Chuvas de verão e a permeabilidade nas cidades!

O verão está aí! Com ele, as famosas chuvas de verão começam a ser mais frequentes nos centros urbanos. Junto a este fenômeno, aumentam as ocorrências de deslizamento de encostas e inundações. Isso ocorre porque em poucas horas de tempestade chove o volume esperado para um mês inteiro. Leia o post abaixo para entender a ocorrência das chuvas de verão, como podemos remediar os problemas gerados por ela, e o que a permeabilidade nas cidades tem a ver com isso!

Por que ocorre tanta chuva no verão?

Inicialmente, precisamos entender o porquê chove um volume tão expressivo de água no verão. Isto ocorre pois o ar fica mais quente, o que aumenta a capacidade de armazenamento da umidade (vapor), e se transforma em chuva. Além disso, devido ao sol forte, a água dos mares, rios, lagos e florestas evapora mais rapidamente. Dessa forma, muito mais vapor é acumulado nas nuvens. Quando elas estão carregadas, ocorre uma enxurrada na superfície da terra.

Outros fatores que atenuam as chuvas no verão são as mudanças no ambiente. Como os ventos que trazem muita umidade da região Amazônica até o Sudeste, o efeito do El Niño – causado pelo aquecimento acima do normal das águas do Oceano Pacífico à altura da linha do Equador – traz mais chuvas para o sul do País.

Nos centros urbanos as tempestades são ainda mais intensas. Isso acontece por conta das ilhas de calor causadas pelo grande número de construções e da falta de vegetação.

Problemas gerados pelas chuvas de verão

Quando chuvas fortes ocorrem em um tempo tão curto, os desastres são alarmantes. Entenda os principais problemas enfrentados:

Alagamentos: ocorrem devido a alta impermeabilidade nas áreas urbanas, falta de obras públicas de drenagem, e má conduta da população – que acabam por jogar lixo nas ruas, entupindo bueiros e o sistema hídrico.

Escorregamento de massa nas encostas: este problema pode ser remediado por obras de contenção bem executadas, respeitando a geografia do local e implementando um sistema eficiente de drenagem. Manter a vegetação também é muito importante para conter as encostas. Isso torna o solo mais firme e resistente.

Soluções para aumentar a permeabilidade nas cidades

Percebemos que manter espaços permeáveis, com soluções inteligentes de drenagem, é muito importante – principalmente quando falamos de centros urbanos. Conheça boas práticas que você pode implementar para aumentar a permeabilidade nas cidades:

  1. Pavimentação permeável: calçadas, estacionamentos e rodovias representam uma grande parte das cidades que causam impermeabilização do solo. Hoje existem muitas opções no mercado para transformar este cenário.
  2. Aumento das áreas vegetadas e drenantes: válido para parques, jardins, praças, hortas comunitárias, gramados, etc. Qualquer espaço pequeno é válido para a implementação de áreas verdes e pisos permeáveis.
  3. Telhados verdes e jardins verticais: também como uma alternativa de vegetação, os telhados verdes retêm a água da chuva – que pode ser reaproveitada pela edificação ou só absorvida pelas plantas –, além de promover a biodiversidade local e ajudar na diminuição de ilhas de calor urbana.

PlastPrime no aumento da permeabilidade nas cidades

A PlastPrime oferece diversas soluções para auxiliar no aumento da permeabilidade nas cidades.

O PlastPaver, por exemplo, é uma alternativa sustentável ao paver comum. Ele potencializa a permeabilidade por possuir sua superfície vazada – no caso do paver comum, só é possível absorver a água através dos rejuntes. Ele pode ser implementado em diversos ambiente que costumam auxiliar na impermeabilização nas cidades, como:

  • Calçadas;
  • Ciclovias;
  • Passeios;
  • Pistas de caminhadas;
  • Academias ao ar livre;
  • Estacionamentos privativos para veículos de passeio ou utilitários leves.

A Estrutura Permeável Plástica PlastFloor pode ser aplicada em inúmeros contextos, oferecendo resistência e alta permeabilidade ao solo. Devido ao seu formato alveolar com 90% de área vazada na parte superior, ela permite a infiltração das águas diretamente para o solo e reduzindo significativamente o volume de escoamento superficial. Por causa dessa estrutura alveolar interligada e semiflexível, o material absorve e dissipa a força gerada sobre ele, tornando o solo resistente à compactação – o que mantém alta sua taxa de permeabilidade. Dependendo do seu preenchimento, podem ser aplicadas em muitas soluções, conheça algumas:

  • Com granilha para estacionamento e paisagismo;
  • Com grama para estacionamento, telhado verde, paisagismo e esportes;
  • Com pedrisco para compor paisagismo e telhado verde;
  • Com areia e saibro para esportes.

Qualquer espaço verde ajuda na permeabilização! Os Módulos para Jardim Vertical PlastWall são ideais em cidades que costumam ser verticalizadas. Dessa forma, paredes, varandas e muros podem virar jardins ou mini-hortas.

O que achou desta ideia? Vamos tornar nossas cidades mais permeáveis com estas soluções? Nos conte nos comentários e até mais.

Comentários

  1. Pingback: Inovação em piso intertravado: sustentável e permeável - Blog Plastprime

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *