Dicas para construir ou reformar quadras de tênis

O tênis é um esporte conhecido e bem conceituado em todo o mundo. E o desempenho dos amantes do esporte está diretamente ligado com a qualidade de suas quadras. Quando ela é bem executada e está com a manutenção em dia, seus usuários ficam em segurança para oferecer sua melhor performance. Portanto, se você pretende reformar sua quadra de tênis ou está pensando em construir uma, fique atento ás dicas que vamos compartilhar. Boa leitura!

Dicas para construir ou reformar quadras de tênis

Inicialmente, é necessário escolher o tipo de piso ideal para a sua quadra de tênis. Existem diferentes tipos de pisos indicados para diferentes performances. Confira seus devidos materiais, suas particularidades e o que levar em consideração:

Piso duro: este tipo de quadra, chamada também de hard court, é a mais comum no circuito profissional. O estilo de jogo que é produzido nesses pisos é rápido e direto. Podem ser constituídas de diferentes materiais, e a partir de várias camadas (piso asfáltico, de concreto, ou borracha e revestimento em polipropileno, por exemplo). Isso traz diferentes características entre uma quadra e outra. Suas vantagens são a baixa necessidade de manutenção e o fato de ser o piso mais prático para usar em ambientes cobertos. Para esse tipo de quadra, indicamos o revestimento com um piso modular em polipropileno. É uma maneira rápida e prática de reformar ou construir quadras. 

Piso de saibro: depois do hard court, a quadra mais utilizada é a de piso de saibro ou clay court, ela é feita de terra batida e coberta com uma camada de pó de telha. O pó da sua superfície permite que o jogador consiga deslizar na quadra, alcançando bolas difíceis e que muito provavelmente seriam perdidas no piso duro. O atrito da bola com o solo é maior, reproduzindo um quique mais alto e de menor de velocidade. Sua grande vantagem é o custo menor para construção. Já a desvantagem é a necessidade de manutenção constante. Para este tipo de quadra, é necessário molhar e passar por sua superfície um “escovão” que espalha e deixa a terra sempre uniforme. Uma dica é utilizar uma estrutura plástica permeável para aplicar resistência no piso de saibro e, assim, diminuir a sua manutenção.

Piso de grama: apesar de ser o tipo de quadra mais tradicional, ele está caindo em desuso. Também conhecido como grass court, este tipo de quadra caracteriza jogos mais rápidos e irregulares. O atrito é reduzido, oferecendo uma maior possibilidade de escorregar e, ainda, faz com que a bola perca sua velocidade – isso deixa o quique consequentemente mais baixo, tornando mais difícil manter a troca de bolas. Se sua vantagem é oferecer baixo impacto para as articulações, sua manutenção, por outro lado, é difícil e de alto custo.

Depois de escolher o piso ideal, atente-se a estas dicas na hora de construir ou reformar quadras de tênis:

1- A construção da quadra de tênis deve ser feita em terreno terraplanado, bem compactado e, quando de saibro, de composição argilosa, preferencialmente.

2- Se atente ás medidas oficiais de uma quadra de tênis, que são as seguintes: 

  • Comprimento: 23,77 m
  • Largura para partida de simples: 8,23 m
  • Largura para partida de duplas: 10,97 m
  • Altura da rede central: 0,915 m
  • Altura dos postes de sustentação de rede (paus de simples): 1,07 m

3- A drenagem da quadra é muito importante! Em quadras de saibro ela pode ser feita por uma camada de 20 cm de altura de cacos de tijolo (entulho cerâmico ou brita), muito bem compactada com a ajuda de água ou, ainda, com uma estrutura permeável plástica que vai garantir resistência e drenagem à quadra – neste caso, utilizar drenos.

4- Prever um caimento de 0,5% nas laterais, agilizando o escoamento da água.

5- Não esquecer de adicionar sapatas de concreto para fixar os postes de sustentação da rede – isto prevenirá o surgimento de patologias no piso ao redor dos postes.

6- O alambrado é indispensável, principalmente se a quadra está próxima á sua casa ou de vizinhos. Para quadras de tênis, o alambrado dos fundos deve ter 4 m de altura e, as laterais, 1 m.

7- Como já comentamos, a utilização de estrutura permeável em quadras de tênis de saibro traz muitas vantagens. A PlastPrime oferece esta solução, denominada PlastFloor. A sua estrutura de plástico absorve e dissipa a força gerada sobre ele (até 100 t/m²) e torna o solo resistente à compactação – o que mantém alta sua taxa de permeabilidade. Isto impacta diretamente na qualidade do piso de saibro, diminuindo a necessidade de manutenção e prolongando a vida útil da quadra.

8- O Piso Modular Esportivo, também oferece várias vantagens e tem crescido muito no mercado nacional. É um revestimento de alta qualidade e durabilidade. Pode ser utilizado na construção/reformas de quadras de tênis externas ou internas. 

Ah, não esqueça de conferir nosso post: 6 motivos para realizar uma reforma na sua quadra esportiva.

Pronto para colocar em prática nossas dicas na construção ou reforma da sua quadra de tênis? Responda nos comentários. Um ótimo jogo e até em breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *