Como escolher o vaso para cada tipo de planta?

Escolher o vaso para as plantas de sua casa ou ambiente de trabalho pode parecer uma tarefa simples, mas deve seguir alguns requisitos. Essa demanda envolve não somente questões estéticas, como também de adaptabilidade e bom desenvolvimento das espécies. Sim, antes de qualquer coisa, é preciso analisar todo o contexto para que suas plantas cresçam bonitas e saudáveis!

Mas, então, como escolher o vaso para cada tipo de planta? O que precisa ser observado? Confira, neste artigo, um pouco mais sobre o assunto e garanta boas escolhas para suas plantinhas.

Saber o porte da planta é essencial para escolher o vaso certo

O porte da planta é um dos critérios mais importantes na hora de escolher o vaso, principalmente porque é ele que será o responsável por dar suporte à espécie. Vasos muito grandes devem ser acompanhados de plantas muito grandes, assim como vasos pequenos devem comportar plantas menores.

O desequilíbrio entre esses dois pontos pode ser extremamente prejudicial para o desenvolvimento da espécie e sua contextualização no espaço. Lembre-se de se informar sobre esse quesito antes de comprar o vaso.

Drenagem da planta

Cada planta apresenta uma necessidade de drenagem diferente e o material do vaso escolhido tem tudo a ver com esse ponto. Antes de escolher o vaso ideal, é preciso considerar as características da espécie e compará-las às possibilidades de vasos.

Lembrando de que as principais variedades do mercado são produzidas a partir de concreto, cerâmica, plástico, barro e cimento. E, claro, não é somente o material que impacta nesse ponto – a espessura e o design também devem ser facilitadores e harmonizar com a planta e o ambiente.

Enraizamento da planta

O enraizamento da planta escolhida é um ponto muitas vezes negligenciado, mas bastante importante de ser considerado para que o melhor diâmetro de vaso possa ser escolhido. Quanto maior for o enraizamento, mais largo deve ser o seu suporte – garantindo que a espécie consiga se firmar no solo e se desenvolver a partir dos nutrientes necessários.

Vale lembrar de que o enraizamento não tem relação direta com o porte da planta: espécies pequenas podem ter enraizamento muito maior do que as de maior porte.

Estética da planta

Não há como deixar as questões estéticas de lado e, por isso, outro ponto que deve ser trabalhado é a harmonização entre a planta e o vaso. Ambos precisam conversar entre si, a fim de criar uma imagem bonita e de acordo com o idealizado.

Tanto o material como o design e as cores, precisam ser pensados com inteligência para cumprir esse requisito de forma satisfatória. Plantas mais delicadas exigem vasos com o mesmo conceito, enquanto plantas mais imponentes devem buscar por vasos maiores. Tudo precisa ser pensado com antecedência para criar uma combinação agradável também ao olhar.

Espaço de colocação da planta

Além da harmonização entre a planta e o vaso, é preciso trabalhar a contextualização desses elementos dentro do espaço. Seja ele interno ou externo, é preciso considerar toda a ornamentação.

A proposta deve ser pensada a partir do espaço que se está criando para, então, concluir a ideia de complementação. Aqui, consideram-se outras plantas, os mobiliários, o piso, as paredes, etc.

Levando em consideração esses pontos, ficará mais fácil escolher o vaso adequado para o seu espaço e para as suas plantas. Analise as opções e pense com calma sobre cada um dos pontos.

Lembrando de que o primeiro passo para essa escolha é conhecer bem a espécie que você deseja plantar, com suas restrições e necessidades. E, se precisar de ajuda, não hesite em falar com um jardineiro: esse profissional poderá lhe orientar para a melhor tomada de decisão!

Agora ficou mais claro para você como escolher o vaso para cada tipo de planta? Faça a sua escolha e conte os detalhes para nós aqui, pelos comentários!

2 thoughts on “Como escolher o vaso para cada tipo de planta?

  1. Pingback: Sem tempo? Conheça plantas fáceis de cuidar! - Blog Plastprime

  2. Pingback: Tomate: dicas de plantio! - Blog Plastprime

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *