Quadra esportiva externa: o que levar em consideração

É comum encontrar uma quadra esportiva externa em condomínios, clubes e escolas. Ela proporciona diversos benefícios aos seus usuários, como o acesso ao ar livre, à luz natural e à circulação do vento. No entanto, são justamente estas ações do tempo que interferem na qualidade de uma boa quadra.

Por isso, na hora de projetar e construir uma quadra esportiva externa é crucial levar alguns itens em consideração. Nesse post, iremos aprender como aumentar a vida útil de uma quadra esportiva externa e diminuir sua necessidade de manutenção. Boa leitura!

Problemas causados em quadra esportiva externa

Uma quadra esportiva pode ser utilizada para inúmeros esportes. Cada uma delas pode possuir características distintas, como o tipo de piso, os acessórios e as pinturas. Porém, quando tratamos de quadras em áreas externas, independente do esporte que será implementado, é importante seguirmos algumas orientações. Isto permitirá com que problemas sejam remediados. Observe alguns deles:

  • Infiltração no revestimento;
  • Formação de poças de água;
  • Quebras e fissuras no piso;
  • Desgaste na pintura;
  • Enferrujamento de postes e traves.

A ocorrência destes transtornos se dá principalmente pela exposição da quadra externa a fatores climáticos, como o sol, a chuva e o vento. Entenda como contornar tais adversidades:

Considerações na construção de quadra esportiva externa

Ao projetar e construir uma quadra esportiva externa, devemos estar atentos a um detalhado estudo e planejamento. Pensando no bem estar e segurança dos usuários, separamos alguns itens a serem avaliados no momento da construção:

  1. Orientação Solar: definir uma correta orientação em relação à trajetória do sol. É importante evitar a orientação Leste/Oeste. Dessa forma, a equipe que estiver de frente para os raios solares não sofrerá ofuscamento;
  2. Nivelamento: um adequado nivelamento e um bom acabamento do piso são aspectos importantes a considerar. É importante evitar locais que possam acumular água, garantindo segurança e equilíbrio aos jogadores;
  3. Drenagem: deve-se prever a drenagem tanto da quadra, quanto das áreas ao seu redor. Ela pode ser implementada através de declividade, conjunto de drenos ou grelhas. Neste sentido, a utilização de pisos permeáveis auxiliam na permeabilidade da quadra, prevenindo o empoçamento da água das chuvas;
  4. Impermeabilidade: o revestimento ou a superfície nivelada, para a instalação do piso permeável, deve ser impermeabilizada, evitando infiltrações. Quando utilizada diretamente no revestimento, através da pintura, é ideal possuir resistência à tração, abrasão e impacto. No entanto, devem-se evitar pinturas e revestimentos brilhantes, pois essa característica tende a deixar a superfície escorregadia;
  5. Escolha do piso: a escolha do piso de quadra externa deve ser adequado para cada modalidade. Por exemplo: grama sintética para futebol e tênis; saibro para tênis; piso rápido para base de asfalto, e piso modular de polipropileno para quadras poliesportivas. O uso de pisos de madeira não é indicado, pois estes não resistem às intempéries;
  6. Cuidado com as raízes: uma consideração importante! Em áreas externas, é importante não plantar gramados e árvores perto de quadras. Suas raízes podem danificar o piso da mesma.

Piso PlastPrime para quadra esportiva externa

PlastSport, piso modular de polipropileno – plástico altamente resistente ao impacto, umidade e agentes biológicos – é uma ótima solução para quadra esportiva externa. Sua aplicação oferece mais resistência e permanência das cores, estando sempre presente em quadras de qualidade.

Seu sistema modular auxilia na instalação. Por meio de um sistema de travamento com encaixes tipo macho/fêmea, este piso permite uma montagem fácil e a manutenção positiva do piso em variações de temperatura. Além disso, o sistema permite a fácil remoção e reinstalação em outro local, sem geração de resíduos ou entulhos.

O piso PlastSport possui baixo custo de manutenção e seu material é resistente e durável. Caso ocorram danos em alguma de suas placas, basta substituí-la por outra equivalente. Seu formato vazado auxilia na drenagem, evitando o acúmulo de água. Esse mecanismo minimiza muitos problemas causados pelas intempéries, tornando-se o modelo perfeito para áreas externas.

As quadras esportivas que utilizam piso modular de polipropileno são ideais para uma série de modalidades, como: artes marciais (judô, taekwondo, jiu jitsu), futsal, tênis, voleibol, basquete, handebol e, etc.. ou seja: uma ótima opção para quadras poliesportivas.

Piso Modular Esportivo da PlastPrime deve ser instalado sobre um contrapiso rígido nivelado. Esse revestimento pode ser aplicado, inclusive, em quadra já existente a ser reformada.

Fique atento nestas considerações para projetar sua quadra esportiva externa. Conte nos comentários o que achou dessa solução! Nos vemos na próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *