fbpx

Todos os pisos esportivos são iguais? Entenda agora!

Além de melhorar a estética, escolher o piso esportivo correto para cada tipo de esporte traz segurança e um melhor desempenho aos atletas. Outro aspecto importante é a vida útil e manutenção da quadra, que está diretamente ligada ao revestimento apropriado.

Confira os tipos de pisos esportivos mais utilizados e entenda as diferenças entre eles:

Piso Esportivo de Concreto

O mais comum entre os tipos de pisos esportivos é o de concreto. Ele pode ser encontrado facilmente em quadras amadoras ou até profissionais – dependendo do esporte praticado. Essa popularidade se dá devido ao método de execução simples e econômico. Para obter uma quadra de concreto com qualidade, sua superfície deve ser especialmente tratada, com o uso de materiais de qualidade. Quando feita dessa forma, sua durabilidade é alta e a necessidade de manutenção é baixa. Uma boa impermeabilização e a aplicação de juntas de dilatação são medidas indispensáveis.

Piso Esportivo de Madeira

O piso mais clássico é o de madeira. Ele, por si só, já oferece um bom amortecimento, porém a introdução de amortecedores de borracha flexível para impacto faz com que sua utilização fosse expandida a um grande número de esportes – squash, voleibol, ginástica aeróbica, basquete, handebol e futsal.

A partir do isolamento da madeira do solo, este sistema começou a ser chamado de Piso Esportivo Flutuante de Madeira. Esta otimização garantiu um grande amortecimento do impacto, trazendo mais segurança e melhor desempenho aos jogadores. Outra vantagem é o aumento da vida útil da quadra. Isso se dá devido à distância requerida do solo – a umidade é um grande inimigo da madeira.

A desvantagem deste tipo de quadra é o alto custo. Para se obter um piso de madeira de qualidade é necessário utilizar madeira maciça de lei e tratá-la de forma específica contra a deterioração (sem esquecer de impermeabilizá-la). Além disso, ela está limitada a ambientes internos e sofre deterioração com o tempo, podendo levantar placas, soltar farpas e causar acidentes nos atletas.

Piso Esportivo Asfáltico

De rápida aplicação e baixo custo, o Piso Esportivo Asfáltico é comumente utilizado empisos de quadras poliesportivas, quadras de tênis, ciclovias e pistas de cooper.Em quadras de tênis, principalmente, o piso absorve o impacto da bola, evitando repiques sucessivos. O asfalto é monolítico e isento de junta de dilatação. Sua pintura é feita com pigmentos inorgânicos, o que garante durabilidade na coloração – mesmo quando aplicado em áreas externas submetidas à ação do tempo. A manutenção é necessária a cada 5 anos e leva em conta o lixamento do piso, a aplicação de lama asfáltica, pintura acrílica e renovação da demarcação. 

Piso Esportivo Modular

O Piso Esportivo Modular é fabricado com o plástico PP (polipropileno). Ele é uma ótima opção para revestir quadras que necessitam de reformas ou aumentar sua resistência – carga, impacto e abrasão – e segurança. Seu material é flexível, trazendo conforto e amortecimento ao atleta. 

A aplicação desse piso é indicado para múltiplos esportes, perfeito para quadras poliesportivas, mas também em quadras de outras modalidades isoladas, como: futsal, tênis, vôlei, handebol, basquete e hóquei.

Sua instalação é fácil e prática – isso por conta do seu sistema modular e de encaixe macho/fêmea. Não é necessário impermeabilização e nem pintura – os módulos são disponibilizados em variadas cores e resistentes aos raios UV. Outra vantagem do Piso Modular Plástico é a não retenção de umidade e de agentes biológicos nocivos ao produto e à nossa saúde. Além disso, é um produto de fácil manutenção, em caso de problema em uma placa, basta trocá-la! Por ser modular, permite que a quadra seja desmontada e montada em outro local, se necessário.

Os módulos podem ser aplicados tanto em ambientes internos, quanto externos. A única diferença entre o dois é que o externo oferece a superfície do piso vazado, garantindo a drenagem de águas pluviais.

A PlastPrime oferece o melhor em Pisos Modular Plástico, na sua linha PlastSport. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas.

Outros tipos de piso esportivos que o mercado oferece são:

Piso Esportivo de Saibro: geralmente utilizado para quadra de tênis. Saiba mais sobre este tipo de quadra em: Dicas para construir ou reformar quadras de tênis.

Piso Esportivo de Grama Sintética: mais utilizada para quadras de tênis e de campo society.  

Piso Esportivo de Poliuretano: este piso é utilizado em quadras poliesportivas e oferece um alto desempenho.

Como podemos observar, existem muitas variáveis envolvendo os diferentes tipos de Pisos Esportivos. Cabe ao cliente entender suas prioridades (desempenho, custo, resistência, tipo único de esporte ou quadra poliesportiva, segurança, agilidade na execução, manutenção, etc) e apostar no revestimento que traz o maior número de vantagens.

Ah! Não deixe de ler o post sobre: 4 problemas em quadras esportivas e como evitá-las

O que você achou das diferenças entre cada tipo de Piso Esportivo? Nós vamos adorar ver a sua resposta nos comentários! Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *