fbpx

Construção de estacionamentos: o que levar em consideração?

Embora a construção de um estacionamento se trate de uma obra relativamente simples, é necessário levar em consideração alguns fatores importantes. O ideal é projetá-lo com funcionalidade. Para isso, o piso para estacionamento correto pode impactar positivamente em seu projeto. No post de hoje aprenda o que levar em consideração na hora da construção!

O que levar em consideração na hora da construção de estacionamentos

Para garantir um bom planejamento, toda obra necessita de um projeto prévio. Nele devem estar especificadas uma série de medidas, como a aberturas de portas, a área de circulação de pessoas e de acessibilidade. O posicionamento de itens como pilares, portões e cancelas deve ser pensado para o conforto dos usuários. O mesmo acontece com as especificações dos materiais de pintura, placas de sinalização e, principalmente o tipo de piso para estacionamento utilizado.

Na escolha do piso para estacionamento externo – sem que haja pavimento inferior – recomenda-se a utilização de pavimentação permeável. Ela pode ser composta por concreto poroso, paver permeável, piso plástico com granilha, piso de pedras, ou concreto conjunto de grama. Devemos tratar o fator permeabilidade com atenção especial, pois ele implica em outros aspectos, como o ecológico. A permeabilidade pode auxiliar na drenagem de águas pluviais, o que minimiza os picos de enchentes. Isso impede o empoçamento da água, fator que prejudica a acessibilidade. 

Ao utilizar pisos para estacionamento externos não permeáveis – como o concreto comum –, ficamos mais propícios a danificações como rachaduras e fissuras. Isso acontece devido à exposição a temperaturas variadas. Por esse motivo, é importante prever juntas de dilatação e contração, uma boa impermeabilização, e um correto caimento do piso. Além disso, conjunto de ralos ou grelhas de captação devem ser estrategicamente instaladas para evitar empoçamentos indesejados.

Um piso para estacionamento bem escolhido também implica diretamente em sua acessibilidade, como já mencionamos anteriormente. Pensando nesse fator, os estacionamentos devem sempre apresentar uma rota acessível. Isso significa disponibilizar um trajeto contínuo, desobstruído e sinalizado. Prestar atenção à sinalização de vagas preferenciais, que devem possuir espaço adicional de circulação, e dispor de um alarme de saída de garagem em passeio público. Continue a leitura em: Acessibilidade em estacionamentos: conheça a importância.

Outro exemplo de revestimento é o piso para estacionamento de cerâmica emborrachado. Ele pode ser utilizado tanto em áreas internas quanto externas (de menor tamanho). O revestimento é indicado para quem se preocupa com o barulho causado pelos pneus e a tendência a tornar-se escorregadio após molhado. Uma desvantagem, no entanto, se trata das dificuldades para limpeza deste material. Para pisos internos podem-se utilizar pisos de concreto, de cimento queimado, ou até os de cerâmica comum – este só não é indicado no caso de garagens com desnível.

A construção de estacionamentos também pode levar em consideração alguns aspectos complementares. No caso de estacionamentos descobertos, por exemplo, a execução de telheiros pode auxiliar no conforto e estética do local. Eles podem ser implementados em madeira, policarbonato, telhas, lonas ou outros materiais. Outra ideia interessante é disponibilizar bicicletários e vagas para veículos elétricos – garantindo assim um diferencial competitivo.

Soluções PlastPrime de pisos para estacionamento 

A PlastPrime produz o piso para estacionamento permeável ideal para o seu projeto. Próprio para áreas externas, entre nossas soluções estão: o PlastFloor e o PlastPaver. Ambos mantêm o solo permeável, sem perdas em acessibilidade. Conheça seus benefícios e como utilizá-los:

PlastFloor 

Nosso Piso Plástico Permeável (PlastFloor) é ideal para áreas externas. Resistente a cargas e ecologicamente correto, é um grande aliado em projetos sustentáveis. Seu formato com 90% de área vazada na parte superior permite uma total infiltração das águas pluviais diretamente para para o solo. Sua estrutura torna o solo resistente à compactação, mantendo sua alta taxa de permeabilidade e evitando alagamentos na área de aplicação. De fácil instalação, sua leve estrutura é ideal para ser preenchida com grama, granilha, areia ou saibro – podendo se adaptar ao paisagismo. Muito utilizado em estacionamentos preenchidos com granilha.

PlastPaver 

Nosso Bloco Intertravado (PlastPaver) é uma solução sustentável ao paver comum. Ele é permeável, reciclável e possui a produção proveniente de matéria-prima reciclada. Seu formato diferenciado possui pequenos furos na superfície, o que acarreta uma boa drenagem de água para o solo. Por serem mais leves que os pisos de paver de concreto, é de fácil instalação e menor custo de transporte. Este piso é indicado para pavimentação de estacionamentos de veículos leves, área de trânsito de pedestres (calçadas), e áreas de lazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *