Enchentes: o que fazer para evitá-las?

Chuvas de verão, tempestades e outros fenômenos naturais frequentemente ganham os noticiários com manchetes de tragédias e catástrofes. Isso porque a falta de planejamento urbano e de consciência de parte da população acabam fazendo com que a chuva se transforme em enchentes que trazem grandes prejuízos.

Ao contrário do que diz o senso comum, é possível sim evitar enchentes. Por isso, no artigo de hoje listamos maneiras de evitar enchentes que vão desde pequenas ações que podem ser tomadas por qualquer cidadão até soluções estruturais que dependem dos governos. Continue a leitura:

Limpeza de bueiros

Nos grandes centros urbanos, a maior parte da água da chuva escoa pela rede pluvial através dos bueiros. Com o excesso de lixos nas ruas, os bueiros podem ficar entupidos, causando enchentes.

A limpeza frequente dos bueiros é uma forma de ajudar a evitar enchentes, devendo ser vista como um compromisso da municipalidade. Em contrapartida, os cidadãos devem fazer o seu papel e não jogar lixo nas vias públicas pois este pode acabar ajudando a obstruir os bueiros.

Piscinões

Uma solução relativamente barata de infraestrutura que ajuda e evitar enchentes são os chamados “piscinões”. Construídos em regiões onde os alagamentos são frequentes, eles ajudam a conter o excesso de água das chuvas.

Uma alternativa similar que pode ser viabilizada em condomínios e residências são as “piscininhas” que também tem a função de reter a água da chuva, sendo que esta pode ser usada em tarefas de limpeza e similares posteriormente.

Vegetação

Preservar e aumentar áreas de vegetação no entorno de rios é uma das melhores formas de evitar enchentes na cidade. A chamada mata ciliar protege os rios urbanos e evita o assoreamento destes.

Com a proteção da vegetação, os rios podem cumprir devidamente o seu papel de receber o fluxo da água das chuvas sem transbordar ou causar outras catástrofes.

Pisos permeáveis

A maioria das medidas para evitar enchentes foca na melhoria do escoamento da água da chuva pela rede pluvial urbana. Por outro lado, alternativas que busquem tirar a sobrecarga da rede pluvial também são formas de impedir estes problemas.

As áreas urbanas são em sua grande parte cobertas por cimento e concreto, o que faz com que o solo seja praticamente impermeável. Isso impede que a água da chuva siga os seu fluxo natural. No cenário ideal, ela deveria ser absorvida pelo solo, permeando suas múltiplas camadas até chegar ao lençol freático.

Pisos permeáveis são uma alternativa para resgatar em parte no meio urbano esse ciclo natural das águas da chuva. Revestimentos drenantes permitem que se tenha a funcionalidade de um revestimento sem no entanto impermeabilizar a área.

Essas soluções ajudam a evitar enchentes pois a água é absorvida pelo solo, o que ajuda a evitar o sobrecarregamento das redes pluviais. Além disso, também auxilia a reduzir a poluição dos rios, pois quando a chuva é levada às redes pluviais, esta carrega consigo sujeiras que acaba indo para os mananciais.

A PlastPrime possui em seu catálogo de produtos da linha Pisos e Engenharia soluções permeáveis para diferentes aplicações. Esses produtos são produzidos a partir de matéria prima reciclada, contribuindo assim com a preservação dos recursos naturais.

São diferentes opções para contribuir com a prevenção de enchentes:

  • Paver Plástico, que pode ser aplicado em calçadas, passeios e ciclovias;
  • Estrutura Permeável, estrutura alveolar com 90% de área vazada, que pode ser usada em telhados verdes e garagens;
  • Deck Modular Plástico, alternativa sustentável de deck para áreas de piscina em jardins.

Evitando enchentes

Impedir que um fenômeno natural e esperado como a chuva se transforme em um caos urbano é uma tarefa que cabe a todos os cidadãos.

Seja com atitudes conscientes como não jogar lixo nas ruas ou optando por soluções funcionais – como os pisos permeáveis – ao construir ou reformar. Estar atento às ações da administração pública e cobrar soluções das autoridades municipais para prevenir enchentes também é um papel de todos.

E então, gostou das nossas dicas para evitar enchentes? Se você se interessou pelo assunto, sugerimos que continue a leitura com o artigo Como evitar poças em áreas abertas na época das chuvas?

2 thoughts on “Enchentes: o que fazer para evitá-las?

  1. Pingback: Jardins drenantes: vantagens para áreas urbanas - Blog Plastprime

  2. Pingback: Por quê optar por pisos permeáveis? - Blog Plastprime

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *