fbpx

6 vantagens da quadra poliesportiva nas escolas

A presença de uma quadra poliesportiva nas escolas é de fundamental importância para garantir que as aulas de educação física sejam ministradas com qualidade, e também para que a escola forneça uma infraestrutura mínima para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

O Ministério da Educação, e até mesmo a UNESCO, são grandes incentivadoras da promoção de aulas de educação física de qualidade nas escolas, evidenciando a prática esportiva como fundamental para o desenvolvimento de habilidades essenciais aos cidadãos do século XXI.

A existência de quadra poliesportiva nas escolas é peça fundamental para que estas aulas sejam possibilitadas, por isso, a segui, listamos 6 vantagens de ter quadras nas escolas. Continue a leitura:

1 – Prevenção da obesidade infantil

O sobrepeso e obesidade, consequentes do sedentarismo, atingem cada vez mais as crianças brasileiras. Estima-se que, atualmente, uma em cada três crianças brasileiras está com sobrepeso e cerca de 16% delas são obesas. Em 80% dos casos, crianças obesas se tornam adultos obesos.

O incentivo à prática esportiva, que se dá ao ter uma quadra poliesportiva nas escolas, as aulas de educação física que despertam o interesse pela prática esportiva e a promoção de escolinhas específicas por esportes podem desempenhar um papel-chave na prevenção desses problemas de saúde.

2 – Saúde mental de crianças e adolescentes

Além dos benefícios à saúde física de crianças e adolescentes, a prática esportiva coopera, também, com a diminuição de problemas sociais e psicológicos no comportamento infantil.

Questões como ansiedade, insônia, agressividade e estresse podem ser melhorados através da prática esportiva. A probabilidade de a criança apresentar sintomas de depressão, bipolaridade e demais distúrbios psíquicos no futuro também é reduzida quando se pratica esportes.

3 – Incentivo a diferentes práticas

O Brasil é visto como o país do futebol, mas o incentivo à prática esportiva deve ir além deste esporte nas escolas. Outras modalidades, como vôlei, handebol, basquetebol e até mesmo as menos convencionais, como atletismo, rugby ou tênis, devem ser estimuladas.

Nesse ponto, a quadra poliesportiva nas escolas, que pode ser usada para diferentes práticas, é fundamental para despertar em crianças e adolescentes o interesse por diferentes modalidades esportivas.

4 – Melhor aprendizado dentro da sala de aula

A ideia de que quem gosta de praticar esportes não se dá bem em outras matérias do currículo escolar está ultrapassada. Muito pelo contrário: estudos mostram que crianças e adolescentes que praticam atividades físicas regularmente apresentam melhor desempenho nas atividades escolares.

Isso porque os exercícios possibilitam o desenvolvimento de novas conexões interneurais, que contribuem para uma mente mais ativa, consequentemente, com o desenvolvimento da memória, raciocínio lógico e concentração.

5 – Interação Social

Para crianças tímidas e introvertidas, o esporte pode ser o caminho para possibilitar a interação com colegas da mesma faixa etária. A prática esportiva em quadra poliesportiva nas escolas colabora com o desenvolvimento de pensamento coletivo, fazendo com que crianças cresçam tendo senso de cooperação e não de individualismo.

6 – Espaço de múltiplas finalidades dentro da escola

Ao construir uma quadra poliesportiva nas escolas, a finalidade desta pode ir muito além de fornecer infraestrutura adequada para que aulas de educação física sejam ministradas com qualidade.

A quadra pode viabilizar gincanas, competições, escolinhas para esportes específicos em modalidade extracurricular e promoção de eventos, que fazem com que a quadra poliesportiva nas escolas seja um espaço-chave.

Quadra poliesportiva nas escolas

Muito além de cumprir com o currículo escolar e oferecer aulas de educação física a crianças e adolescentes, uma quadra esportiva nas escolas serve como um instrumento para a promoção de saúde e desenvolvimento de habilidade sociais importantes na vida adulta.

Com a quadra poliesportiva nas escolas, é possível, também, oferecer aulas extracurriculares, promover gincanas entre turmas e outros eventos. Em tempos em que já não é mais possível brincar na rua nas grandes cidades, a promoção de atividades esportivas pela escola é importante para que os pais possam ficar tranquilos aos saber que seus filhos estão se movimentando e praticando esportes em local seguro.

E então, gostou das vantagens que ter uma quadra esportivas nas escolas pode oferecer? Lembrou de algum benefício que não listamos? Conte para a gente nos comentários e até a próxima!

2 thoughts on “6 vantagens da quadra poliesportiva nas escolas

  1. Pingback: 4 melhorias para escolas para começar bem o ano letivo - Blog Plastprime

  2. Pingback: Quadra poliesportiva: quais são suas características? - Blog Plastprime

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *