Flores no inverno? Conheça espécies resistentes ao frio

Que na primavera há belas flores desabrochando e colorindo os jardins, você já sabe, certo? Mas e no frio: é possível manter belas flores no inverno? A verdade é que há espécies resistentes à essa estação do ano e algumas que até mesmo preferem temperaturas mais baixas.

Neste artigo, conheça alguns exemplos de flores que você poderá plantar e desenvolver durante o inverno. Confira a seguir.

Flores no inverno: exemplos de espécies resistentes

1. Ciclames

Essa é uma das espécies mais resistentes, conseguindo adaptar-se bem ao frio – inclusive, a temperaturas de 5°C. Nessa época do ano, ela é bastante utilizada para dar mais cor e personalidade para a decoração exterior ou de interiores.

E para que você tenha belas flores no inverno, regue-as com pouca água, aplicando-a diretamente no solo e não nas flores.

2. Amor-perfeito

Lindas, coloridas e charmosas – são as flores do amor-perfeito! E, ainda por cima, são bastante resistentes ao frio, suportando, inclusive, geadas. Essa espécie de planta perene é bastante delicada, demandando boa exposição à luz solar e terra bem fertilizada.

3. Begônia

De tons exuberantes, as begônias são bons exemplos de espécies que se adaptam bem ao inverno. Uma dica para manter a saúde dessa plantinha perene é, em caso de geada, evitar o contato direto da flor com o gelo. E para manter seu viço, deixe o vasinho da planta em local arejado e regue apenas o solo – não as flores.

4. Camélia

A camélia pode apresentar belas flores o ano inteiro. No entanto, é na estação mais fria do ano que ela fica ainda mais vistosa e tem maior probabilidade de nascer do tipo bicolor.

Para cultivar essas resistentes flores de inverno, é importante que o solo seja formado por terra vegetal e por composto orgânico. E para manter a camélia bonita e saudável, deve-se regá-la apenas duas vezes por semana.

5. Cravo

De aparência e aroma bem característicos e delicados, os cravos também são exemplos de flores de inverno, desenvolvendo-se bem sob clima frio. Para cultivá-los, é importante manter o solo bem drenado, levemente úmido e rico em matéria orgânica.

6. Boca-de-leão

A boca-de-leão apresenta uma ampla diversidade de tons e poder ornamental – fica linda em vasinhos coloridos, complementando a decoração dos ambientes. Suas flores desenvolvem-se com vigor entre o final do inverno e o início da primavera.

Trata-se de uma espécie que apresenta bastante resistência ao frio. No entanto, para que ela se desenvolva bem, é importante que, antes de a temperatura começar a baixar, se faça adubação a fim de fortalecer a planta.

7. Azaleia

Essa belíssima espécie apresenta belas flores no inverno, ainda que seu florescimento não seja característico dessa época do ano. Para isso, é importante que ela receba luz solar ao longo do dia – uma boa dica é plantá-la em um vasinho que possa ser facilmente carregado e mudado de posição para onde houver sol. Também é recomendado não exagerar na rega – a espécie necessita de água apenas para manter seu substrato úmido, sem encharcá-lo.

Dicas extras para ter belas flores no inverno

Para que suas flores se mantenham bonitas e saudáveis, é importante ter atenção redobrada quanto ao momento de irrigar suas espécies – no frio, a evaporação da água é reduzida, então cuide para não encharcar suas plantinhas e só regá-las quando o solo estiver secando. Quanto à poda, a recomendação mais geral é de que seja feita um pouco antes de iniciar o inverno, para que suas espécies possam florir bem ao longo da estação. E, durante o inverno, a dica é retirar apenas as flores e folhas secas.

Igualmente, a adubação também deve ser feita antes do início da estação, para que suas flores estejam bem nutridas para enfrentarem o frio e fiquem exuberantes.

Por fim, vale lembrar de que esse é um bom momento para agir preventivamente a fim de evitar e combater doenças e pragas, visto que no frio elas tendem a se proliferar menos.

E então, pronta para deixar seu jardim ainda mais bonito e vistoso com as flores no inverno? Conhece outros exemplos de espécies resistentes ao frio? Deixe sua mensagem nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *