Outono: o que acontece com as plantas?

O outono é conhecido como a estação na qual as folhas caem e algumas plantas ficam sem vida. Mas você sabe por que isso acontece? Quais são as características que fazem com que esse comportamento seja percebido? A natureza é sábia e cheia de segredos. Cada estação reflete uma ação diferente, atrelada a fatores climáticos e ambientais. E o que acontece com as plantas no outono é um exemplo disso.   

Então, que tal descobrir mais sobre o que acontece com as plantas no outono? Acompanhe o artigo de hoje e conheça a relação dessa estação com o comportamento das espécies.

As características do outono

A estação do outono marca o período de transição entre o verão e inverno, o qual se caracteriza como um momento de baixa gradual nas temperaturas e outras alterações climáticas.

No decorrer do outono, a incidência de luz solar diária sobre a terra diminui a cada dia – ou seja, os dias vão ficando cada vez “mais curtos”, além de mais frios e com baixa umidade. Geadas, nevoeiros e ventos fortes também podem fazer parte do cenário característico do outono.

O que acontece com as plantas no outono?

Então, o que acontece com as plantas do outono? A grande resposta está na percepção dessas em relação às alterações climáticas no ambiente. Elas sentem tais mudanças e acabam emitindo algumas respostas a partir disso.

Com os dias mais frios e de baixa umidade, as plantas precisam se “adaptar” – o que reflete em uma mudança de comportamento para fins de sobrevivência.

Com a redução da incidência de luz solar, o processo de fotossíntese fica prejudicado e a necessidade de captação de nutrientes precisa ser modificado. Nesse período de dias mais escuros, então, as plantas passam a absorver mais os nutrientes das suas folhas em substituição às fragilidades do ar e do solo. É por isso que as folhas ficam com o aspecto amarelado e tendem a cair.

Com esse exercício, as plantas conseguem reter nutrientes no seu caule e ficam protegidas durante a estação. Para muitos, o outono também é considerado a estação da renovação – na qual as plantas iniciam um novo ciclo de vida.

Como cuidar das plantas no outono?

Para garantir que as plantas sobrevivam a essa estação e comecem um “novo ciclo” com saúde e prosperidade, alguns cuidados de manutenção precisam ser providenciados. Afinal, isso reflete no que acontece com as plantas no outono. 

Confira, a seguir, algumas boas práticas para cuidar das plantas nessa estação:

  • Rega: a rotina de rega deve ser mantida durante o outono, atentando para que seja realizada diretamente no solo. Como nessa época do ano a umidade está mais baixa, o ideal é que a irrigação seja feita com mais intensidade – claro, de acordo com a necessidade de casa espécie.
  • Poda: a poda precisa ser inclusa na rotina de cuidados com as plantas no outono para a retirada de folhas mortas. Mas tenha cuidado e diminuía essa ação logo que o inverno for se aproximando.
  • Adubação: o solo precisa estar sempre em dia. Por isso, não negligencie as rotinas de adubação. Aposte em compostos ricos em matéria orgânica e nutrientes essenciais para o desenvolvimento das variedades.
  • Controle de pragas: seja qual for a estação, as pragas estão sempre prontas para entrar em ação. Sendo assim, invista em pesticidas naturais e fique de olho nas ervas daninhas.

O que achou de descobrir o que acontece com as plantas no outono? Interessante, não é? E agora que você já sabe mais sobre o assunto, ficou mais fácil cuidar do seu jardim durante essa estação. Afinal, entendendo como essas plantas se comportam a partir de cada mudança climática, você consegue adaptar uma rotina de manutenção inteligente.

Para saber mais sobre como cuidar das plantas no outono e nas demais estações, baixe gratuitamente o guia prático de paisagismo para iniciantes que preparamos para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *