Alagamentos no estacionamento? Conheça as melhores soluções!

Em dias chuvosos os grandes centros urbanos sofrem com as consequências desse fenômeno natural que pode trazer, a depender de sua intensidade, alagamentos, enxurradas e poças. Em áreas abertas como é o caso de pátio e estacionamento os alagamentos trazem uma série de inconvenientes.

Tais problemas são muitas vezes uma decorrência da ocupação urbana não planejada e ao contrário do que muitos pensam, existem soluções não-estruturais para esse tipo de problema.

Isso é, não são apenas grandes obras de infraestrutura que podem ajudar a resolver esse tipo de questão. Existem também pequenas soluções – como o uso de pisos permeáveis – que podem colaborar com a diminuição dos efeitos catastróficos das chuvas no meio urbano.

Por isso, apresentamos hoje as melhores solução para evitar alagamentos em estacionamento e outras áreas abertas. Continue a leitura:

Entendendo a questão da permeabilidade

Um dos principais fatores que agrava os efeitos das chuvas em grandes cidade é a falta de permeabilidade nos centros urbanos. Isso porque, ao cobrir grandes áreas com concreto e asfalto estamos impermeabilizando esses espaços. Dessa maneira, quando chove toda a água da chuva é escoada nas redes pluviais, que muitas vezes são obstruídas por lixo e outros materiais, fazendo com que ocorram enchentes.

O problema também pode acontecer ainda nos espaços onde não há uma cobertura que impeça a absorção da água como em um pátio ou estacionamento de terra bruta ou coberto por brita. Isso porque devido a alta circulação de pessoas e veículos ocorre a compactação do solo, o que também prejudica a absorção de água fazendo com que surjam poças, lama e alagamentos nesses espaços.

Soluções para alagamentos no estacionamento

O uso de pisos permeáveis é uma solução interessante para evitar alagamentos em estacionamento, pátio e outros espaços abertos. Além de ser uma solução inteligente e funcional, optar por esse tipo de solução é colaborar com a sustentabilidade. Ao usar um piso permeável, a água irá seguir seu fluxo natural na natureza e chegar aos lençóis freáticos. Por isso o uso desse tipo de solução ajuda a preservar esse bem tão precioso e essencial à vida.

A PlastPrime – empresa paranaense de produtos inteligentes e soluções sustentáveis – possui em seu portfólio de produtos alguns pisos permeáveis. Apresentamos aqui algumas soluções que auxiliam a evitar alagamentos no estacionamento:

PlastFloor – Estrutura Permeável

O PlastFloor é uma estrutura permeável com cerca de 90% de área vazada que ao ser usada sob áreas de gramado, granilha ou areia absorve e dissipa a força realizada sobre ele. Dessa maneira, mesmo com alta circulação de pessoas e veículos, o solo é protegido pelo PlastFloor mantendo sua permeabilidade e permitindo que altos volumes de água sejam absorvidos.

O PlastFloor é de fácil instalação, pode ser removido e instalado em outros locais e não interfere no paisagismo. Pode ser aplicado em área de garagem, estacionamento e parques – como foi o caso do Apiário do Parque Barigui.

PlastPaver – Paver Plástico

A pavimentação de calçadas é feita muitas vezes com o tradicional paver de concreto. O PlastPaver é uma solução alternativa que além de ser mais leve e sustentável que a opção tradicional também contribui para aumentar a permeabilidade do local.

A alternativa de concreto apenas permite que a água da chuva seja absorvida nos espaços entre os blocos. Já o paver plástico possui em sua superfície pequenos furos que ajudam na absorção de água da chuva, o que aumenta a permeabilidade da área e evita alagamentos no estacionamento e outras áreas externas. 

Trata-se de um produto diferenciado, que pode ser fabricado com matéria prima reciclada e está disponível em diversas cores. Sua instalação é bastante simples e por ser mais leve que a opção tradicional de concreto, seu transporte também é mais barato. Pode ser usado em calçadas, estacionamentos para veículos leves, academias ao ar livre e ciclovias.

Sustentabilidade e soluções funcionais

Como vimos, existem diferentes soluções para resolver questões de alagamentos em estacionamento, pátios e áreas abertas num geral. As soluções apresentadas aqui, além de evitar problemas comuns que ocorrem em dias chuvosos, também trazem funcionalidade e sustentabilidade para o local.

E então, gostou das soluções para alagamentos no estacionamento que apresentamos? Conte para a gente nos comentários e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *