fbpx

Piso para Playground: como escolher corretamente

Quando o assunto é playground, quedas e desequilíbrios são inevitáveis. Para prezar pela segurança das crianças, é necessária muita cautela ao escolher o piso idealno momento da construçãoCriamos este post para auxiliar você a escolher corretamente o piso para playground do seu projeto e conhecer os perigos que um piso não ideal pode ocasionar.

Como escolher o Piso para Playground corretamente?

playground é um ambiente equipado para que crianças brinquem, gastem energia e construam amizades. Quando essas áreas são equipadas com pisos corretos, seus pais e cuidadores desfrutam de mais tranquilidade. Para que haja uma adequada execução, deve-se seguir algumas normas de segurança.

A Norma ABNT NBR 16071 é a responsável pelos requisitos de segurança, durabilidade e desempenho estrutural para playgrounds, onde na parte 3 encontramos os requisitos de segurança para pisos absorventes de impacto. Reunimos algumas dicas para auxiliar na escolha do piso para playground correto para seu projeto. Vamos lá:

  • Nunca colocar um playground sobre asfalto, concreto ou piso frio;
  • Instalar o piso especificado a absorver o impacto da altura esperada de queda;
  • Utilizar gramas sintéticas com uma camada amortecedora de borracha por baixo da grama;
  • Atentar-se às gramas comuns, pois estas podem se tornar terra batida com a constante utilização, necessitando de uma manutenção regular;
  • Apenas utilizar grama se a altura de queda for menor ou igual a um metro;
  • Podem-se utilizar pisos de areia (grãos de 0,2 a 2 mm) e cascalho (grãos de 2 a 8 mm) com a condição de que tenham pelo menos 30 cm de profundidade, acrescida de 20 cm de material solto – totalizando 50 cm de areia –, e altura máxima de queda permitida deve ser menor ou igual a três metros;
  • Pisos de borracha são uma ótima opção, além de serem antiderrapantes, oferecem grande resistência à abrasão, fácil manutenção e bom desempenho na absorção de impacto;
  • Dar preferência por pisos permeáveis – o que evita água acumulada e deixa o playground seco mais rapidamente após chuvas;
  • Sempre exigir do fabricante a especificação do revestimento de acordo com a ABNT NBR 16071/2012.

Riscos de Piso para Playground não ideais

Como vimos, os pisos em asfalto, concreto, ou piso frio devem ser evitados em quaisquer circunstâncias para um parquinho mais seguro. No caso do piso de areia, ele deve ser utilizado com algumas ressalvas. Isto ocorre pois estes pisos não absorvem impactos, podendo causar fraturas e arranhões com maior facilidade. 

Além da areia ter espessura total mínima de 50 cm de profundidade, ela deve ser esterilizada e específica para playground, sem possuir bactérias e coliformes fecais. Também é importante prestar atenção à presença de lama e argila em pisos de areia ou cascalho, pois estes materiais são fontes potenciais de agentes contaminantes e transmissores de doenças.

Outro ponto importante é sempre conferir com o fabricante do piso, ou de qualquer outro revestimento usado na superfície do playground, os possíveis riscos de toxicidade, considerando qualquer possível risco tóxico ao público e ao meio ambiente.

Após escolher o piso ideal para o seu playground, também é necessário conduzir a instalação de forma correta, com perfeito nivelamento, cumprindo ainda com as normas de acessibilidade e de desempenho – sendo respectivamente, NBR 9050/2004, e NBR 15575. Por fim, o principal cuidado para evitar acidentes no playground é manter as manutenções em dia – não apenas do piso, mas de todos os itens, que devem estar sempre em perfeito estado e funcionamento.

Solução PlastPrime de piso para Playground

A PlastPrime desenvolveu um novo produto para auxiliar na segurança infantil: o Piso para Playground fabricado em blenda de polipropileno e E.V.A. Além de garantir segurança para quedas de altura de até 90 cm, esse produto é flexível e antiderrapante, garantindo maior conforto na hora de brincar. Um piso ideal para parquinhos deve atender às normas NBR 16071-2:2012 e NBR 16071-3, ser atóxico, e permeável – evitando acúmulo de água –, como o Piso para Playground PlastPrime.

Segurança infantil é coisa séria! Coloque essas dicas em prática e nos conte o que achou nos comentários. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *