Plastprime

Jardim vertical na cidade e seus benefícios

O jardim vertical na cidade é uma das maiores tendências atuais em paisagismo, representando uma mudança no conceito criativo dos espaços urbanos. E essa transformação vai bem além de uma questão estética: hoje, os jardins verticais representam uma ação complementar bastante valiosa para a qualidade de vida de quem mora nas grandes cidades, além de trazer benefícios para o meio ambiente e de gerar um diferencial para os projetos arquitetônicos.

Vale lembrar de que a concentração populacional nas áreas urbanas é um fator determinante para a progressiva perda de massa verde nas metrópoles. Nesse contexto, o jardim vertical é um recurso que ajuda a lidar com tal problema, sendo adaptável a espaços menores e auxiliando na devolução do verde e do contato com a natureza, mesmo que em pequenas doses, para as cidades.

Criativo, sustentável, prático e charmoso: a seguir, saiba mais sobre o jardim vertical na cidade e seus inúmeros benefícios.

O que são os jardins verticais?

jardim vertical em um comércio externo

Em linhas, gerais, o jardim vertical é realmente o que sua denominação sugere, referindo-se a um tipo de jardim que, ao invés de ficar no chão, é instalado em paredes. Essa variação está bastante em alta e um dos fatores que levam a isso é a também verticalização das residências e a compactação dos espaços. Com isso, consegue-se inserir mais verde na zona urbana sem que seja necessário expandir o território destinado a esse fim.

Desse modo, o jardim vertical na cidade é uma intervenção paisagística que pode ser facilmente instalada tanto em áreas internas quanto externas, revitalizando ambientes, revestindo fachadas e paredes de prédios novos ou de retrofits e integrando a natureza à arquitetura de uma edificação.

Benefícios do jardim vertical para as áreas urbanas

1. Redução das ilhas de calor com jardim vertical 

As ilhas de calor são um problema sério das grandes cidades, elevando a temperatura média das metrópoles em relação às áreas rurais próximas, devido à atividade urbana, resultando na conversão da luz solar em calor. Em contrapartida, a vegetação presente nos jardins verticais ajuda a “esfriar” as edificações e suas zonas circundantes, promovendo um resfriamento natural.

2. Melhor aproveitamento de espaços para paisagismo urbano

Com o crescimento populacional e da demanda por ambientes funcionais para atendê-lo, cada vez é mais difícil encontrarmos grandes espaços destinados ao verde em meio às metrópoles.

Nesse contexto, o jardim vertical é uma solução bastante aderente, visto que ele pode ser instalado mesmo em pequenos espaços entre edifícios, trazendo mais beleza e integração com a natureza à aparelhagem urbana.

3. Menos poluentes para o ar da cidade

O jardim vertical e suas plantas ajudam a melhorar a qualidade do ar, filtrando agentes contaminantes, e auxiliando na limpeza do ar externo contra elementos poluentes, favorecendo a neutralização dos índices de carbono provenientes das emissões de combustível.

4. Aliados da biodiversidade urbana

O jardim vertical na cidade também ajuda a aumentar e a preservar a biodiversidade urbana, atraindo diversas formas de vida, como aves e insetos, para o ambiente.

5. Possibilidade de horta orgânica no meio da cidade com jardim vertical

Grandes metrópoles remetem à alimentação industrializada, certo? Na verdade, não precisa ser assim! O cuidado com uma boa alimentação é essencial para nossa saúde e, por isso, os alimentos orgânicos têm sido cada vez mais valorizados. 

Nesse contexto, o espaço do jardim vertical pode ser utilizado para cultivar frutas, legumes e verduras em hortinhas comunitárias.

6. Iniciativa para redução do estresse 

Infelizmente, o estresse é um dos grandes males de nosso tempo. E nos ambientes urbanos, repletos de estímulos, compromissos e com pouca natureza, ele pode manifestar-se ainda mais acentuadamente.

O jardim urbano pode ser um recurso para ajudar a lidar com esse problema. Isso porque as plantas ajudam a reduzir o estresse e a promover a sensação de relaxamento.

7. Economia com energia elétrica

Os jardins verticais ajudam a gerar maior conforto térmico nas edificações e a melhorar o microclima urbano, por meio das propriedades térmicas das plantas. Com isso, a necessidade de se utilizar ventilador e ar-condicionado é reduzida, assim como a demanda e o custo de energia elétrica. 

De fato, um estudo apontou que esse tipo de recurso pode reduzir anualmente mais de 14% do consumo de energia elétrica nas zonas urbanas. 

8. Facilidade para montagem e manutenção

Apesar de fazer bastante diferença nos projetos de arquitetura e paisagismo e de apresentarem tantos benefícios, os jardins verticais são recursos muito práticos e fáceis de serem incorporados aos ambientes urbanos.

Basicamente, precisa-se de uma estrutura e de um ponto de água (para ajudar na irrigação e na adubação) e um de dreno (para receber o restante da água que, naturalmente, acaba sobrando na irrigação). 

Para a estrutura do jardim vertical, há ótimas opções no mercado, como o PlastWall, da PlastPrime. Ele garante a sustentação necessária para comportar as plantas, apresenta proteção contra micróbios, tem compatibilidade com sistema de irrigação e drenagem dos módulos e não demanda impermeabilização, sendo fácil de transportar, instalar e de manter.

E então, o que você achou dos benefícios do jardim vertical? Essa solução já é utilizada em sua cidade? Deixe sua mensagem nos comentários.

Sair da versão mobile