fbpx

Por quê optar por pisos permeáveis?

O desenvolvimento urbano mundial não para de crescer e cada vez mais áreas com vegetação são substituídas por concreto e asfalto. Esta cultura tende a ser maléfica no que se trata à drenagem da água das chuvas. Para contornar tal adversidade, há um aumento na criação de produtos drenantes, como os pisos permeáveis. Alternativa que alia funcionalidade com sustentabilidade, para a arquitetura verde e áreas urbanas. A partir desta problemática, neste artigo, apresentaremos os benefícios de pisos permeáveis e como utilizá-los em sua obra.

O que é piso permeável?

Conceituado pela arquitetura sustentável, o piso permeável, também conhecido como piso drenante, é característico por ser poroso, permitindo com que a água flua entre os vazios até alcançar o solo. Esta drenagem permite com que as águas da chuva não se acumulem nas ruas, estacionamentos e quadras de esportes, irrigando a vegetação e podendo alcançar o lençol freático. A instalação de pisos permeáveis torna-se, então, uma solução sustentável para o âmbito urbano, visto que sua principal funcionalidade evita os picos de enchentes.

Criado em 1940, o piso drenante surgiu na Holanda, que enfrentava problemas com concreto por estar localizada abaixo do nível do mar. O produto expandiu-se pelo mundo e, assim, chegou ao Brasil com versões ecológicas funcionais, impulsionando a construção civil no país. Hoje, cada vez mais tecnologias estão sendo empregadas para otimizar os benefícios de pisos permeáveis, como abordaremos a seguir.

Conheça os benefícios de pisos permeáveis

Entendendo este conceito, já é possível observar algumas de suas vantagens. Portanto, iremos conferir os principais benefícios de pisos permeáveis, que tornam o seu projeto mais funcional e sustentável.

  • Permeabilidade (ponto forte dos pisos drenantes, auxilia na diminuição de enchentes, podendo variar de acordo com cada tipo de piso);
  • Auxilia no paisagismo (o projetista escolhe a melhor opção para auxiliar no paisagismo, podendo ser rústico, contemporâneo, arrojado…);
  • Economia (é leve, fácil de instalar, de baixa manutenção, de alta durabilidade e não desperdiça materiais, pois não gera resíduos ou entulhos);
  • Segurança e conforto (por ser poroso e antiderrapante, o piso permeável favorece a circulação de pessoas,  já que não acumula água na superfície);
  • Resistência (pode variar de acordo com cada modelo. Alguns são desenvolvidos com maior resistência, para tráfego intenso, portanto o projetista determina o tipo de acordo com sua necessidade);
  • Sustentabilidade (os pisos permeáveis são muito populares na arquitetura verde, pois podem ser feitos de pedras, fibras ou materiais reciclados, e servem para executar os famosos telhados verdes, que diminuem ilhas de calor e emissão de CO2).

Utilização de pisos permeáveis

Separamos algumas dicas de ambientes onde os pisos permeáveis podem ser utilizados, aproveitando, assim, todos os benefícios que observamos anteriormente:

Soluções de pisos permeáveis PlastPrime

A solução de pisos permeáveis, cada vez mais difundida na arquitetura verde, é produzida pela PlastPrime. Estes são: a Estrutura Permeável (Plastfloor) e o Paver Plástico. Eles mantêm o solo permeável, sem perdas em acessibilidade. Conheça os benefícios de pisos permeáveis da PlastPrime e como utilizá-los:

PlastFloor 

O Piso permeável PlastFloor é ideal para área externa e telhado verde. Resistente a cargas e ecologicamente correto, é um grande aliado em projetos sustentáveis. Em formato alveolar e com 90% de área vazada na parte superior, permite uma total infiltração das águas diretamente para para o solo. Sua estrutura torna o solo resistente à compactação, mantendo-o com alta taxa de permeabilidade.

De fácil instalação, sua leve estrutura é ideal para ser preenchida com grama, granilha, areia ou saibro. Isso tudo sem interferir no paisagismo, o que torna sua diversidade de uso e discrição um grande atrativo para empresas que buscam a certificação Leed.

PlastPaver 

Por ser permeável e reciclável, o PlastPaver é uma solução sustentável ao paver comum. Seu formato diferenciado possui pequenos furos na superfície, obtendo aproximadamente 11 cm² de área vazada – o que possibilita uma boa drenagem de água para o solo.

Outros benefícios de pisos permeáveis de paver plástico são: facilidade na instalação e menor custo do transporte, por serem mais leves que os pisos de paver de concreto, e sua produção pode ser de matéria-prima reciclada. Este piso é indicado para pavimentação de área de trânsito de pedestres (calçadas), áreas de lazer, e também áreas de estacionamento de veículos leves.

Já conhecia alguma dessas soluções? Nos conte aqui nos comentários. Até a próxima!

One thought on “Por quê optar por pisos permeáveis?

  1. Pingback: Construção de estacionamentos: o que levar em consideração? - Blog Plastprime

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *