Urban Jungle: entenda o que é e como transformar sua casa!

O verde não precisa – nem deve! – ficar do lado de fora de nossa casa. Inclusive, para nosso benefício, as plantas podem ser espalhadas pelos ambientes de nosso lar. Você já ouviu falar sobre o que é Urban Jungle? Pois essa premissa que vimos é uma das defendidas pelo movimento global.

Para descobrir mais sobre ele e ver como transformar sua casa com essa ideia, confira nossas dicas a seguir.

O que é Urban Jungle?

Urban Jungle – ou Selva Urbana – é um movimento que une a decoração de interiores com a natureza. Ele é marcado por uma humanização dos ambientes e por proporcionar a quem vive nas grandes cidades o benéfico contato com o verde. Isso é feito incluindo-se muitas plantas e outros elementos naturais nos projetos decorativos de interiores – na verdade, nesse tipo de projeto, a natureza assume a centralidade temática da decoração.

O resultado? Ambientes aconchegantes, tranquilos e cheios de personalidade. Mas, além disso, que proporcionam mais bem-estar, redução de estresse, conforto emocional e que contribuem para metas maiores, como elevar a sustentabilidade no contexto urbano, aumentar a purificação do ar no ambiente, melhorar o microclima local e proporcionar conforto térmico.

Dicas para aderir ao Urban Jungle na decoração de sua casa

Agora que você sabe o que é Urban Jungle, que tal descobrir como trazer a natureza para dentro de sua casa e inserir mais verde, saúde e bem-estar em seus ambientes? Para isso, confira nossas dicas:

1. Escolha espaços adequados para sua Urban Jungle

De forma geral, o espaço ideal para o bom desenvolvimento das espécies é aquele com boa iluminação e ventilação. As varandas e sacadas, por exemplo, são ambientes propícios para lindos projetos de Urban Jungle. 

Outra questão que você deve ter em mente é que as espécies maiores podem não se desenvolver bem em espaços menores. Por isso, é preciso determinar o espaço disponível para, depois, escolher as plantas que irão compor sua floresta urbana. 

2. Dê preferência para as folhagens

Claro, as flores também são importantes e podem ajudar a criar pontos de cor em meio à sua floresta urbana. 

Se você já pesquisou antes sobre o que é Urban Jungle no Google, Instagram ou Pinterest, deve ter visto que esse conceito é bastante marcado por folhagens vistosas. De fato, a folhagem é o elemento que pauta esse estilo decorativo. Por isso, dê preferência a elas na escolha das espécies para sua casa.

3. Para espaços sem incidência solar, utilize espécies que preferem sombra

De modo geral, as espécies de folhagem verde-escura ou verde e branca são aquelas mais resistentes para ambientes internos. Claro, antes de escolher, é importante pesquisas se a plantinha é ou não adequada para seu espaço.

Espécies como antúrio, pacová, zamioculca, suculentas, cactos e samambaias são exemplos que se adaptam bem a esses ambientes. 

4. Crie um jardim vertical

Ao buscar imagens sobre o que é Urban Jungle uma das mais comuns é de lindos jardins verticais. A verdade é que eles são grandes aliados desse estilo decorativo e podem ser desenvolvidos em espaços maiores ou menores, o que ajuda quem mora em apartamentos mais enxutos a também poder ter seu cantinho verde.

Para o jardim vertical, também é recomendado um espaço com luz e ventilação para o bom desenvolvimento das espécies.

Optar por plantinhas de cuidado semelhante – como todas preferirem sol ou demandarem pouca rega, por exemplo – também ajuda na rotina de manutenção. 

Para começar esse projeto, há estruturas, como o PlastWall, da PlastPrime, que tornam a instalação muito prática e facilitada. 

5. Aposte em uma estética variada 

O conceito de Urban Jungle é marcado por plantas de tamanhos, alturas, formatos e tonalidades diversificadas. Assim, ao invés de plantar em vasos diferentes a mesma planta, prefira trazer a diversidade para seu espaço. E isso pode ser mais fácil do que parece!

Por exemplo, você pode optar por diferentes tipos de suculentas, que são encontradas em diversos tamanhos e formas e que, ainda, exigem cuidados semelhantes. 

6. Utilize móveis e ornamentos feitos de materiais naturais ou sustentáveis

A estética de Urban Jungle ficará completa ao se adotar outros detalhes na decoração que sejam feitos à base de materiais naturais ou que sejam fabricados a partir de materiais sustentáveis – como o PPTP (polipropileno + embalagens longa vida recicladas).

Além dele, você pode utilizar madeira, bambu e palha para criar um efeito visual ainda mais acolhedor e que remeta à presença da natureza. 

7. Utilize plantas pendentes

Outro recurso que combina com o conceito de o que é Urban Jungle são as plantas pendentes, que ajudam a criar uma composição única aliando diferentes alturas de plantas no ambiente. Além disso, elas ajudam a otimizar espaços e ficam muito charmosas na decoração. 

E então, ficou mais claro o que é Urban Jungle? O que você acha dessa tendência? Deixe sua mensagem nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *