Plantio em vaso: plantas que gostam de sol

O plantio em vasos é uma realidade cada vez mais comum, especialmente em espaços mais compactos. Hoje, é possível viabilizar a ideia do cultivo “dentro de casa” sem prejuízos ao desenvolvimento das variedades. Desde que algumas condições mínimas sejam estabelecidas, as espécies escolhidas tendem a crescer com saúde e qualidade. E se você tem um lugar com boa incidência solar, precisa conhecer plantas para vaso que gostam de sol e começar já o seu cultivo!

Cada planta apresenta necessidades diferentes de cuidados e é muito importante que isso seja observado antes da seleção das espécies. É preciso considerar a estrutura do espaço e comparar com as possibilidades, dando preferência para um cenário compatível, a fim de ter plantinhas sempre bonitas e saudáveis.

A resistência ao sol e ao calor, por exemplo, é um das principais características que devem ser observadas. Enquanto algumas variedades precisam dessa exposição direta, outras são muito frágeis e tendem a ser prejudicadas com qualquer excesso.

Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos apresentar algumas opções de plantas para vaso que gostam de sol. Confira e escolha suas preferidas!

6 exemplos de plantas para vaso que gostam de sol

Entre as espécies que se adaptam bem a essa condição climática, estão:

1. Dracena

O cultivo da Dracena (seja a Dracena Dragão ou Dracena Madagascar) pode ser uma alternativa para quem busca espécies que possam ser plantadas em vaso e tenham preferência pelo sol.

Essa variedade é muito bonita, imponente e deixa qualquer espaço mais charmoso. As suas regras de manutenção são básicas e a submissão a temperaturas altas e ao sol direto são as principais premissas.

2. Jade

A Jade (também conhecida como Planta da Felicidade) é uma excelente opção ornamental com resistência solar. Do time das plantas para vaso que gostam de sol, ela apresenta vida longa e cultivo facilitado.

Trata-se de espécie bastante forte, não exige rega constante e gosta de temperaturas mais elevadas. Desde que cultivada sob incidência de luz solar direta, a “Planta da Felicidade” estará sempre bonita e em constante desenvolvimento.

3. Girassol

Como o próprio nome reforça, o girassol é um dos grandes exemplos de plantas para vaso que gostam de sol. Isso porque esse é o fator essencial para o desenvolvimento da flor, reforçando sua saúde.

De modo geral, quanto maior for o contato com o sol, mais bonito o girassol tende a ficar! Mas lembre-se de que é importante atentar para outras rotinas de manutenção – como a rega diária e a adubação – para evitar a falta de nutrientes.

4. Hibisco

O uso do hibisco é muito comum na decoração de ambientes, especialmente pelas suas flores exóticas e de cor vibrante. É uma variedade que tem adoração pelo sol e que se desenvolve bem mesmo sob temperaturas mais altas (as temperaturas mais baixas que são o verdadeiro perigo).

O hibisco tende a responder bem ao cultivo em espaços internos, desde que esteja próximo a janelas com incidência solar e que receba rega moderada.

5. Hera

Essa é outra variedade ornamental e que vem sendo muito aplicada em interiores. A hera é bonita e apresenta características bem peculiares, trazendo mais personalidade aos espaços.

Pode ser utilizada em vasos pendentes e é resistente às variações de temperatura. A dica é sempre mantê-la próxima das janelas, sob incidência de luz solar.

6. Manjericão

Vale lembrar de que os temperos também são ótimos exemplos de variedades para plantar em vaso. Entre os que gostam de sol está o manjericão, que precisa de muita luz para crescer bonito e forte. Porém, uma dica: muita luz direta pode fazer com que suas folhas murchem. O ideal, então, é posicionar o vaso exposto a meia sombra. 

A propósito, essa é uma variedade que combina muito bem com os vasos empilháveis da PlastPrime. Você poderá utilizá-lo para criar uma pequena e saborosa hortinha de temperos, mesmo em espaços mais compactos.

Há muitas opções de plantas para vaso que gostam de sol e, com certeza, há alguma que combine com seu espaço! Invista nas variedades certas, de acordo com as condições do seu ambiente, e garanta o bom desenvolvimento dessas. A sua casa tem tudo para ficar ainda mais bonita e charmosa com esse toque!

E, depois de escolher as suas preferidas, não deixe de conferir nossas dicas de como plantar vaso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *