ainda, cascas de cenoura, abóbora e manga também são ótimas para essa finalidade. Só não é recomendado utilizar as cascas de frutas cítricas para isso (como abacaxi, laranja e limão). 

Dica: confira o passo a passo que preparamos de como fazer adubo caseiro.

2. Soluções naturais para limpeza da casa

O reaproveitamento de cascas de frutas e de verduras também pode atuar como uma solução natural para limpeza da casa. As cascas da laranja e de limão, por exemplo, podem ser utilizadas para ajudar na limpeza de vidros e fornos. Já as cascas de banana podem ser aplicadas para lustrar e polir pratarias.

Outra possibilidade é fazer sprays multiuso com cascas de frutas cítricas e vinagre, utilizando a mistura para higienizar e aromatizar seu lar.

3. Repelente

Cascas de limão, laranja ou tangerina podem ser utilizadas para espantar mosquitos e, ainda, proporcionar um aroma delicioso no ambiente – ao contrário de alguns produtos industrializados, que têm um cheiro desagradável. 

4. Esfoliante caseiro

Outra possibilidade de reaproveitamento de cascas de frutas e de verduras é aplicá-las como esfoliantes caseiros.

As cascas de banana, por exemplo, são ricas em antioxidantes, potássio e propriedades cicatrizantes. Você pode misturá-las com açúcar, aplicando para tonificar e revitalizar a pele.  Depois, basta retirar a mistura do rosto durante o banho. 

5. Amenizador de inchaço no rosto

As cascas frescas de batata e de pepino são ótimas para diminuir o inchaço ao redor dos olhos. Para utilizá-las, basta pressioná-las levemente com o lado úmido voltado para a pele por cerca de 15 minutos. 

6. Azeite cítrico

Você poderá preparar essa delícia com o reaproveitamento de cascas de frutas e de verduras! Para isso, triture cascas de frutas cítricas (você poderá utilizar um pilão) e misture-as com um pouco de óleo.

Depois, insira o líquido em um frasco contendo mais óleo e deixe descansando por seis horas. Agora, é só aproveitar esse azeite para temperar saladas!

7. Sucos

Você também pode fazer o reaproveitamento de cascas de frutas para o preparo de refrescantes sucos, basta batê-las com água no liquidificador.

8. Petiscos

Como vimos, a casca de batata é rica em nutrientes e, para aproveitá-los, você pode utilizá-la frita, assada ou cozida. Elas são ótimos petiscos, basta, claro, lavá-las bem antes do preparo!

9. Bolo

As cascas também podem ser a base de um bolo saboroso, veja uma ideia de receita:

Ingredientes:

  • 2 copos de cascas de frutas lavadas (manga, banana, pera, etc.);
  • 1 ½ colher (sopa) de manteiga.
  • 1 colher de chá de fermento em pó.
  • 2 ovos;
  • 2 ½ copos de farinha de trigo.
  • 1 copo de leite.
  • 1 copo de açúcar (ir colocando a gosto).
  • 1 pitada de sal.

Modo de preparo:

Bata as cascas de fruta com o leite. Em seguida, coe a mistura e reserve-a. Então, bata as gemas, a manteiga e o açúcar. Agora, misture bem as cascas batidas, a farinha, o fermento. Por fim, adicione as claras batidas em neve, misturando tudo. Depois, é só assar o bolo em forma untada. 

E então, pronta para começar a fazer o reaproveitamento de cascas de frutas e verduras? Você conhece alguma outra ideia que não mostramos aqui? Compartilhe suas dicas nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *