Telhados verdes e o isolamento térmico!

Já não é apenas tendência, mas um fato: o verde veio para ficar na construção civil, na arquitetura e na decoração. Construtoras e clientes cada vez mais buscam soluções sustentáveis para lidar com os problemas da atualidade e, ainda, ter uma atitude mais amiga do meio ambiente. É nesse contexto que os telhados verdes alcançam cada vez maior destaque. Entre seus diversos benefícios estão o isolamento térmico, o auxílio na redução de ilhas de calor, o conforto visual e o contato com um pedacinho da natureza mesmo em ambiente urbano, o que contribui para melhorar o nível de qualidade de vida de quem vive nesse meio.

Neste artigo, saiba mais sobre os telhados verdes e sua importante atuação para promover o isolamento térmico. Acompanhe a seguir.

O que são os telhados verdes e quais são seus benefícios?

Trata-se de uma técnica amiga do meio ambiente, por meio da qual cultiva-se grama e/ou plantas variadas no terraço ou topo de edificações urbanas. Ele integra camadas impermeabilizantes e de drenagem e pode ser instalado tanto em construções residenciais quanto comerciais, demandando alguns cuidados quanto à impermeabilização e à drenagem.

Também conhecido como ecotelhado, teto verde ou cobertura vegetal, esse recurso ajuda a purificar o ar urbano e a aumentar a absorção dos poluentes tão presentes nesse tipo de ambiente.  Além disso, as plantas, ao se alimentarem por meio da fotossíntese originada da radiação solar, ajudam a impedir e a reduzir a passagem de raios do tipo UV – principais causadores de câncer de pele.

Outro ponto de destaque refere-se à drenagem do telhado verde: a água da chuva é absorvida em boa parte pelas plantas desse ambiente, o que contribui para evitar enchentes no entorno da construção. E para otimizar esse efeito benéfico, é possível utilizar estruturas permeáveis como aliadas.

Esse é um sistema vivo que traz mais sustentabilidade e personalidade às construções, criando um paisagismo bastante agradável e esteticamente confortável. Ainda, nos centros urbanos, onde o contato com a natureza é mais restrito, esses ambientes podem servir de ponto de reaproximação com o verde e até mesmo como estímulo para a formação de um miniecossistema, atraindo pássaros, borboletas, etc.

Isolamento térmico proporcionado pelos telhados verdes

Em climas tropicais como o nosso, a cobertura das edificações é um fator crucial para sobreaquecimento em áreas adjacentes, visto sua grande exposição à radiação solar. E para lidar com esse problema tão comum nas metrópoles, busca-se cada vez mais o isolamento térmico das edificações.

Em linhas gerais, isolamento térmico refere-se a um processo que visa proporcionar equilíbrio térmico nos ambientes, atenuando picos de temperatura, por meio da utilização de materiais que impeçam a entrada ou a saída de calor. E um dos recursos mais utilizados atualmente para isso são os telhados verdes.

Isso porque, ao contrário das coberturas mais convencionais, o telhado verde não propaga calor. Ainda, a vegetação dos telhados verdes e suas diversas camadas antes de chegarem ao meio interno da edificação vão dissipando a energia e ajudando a impedir o acúmulo de calor, fazendo a distribuição de modo mais homogêneo e favorecendo o isolamento térmico e acústico da edificação, melhorando seu microclima durante todas as estações do ano.

Desse modo, essa iniciativa ajuda a gerar mais economia e eficiência energética, visto que o isolamento proporcionado tende a reduzir o uso de equipamentos de aquecimento e de refrigeração e, consequentemente, o consumo de energia elétrica.

E se a aplicação do telhado verde ocorrer em maior escala, ela também torna-se uma importante aliada para reduzir e evitar ilhas de calor, que deixam as metrópoles mais quentes do que as zonas rurais adjacentes e com clima mais seco. 

E então, o que você achou dos telhados verdes e de sua atuação em benefício do isolamento térmico? Em sua cidade, há bastante empreendimentos que utilizam esse recurso? Deixe sua mensagem nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *