Primavera: Flores para ter dentro de casa!

Coloridas, charmosas e ornamentais, as flores embelezam e dão um toque especial a qualquer ambiente. A primavera está chegando e ela traz consigo diversas espécies que florescem e desabrocham nessa estação. Então, que tal trazer a beleza dessas flores para dentro de casa?

Nada melhor que aproveitar a primavera para incluir um pouco da personalidade e do perfume das plantas dentro de seu lar, certo? Seja em vasinhos espalhados pelos cômodos da casa, seja em um jardim vertical interno, as flores são o símbolo dessa estação e podem facilmente ser incluídas em sua decoração.

Descubra como, conferindo as dicas a seguir! 

Benefícios de trazer as flores para dentro de casa

Se você ainda está em dúvida se trazer flores para dentro de casa é mesmo uma boa ideia, veja só alguns dos benefícios que essa ação pode gerar:

  • As plantinhas melhoram a qualidade do ar interno, absorvendo a poluição do ambiente.
  • Elas também umidificam o ar, favorecendo uma melhor qualidade respiratória aos moradores.
  • Tornam o ambiente mais aconchegante.
  • As flores para dentro de casa têm o poder de nos ajudar a relaxar por meio do contato com a natureza.
  • Elas ajudam a compor uma decoração personalizada e moderna, criando pontos de cor estratégicos no ambiente.
  • Elas ajudam a trazer mais alegria, a melhorar nosso humor e até mesmo a concentração. De fato, um estudo descobriu que estudantes tiveram 70% mais atenção quando estavam em ambientes com plantas.
  • As plantinhas ajudam a trazer mais conforto térmico aos ambientes.

Primavera: exemplos de flores para dentro de casa

Entre as flores da estação que se desenvolvem bem em ambientes internos, estão:

1. Onze-horas

Essas charmosas flores de cores vibrantes se adaptam bem a qualquer clima, porém gostam de receber exposição solar para seu desenvolvimento. A onze-horas é uma espécie de floração abundante, tendo, assim, alto poder ornamental. Elas são fáceis de cuidar, demandando rega uma ou duas vezes por semana.

2. Violetas

As violetas são mesmo flores bastante ornamentais! De cores variadas e de textura marcante, elas ajudam a deixar a decoração de interiores ainda mais aconchegante. Essa espécie é também recomendada para quem tem pouco espaço disponível, por não ocuparem muito espaço com seu desenvolvimento. Então, se você tem um ambiente enxuto, experimente decorá-lo com violetas em vasinhos empilháveis – ficará lindo e seu espaço será otimizado!

Como cuidados, tenha atenção para não encharcar sua plantinha, isso poderá rapidamente apodrecer sua raiz. Ainda, ela não precisa de muita luz, então cuide para que a violeta não fique o tempo todo sob exposição solar direta. 

3. Orquídea

As orquídeas estão entre as grandes preferidas entre as flores para dentro de casa. Sua delicadeza deixa qualquer ambiente com um toque único e mais alegre. Essa espécie vive bem à meia-sombra, recebendo luz solar indireta.

Uma dica bacana para saber se sua plantinha está recebendo a iluminação adequada: sempre cheque sua coloração – se ela estiver escura, experimente colocar o vasinho em outro lugar. 

4. Azaleia

Flor facilmente adaptável e bastante resistente, ela ajuda a trazer as cores e a vibração da primavera para dentro de seu lar. No entanto, elas demandam cuidados com ataques de pragas. Fora isso, é muito prático cuidar dessa plantinha, a irrigação deve ser feita uma vez na semana e a exposição solar é importante, porém sem contato direto com o sol durante o dia inteiro. 

5. Gérberas

As gérberas são encantadoras flores para dentro de casa, sendo conhecidas como símbolo da pureza e do amor. Essa planta gosta de solo bem drenado e rico em matéria orgânica e precisa de luz solar indireta (em regiões mais quentes) para manter suas flores bonitas e saudáveis.

E então, pronta para trazer as cores e a alegria da primavera para dentro de casa com essas plantinhas? Quais outras flores da primavera você pensa em incluir em sua decoração? Deixe sua mensagem nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *