Inovação em piso intertravado: sustentável e permeável

As estimativas atuais colocam a produção global de concreto em torno de 10 km³ por ano, e esse número continua aumentando devido ao desenvolvimento maciço de infraestrutura urbana em todo o mundo. Portanto, novos materiais surgem para balancear a exploração das fontes de insumos na construção.

Este é o caso de blocos intertravados estarem sendo produzidos em novos materiais, além do concreto, para a mesma funcionalidade. Um exemplo é a utilização do plástico como matéria prima, trazendo inovação e sustentabilidade. Na busca de otimização, os blocos intertravados de plástico são permeáveis, a partir de uma área vazada em sua superfície, o que os tornam muito atrativos.

Continue a leitura para aprender tudo sobre o Paver Plástico Permeável, como seus benefícios, aplicações e mais. 

Vantagens no uso de Piso Intertravado Plástico

A escolha por piso intertravado plástico oferece muitas vantagens para o usuário e o meio ambiente. Os principais benefícios são devido ao seu material de fabricação – o plástico. Ele permite obter um design diferenciado, com uma área vazada na superfície, aproximadamente 11 cm². Entenda melhor estas vantagens:

Altamente permeável

O pavimento intertravado de concreto é comumente utilizado como estratégia de pavimentação permeável. Porém, o Paver Plástico é muito mais drenante que o de concreto. A infiltração da água no solo é feita não apenas pelas juntas, mas também por pequenos furos na superfície – cerca de 5% de sua área total. Este benefício ajuda a enfrentar chuvas intensas nas cidades, amenizando as terríveis enchentes.

Fácil instalação e manuseamento

Sua estrutura é leve e fácil de manusear, transportar e instalar, diminuindo custos. Com um simples encaixe – macho e fêmea – é possível realizar o travamento das peças.

Oferece conforto térmico

Devido aos orifícios da superfície do Paver Plástico o ar e a água conseguem circular no piso, diminuindo a absorção de calor e melhorando o conforto térmico dos ambientes instalados.

Sustentável

As peças são pré-fabricadas, portanto não produzem resíduos na instalação, e tanto os resíduos industriais quanto de descarte são recicláveis. Além disso, o piso intertravado plástico pode provir de matéria-prima reciclada, como o PlastPaver. A empresa PlastPrime transforma as embalagens tipo longa vida – de difícil reciclagem – em Paver Plástico e, ainda, recicla os resíduos industriais de polipropileno (PP) para reutilizar na produção de novos pisos. 

Acessibilidade

A superfície do piso intertravado plástico oferece alto atrito, reduzindo o risco de acidentes, inclusive para deficientes físicos e visuais. Devido a alta taxa de permeabilidade do piso as águas escoam rapidamente, resultando em caminhos sem poças e superfície secas em menor tempo.

Cores variadas

Encontra-se Paver Plástico nas cores: preta, cinza, vermelha, amarela e verde. O que garante uma boa estética para ambientes urbanos e, até, locais particulares.

Indicações de Uso

Agora que conhecemos suas vantagens, confira ideias variadas de como implementar o piso intertravado plástico:

Atente-se a restrição de uso deste produto! Não recomendado para vias públicas, pátios de manobras e estacionamento para veículos de cargas. Utilizar este pavimento para capacidade de carga de até 34 toneladas por metro quadrado.

Instalação do Piso Intertravado Plástico

A instalação do Paver Plástico não necessita de nenhum equipamento complexo. Entenda como é fácil neste passo a passo:

  1. Prepare o solo e nivele com areia média;
  2. Encaixe os Pavers Plásticos;
  3. Utilize a placa vibrocompactadora sob os pavers;
  4. Aplique uma camada de areia fina para fazer o rejunte;
  5. Lave para retirar o pó residual;
  6. Seu piso está pronto para ser utilizado imediatamente!

Informações Técnicas

O PlastPaver – produzido pela PlastPrime – apresenta as seguintes informações técnicas das peças:

  • Massa: 80/90 g
  • Peças/m²: 52 peças/m²
  • Dimensões: 196x98x34 mm
  • Aditivos e proteção: UV
  • Material: PP ou PPTP

Ainda ficou alguma dúvida sobre o produto? Entre em contato, vamos adorar conversar com você.

Paver Plástico é sustentabilidade e inovação, o que acha de adotar essa prática? Deixe nos comentários e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *