Pisos para áreas externas: como escolher o ideal?

Áreas externas como varandas, jardins e quintais são espaços de relaxamento e descontração. Seja para reunir a família para um almoço no final de semana, relaxar na beira da piscina, colocar a leitura em dia e ter algum contato com a natureza, esses espaços são tido como os “queridinhos”.

Ao planejar uma reforma ou remodelagem de áreas externas, são muitas as escolhas a fazer e decisões a tomar. Um dos pontos que gera mais dúvida é a escolha do piso. Diante de tantas opções e funcionalidades, é comum ficar indeciso. 

É preciso equilibrar estética, segurança, facilidade de limpeza, manutenção e durabilidade do revestimento: uma missão nada fácil. Por isso separamos algumas dicas para escolher o piso ideal para áreas externas. Continue a leitura:

Que funções você espera?

Para escolher o piso para áreas externas é preciso determinar que funções se espera do local. Para isso, é preciso responder perguntas como: o que se espera da área? Qual será a principal utilização dela?

Isso porque fatores como a circulação de carros, presença constante de pessoas, existência de áreas molhadas e preparação de refeições (como churrascos) são aspectos que irão guiar a escolha de um piso. Por isso, a importância de definir quais serão as principais funções do espaço.

Exposição à agentes externos

Áreas externas ficam inevitavelmente expostas a agentes externos. Por isso as intempéries comuns na região devem ser consideradas. Ao planejar áreas externas, fatores como a frequência de chuvas, exposição direta à luz do sol e variações de temperatura ao longo do dia devem ser levadas em conta. 

Quem frequentará a área

Outro ponto que deve ser avaliado é quem serão os frequentadores do espaço. Haverá uma alta taxa de circulação de pessoas? Nesse caso é preciso optar por um piso mais resistente.

É preciso pensar também se haverão crianças e idosos frequentando o local. Se for o caso é preciso pensar em revestimentos com textura mais rugosa, para reduzir as chances de escorregões e possíveis acidentes e quedas.

Bichinhos de estimação

Se a família possui algum bichinho de estimação, como um cachorro ou gato, que irá circular pelas áreas externas, esse fator não pode ficar de fora na hora de avaliar a melhor opção de revestimento.

O ideal é optar por uma solução que seja resistente a possíveis arranhões e marcar que as patas e unhas do pet podem deixar no piso. Também é interessante que este seja facilmente lavável já que em algum momento seu bichinho pode acabar usando as áreas externas como banheiro.

Soluções PlastPrime para áreas externas

A PlastPrime possui em seu catálogo de produtos, soluções sustentáveis, modulares e funcionais para áreas externas. Conheça um pouco mais sobre nossos principais produtos:

PlastPaver

O PlastPaver é uma alternativa sustentável e permeável ao tradicional paver de concreto. Um produto leve que pode ser usado em calçadas, passeios e áreas de estacionamento de veículos leves. 

Por conter pequenos furinhos em sua superfície, garante uma área de escoamento de água maior, o que faz desse produto uma solução sustentável.

PlastFloor

O PlastFloor é um piso permeável com 90% de área vazada, ideal para ser usado em gramados e áreas externas onde deseja-se evitar a compactação do solo. Pode ser usado em telhados verdes, áreas de estacionamento e jardins.

Alías, é o produto ideal para quem quer ter um jardim sem ter problemas com os pets. Isso porque o PlastFloor irá impedir que os bichinhos cavoquem no quintal e também evita a formação de poças que trazem sujeira e doenças para o seu pet.

PlastDeck

O PlastDeck é uma alternativa mais sustentável ao tradicional deck de madeira. Isso porque ele é fabricado a partir de plástico oriundo da reciclagem de caixinhas longa vida. 

Ao contrário da opção convencional, o PlastDeck não solta farpas, não empena e não precisa de manutenção frequente. É também um produto com um melhor custo-benefício e possui uma longa vida útil. Pode ser usado em quintais para a concepção de agradáveis espaços de lazer e também no entorno de piscinas.

Curtiu nossas dicas para escolher o piso ideal para áreas externas? Continue a aprender mais cobre o assunto com o artigo 6 soluções de revestimento para áreas externas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *