4 questões importantes na hora de reformar uma quadra

Você deseja reformar uma quadra esportiva e não sabe por onde começar? Neste post, iremos responder as principais perguntas que surgem antes de reformar uma quadra esportiva.

Confira 4 questões importantes na hora de reformar uma quadra:

1- Qual a finalidade dessa quadra? Por quais motivos estou buscando uma reforma? 

Cada quadra esportiva tem sua finalidade e ela precisa estar bem definida. Contudo, existem quadras que foram pensadas para a prática de diferentes esportes, elas são as chamadas poliesportivascomuns em escolas e condomínios. Para este tipo de quadra também existem condições mais propícias de piso, demarcações, redes, etc. Definido isto, deve-se entender os principais motivos da reforma. Estes motivos podem ser: quebras e fissuras no piso, danos nos acessórios, piso desnivelado, desgaste na pintura do piso e acessórios.

2- Em quanto tempo preciso que a reforma fique pronta?

Entre os métodos de execução para cada tipo de quadra esportiva, o tempo de reforma é variável. Nos pisos de concreto, por exemplo, podem levar até meses para serem desenvolvidos todos os serviços e ser liberado para uso – dependendo do tamanho da quadra –, sem contar o transtorno de poeira e entulhos. Entretanto, existem alternativas que trazem desempenho e rapidez nesta hora. Este é o caso dos Pisos Plásticos Modulares. Eles proporcionam com que a reforma fique pronta em poucos dias – ou até em horas, dependendo do tamanho e agilidade da mão de obra. Isso tudo sem entulhos e sujeiras.

3- Qual é o estado atual da minha quadra? O que será necessário para a reforma? 

Ao identificar as patologias de uma quadra esportiva, o estágio em que a quadra se encontra pode ajudar a definir as alternativas de reforma. Portanto vamos analisar alguns casos:

– Problemas de drenagem e nivelamento: infelizmente, quando isto ocorre, este se trata de um problema grave. São necessárias reformas mais complexas e obras mais longas. Estes fatores são ocasionados por problemas na concepção da quadra, portanto, deve-se intervir em sua estrutura.

– Pequenas quebras e fissuras no piso: estas são patologias mais superficiais. A boa noticia é que, nestes casos, a reforma pode ser simples e sem dores de cabeça. Como quando opta-se por pisos modulares, onde o único requisito para a sua instalação é uma base rígida e nivelada.

– Desgastes na pintura piso ou acessórios: geralmente, esse caso é bem simples de resolver. É necessário comprar a tinta específica para cada material, fazer a raspagem da tinta antiga e seguir as instruções de uso. Contudo, quando os acessórios apresentarem ferrugens que não saiam na raspagem, isso poderá estar danificando a sua estrutura. Esta é a hora de substituí-lo por um novo, prevenindo, assim, futuros acidentes.

4- Em relação ao novo piso, como será a manutenção? Tem garantia?

Não podemos pensar apenas a curto prazo, visando uma reforma rápida. É importante ter em mente como será a sua futura manutenção e durabilidade da quadra. Contrate sempre empresas especializadas, com produtos de qualidade e que ofereçam garantia.

A manutenção de quadras de concreto, por exemplo, depende da impermeabilização e da pintura adequada, assim como o seguimento de regras de utilização, como: jogar com calçado adequado, não dispor objetos que concentram peso sobre o piso, etc. Já a manutenção de quadras com pisos modulares são facilmente realizadas através da substituição dos módulos que estão danificados. Neste caso, a sua pintura é altamente resistente, não sendo necessária a manutenção. No entanto, a sua base deve estar impermeabilizada e com os dispositivos de drenagem funcionando – principalmente em áreas externas.

A PlastPrime é uma empresa especializada em Piso Modular Esportivo. Entre em contato para tirar suas dúvidas e conheça nossa Linha Sport completa.  

Para complementar seu conhecimento, leia o post: Como reformar ou construir quadras esportivas?

Tendo essas resposta em mente, é hora de colocar a mão na massa! Conte-nos o que achou deste conteúdo usando os comentários. Boa reforma e até mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *