Quadra poliesportiva: quais são suas características?

Uma quadra poliesportiva pode ser um grande atrativo em condomínios e escolas. Sua pluralidade de esportes agrada a todos os públicos, sendo a opção perfeita para momentos de lazer e manter a saúde em dia.

Diferentes quadras apresentam algumas particularidades, porém existem características que englobam todas elas. Entenda melhor o conceito de quadra poliesportiva e conheça sua natureza.

O que é uma quadra poliesportiva?

“Poli” é um elemento de composição de palavras que representa a ideia de muitos ou vários. Portanto, a expressão quadra poliesportiva significa que neste único ambiente adapta-se a prática de várias modalidades esportivas. Elas podem ser o futebol, basquete, voleibol, tênis, entre outros.

Geralmente, as quadras são construídas como componente da área de lazer de condomínios, para prática de educação física em escolas, e para recreação em clubes e praças públicas. Estas quadras propiciam entretenimento, interação e saúde aos usuários.

Características da quadra poliesportiva

Demarcações de cada modalidade esportiva na superfície da quadra ⇒ as demarcações são desenhadas conforme os esportes que as quadras suportarão. Como a distância de pênalti no futebol e handebol; distância de lance livre no basquetebol, ou as linhas laterais.

Revestimento adequado ⇒ existem alguns pisos que são aconselháveis para quadras, no entanto, esta informação varia de acordo com o nível de investimento, o tipo de esporte, o local de instalação  da quadra e a  perfomance esportiva esperada. Confira alguns deles: 

  • Piso de madeira – excelente performance esportiva, porém o mais caro. A qualidade da madeira usada nas quadras vem caindo, o que diminui a durabilidade do piso e aumenta os custos de manutenção. Recomendada quando o foco é a prática do basquete;
  • Piso de concreto – opção comum de menor investimento, variando o seu valor com diferentes opções de pintura;
  • Piso asfáltico – excelente resistência, estética e desempenho esportivo. Ideal para quadras rápidas de tênis e quadras poliesportivas descobertas;
  • Piso vinílico – industrializado, possui excelente desempenho esportivo e amortecimento. Foco em voleibol e handebol;
  • Piso modular de prolipropileno – recomendado para quem procura um piso móvel e resistente. Custo de aquisição e manutenção bem inferior ao de madeira e maior que os demais.

Espaço para a sua implantação ⇒ o tamanho adequado para implantar uma quadra poliesportiva é de 21 x 42 x 7 m, porém, principalmente em condomínios, seu espaço pode ser limitado.

Rede de proteção ⇒ para a segurança dos atletas, da torcida, e afins, a quadra poliesportiva, coberta ou não, deve possuir uma rede de proteção na parte superior. O mesmo vale para suas laterais, que também devem ser cercadas. Isso é importante para manter as bolas dentro da quadra e criar um limite que previna invasões.

Acessórios ⇒ trave para o gol, cesta de basquete e postes para rede de voleibol são alguns acessórios indispensáveis para uma quadra de múltiplos esportes.

Iluminação adequada ⇒ pensar na iluminação correta é essencial para evitar acidentes – principalmente quando falamos de quadras indoor e treinos noturnos.

Revestimento de quadra poliesportiva PlastPrime

A PlastPrime possui uma ótima opção para quem procura revestimento adequado para quadras poliesportivas, o PlastSport.  Nosso piso é modular feito de polipropileno – um plástico altamente resistente a impacto, umidade e agentes biológicos. Sua principal vantagem se dá devido ao sistema modular, que simplifica a instalação e permite sua desmontagem e reinstalação em outro espaço, sem gerar resíduos ou entulho.

O revestimento é ideal para quadras de alta qualidade, prezando sempre pela segurança de seus usuários. Esta se trata de uma solução prática, de fácil instalação e de baixo custo de manutenção – devido a simples substituição por um novo módulo equivalente, sem a necessidade de obras.

Para a sua implementação, o único requisito é possuir um piso rígido e nivelado como base. Sua aplicação pode acontecer em quadras poliesportivas internas ou externas, como é comum em escolas, clubes e condomínios.

O que achou dessa solução para quadra poliesportiva? Conte-nos nos comentários. Nos vemos no próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *