Suculentas pendentes: quais são os cuidados necessários?

As plantas estão super em alta na decoração moderna. E não é para menos. Elas combinam com qualquer estilo, tornam o ambiente mais aconchegante, personalizado e cheio de vida. E, entre as espécies, as suculentas pendentes estão entre as preferidas, sobretudo por quem procura plantas práticas de cuidar e repletas de charme.

Há diversos tipos de suculentas – de fato, existem quase 22 mil espécies já registradas! E, entre os tipos de suculentas que são pendentes, estão: dedinho-de-moça, planta-fantasma (crássula), flor-de-maio, colar de rubi, rabo de burro, entre outras.

Que tal aprender mais sobre elas, os cuidados necessários e como utilizá-las em sua decoração? Para isso, continue a leitura do artigo de hoje!

Cuidados no plantio de suculentas pendentes

O plantio não apresenta mistério. Inicie escolhendo um vaso adequado, preferencialmente com furinhos no fundo ou outro recurso que facilite a drenagem. Inicie colocando algumas pedrinhas no recipiente e depois a terra. 

Se você for utilizar uma suculenta adulta, faça um furo pequeno na terra e insira ali a raiz da espécie, cobrindo-a em seguida e firmando-a bem.

Dicas para cuidar de suas suculentas pendentes

É muito fácil cuidar de suculentas. Veja só:

1. Rega

A necessidade de rega irá variar conforme a temperatura e as características de suas suculentas pendentes. Mas você pode se basear na aparência da planta e da terra: a terra deve sempre estar úmida. Lembre-se também de tomar cuidado para molhar apenas a terra.

2. Luminosidade

Embora as suculentas se adaptem bem a qualquer tipo de ambiente, é importante que elas recebam luz solar ao menos durante algumas horas ou dias da semana. Portanto, tenha isso em mente na hora de escolher onde pendurá-la.

3. Solo

Para ter suculentas pendentes sempre bonitas, proporcione a elas um solo bastante drenável e de natureza arenosa. Há no mercado diversos substratos específicos para suculentas que você pode utilizar para cuidar da saúde de suas plantas.

Ideias para utilizar suculentas pendentes na decoração

As suculentas pendentes combinam tanto com áreas internas quanto externas. Veja algumas ideias de como utilizá-las em sua decoração:

1. Faça um mix de plantas

As suculentas se adaptam bem e ficam lindas misturadas. Experimente plantar diferentes espécies juntas no vaso, deixando espaço para seu desenvolvimento, e crie composições surpreendentes!

2. Crie um painel de fibra de coco

Essa é uma ideia de DIY para sua decoração. Você pode utilizar, por exemplo, uma grade de janela sem uso e revesti-la com manta de fibra de coco. Depois, pendure seus vasinhos ou acople-os no painel e coloque ali suas mudinhas de suculentas pendentes.

O efeito visual é lindo e combina com salas, sacadas e varandas. Para saber mais detalhes sobre essa ideia, você pode conferir um passo a passo.

3. Coloque suas suculentas pendentes em uma gaiola decorativa

As gaiolas são itens muito utilizados na decoração de ambientes internos e externos, combinando muito bem com ornamentações rústicas, vintage, provençais, românticas. Elas agregam todo um charme para o ambiente.

E você pode utilizá-las para colocar os vasinhos de suculentas pendentes, pendurando a gaiola próximo à janela ou mesmo diretamente na parede – fica lindo em quarto, varanda, sacada, etc.

4. Coloque as suculentas em vasos altos

As suculentas pendentes não precisam, necessariamente, ficar penduradas. Você também pode optar por plantá-las em vasos altos e imponentes – eles são perfeitos para ambientes mais robustos, empresariais, áreas abertas, hall de entrada ou espaços maiores.

Para isso, a dica é não preencher todo o vaso com terra, pois isso irá dificultar a absorção de água e nutrientes, que se acumularão no fundo do recipiente. Ao invés disso, preencha cerca de 90% do vaso com argila expandida e utilize uma manta para uma drenagem adequada e para alocar melhor a terra que irá por cima. 

5. Faça uma torre de cachepôs e crie um lindo jardim vertical de suculentas

Outra grande tendência da decoração é a verticalização. E um dos expoentes desse movimento é o jardim vertical. Essa proposta combina bem com qualquer ambiente, até mesmo os mais compactos, trazendo beleza e conforto térmico ao espaço.

E uma forma muito prática de adotar essa proposta é criando uma torre de cachepôs. Há kits, como o da PlastPrime, que tornam essa tarefa muito fácil. Basta acoplar os vasinhos e instalá-los uns acima dos outros conforme seu espaço. As suculentas pendentes ficam ainda mais valorizadas em uma estrutura como essa. 

E então, o que achou dessas ideias? Você já tem ou pensa em cultivar suculentas pendentes? Deixe sua mensagem nos comentários e, para conhecer outras inspirações, baixe nosso guia prático de paisagismo para iniciantes. Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *