Ícone do site Plastprime

Receitas de água saborizada que você precisa conhecer!

Ingerir pelo menos 2 litros de água diariamente é importante para se hidratar, acabar com a sensação falsa de fome, regular a temperatura corporal e fazer o transporte de sais minerais e vitaminas. Entretanto, nem todo mundo consegue atender a essa recomendação e acaba recorrendo a bebidas industrializadas e cheias de açúcar na hora de matar a sede. Mas você sabia que é simples incrementar este líquido e torná-lo mais atrativo? Sim, isso é possível por meio de receitas de água saborizada.

Essas receitas são muito práticas: basicamente consistem em acrescentar frutas, ervas sementes, vegetais e raízes à água com o objetivo de obter uma bebida gostosa, refrescante e saudável.

Que tal aprender mais sobre esse tema tão saboroso? Neste artigo, apresentaremos algumas receitas que vão te deixar com água na boca (e na jarra, no copo, no pote…)! Confira a seguir.

Quais são os benefícios de beber água saborizada?

Se você não tem o hábito de consumir água no dia a dia ou deseja aumentar a quantidade ingerida, incluir a água saborizada é uma boa forma de cumprir esse objetivo de modo super saudável.

A bebida, que leva frutas frescas e ervas aromáticas no seu preparo, é excelente para hidratar e refrescar, ao mesmo tempo em que proporciona diversos benefícios ao seu corpo.

Os ingredientes das receitas vêm direto da natureza e, portanto, possuem menor valor calórico e alta presença de vitaminas e nutrientes. Por isso, a bebida possui, em geral, ação anti-inflamatória, antioxidante e diurética, contribuindo também na eliminação de toxinas e no trabalho de digestão. Esses benefícios variam de acordo com o elemento escolhido para acrescentar à água.

Não restam dúvidas de que essa opção é a mais saudável comparada a outras bebidas como os refrigerantes, por exemplo, que são compostos por substâncias sintéticas, sódio e altos índices de açúcar. Ingredientes esses que colaboram para o ganho de peso, o desenvolvimento de gastrite e de diabetes.

A água saborizada pode ser consumida tanto em casa quanto no trabalho ou na academia. Basta armazená-la em garrafinhas ou moringas. Os fitoquímicos e os compostos ativos dos ingredientes ficam na água, e podemos consumi-los ao longo do dia.

A praticidade e o sabor dessa bebida fizeram com que o seu consumo em eventos e estabelecimentos aumentasse, como forma de refrescar e encantar os convidados e clientes – afinal, fica esteticamente muito atrativa servida em suqueiras de vidro ou em potinhos.

Dicas deliciosas de receitas de água saborizada

Ao preparar essa delícia refrescante, é importante lembrar de que os itens combinados das receitas devem ser selecionados pensando não somente no sabor e aroma, como também no seu objetivo ao consumir a bebida.

Então, conheça agora algumas opções que trarão mais cor e gosto para os seus dias:

1. Água saborizada de morango e manjericão

O sabor leve e adocicado do morango deixa qualquer bebida mais gostosa. E a boa notícia é que essa fruta, rica em nutrientes, vitaminas, minerais e antioxidantes, pode ser facilmente cultivada em hortas caseiras.

Já o manjericão dará um gostinho especial à água saborizada, ao mesmo tempo em que tem propriedades para ajudar a tratar inflamações e aliviar dores. O plantio dessa erva pode ser feito em pequenos vasinhos, assim, você terá sempre essa opção para as suas receitas.

Para preparar essa água saborizada, basta triturar 8 folhas frescas de manjericão e adicioná-las a uma jarra ou pote com água filtrada. Feito isso, acrescente 3 xícaras de morangos cortados ao meio e mexa gentilmente. Então, deixe descansar na geladeira ou em temperatura ambiente por, no mínimo, 3 horas e sirva com gelo.

2. Água saborizada de abacaxi e lavanda

O abacaxi é rico em vitamina C, o que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, a fruta tem propriedades digestivas. Já a lavanda é um excelente relaxante e calmante.

O preparo dessa delícia necessita de 1 abacaxi pérola, 1 ramo de lavanda, gelo e água. Basta cortar o abacaxi em fatias e adicioná-las a uma jarra ou pote com água filtrada, junto com o ramo de lavanda. Deixe, então, a mistura descansar na geladeira ou em temperatura ambiente por, no mínimo, 3 horas e sirva com gelo.

3. Mirtilo e laranja

O mirtilo auxilia no combate aos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Ele também possui ação antioxidante. Já a laranja é rica em vitamina C, o que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico.

Para preparar essa opção, você precisará cortar algumas rodelas de laranja e misturá-las na água com um punhado de mirtilo fresco. Deixe descansar na geladeira ou em temperatura ambiente por, no mínimo, 3 horas e sirva com gelo.

4. Melancia e gengibre

A melancia é rica em vitaminas A e C, atuando no fortalecimento do sistema imunológico e contribuindo para a prevenção do envelhecimento celular precoce. O gengibre, por sua vez, é um excelente termogênico que ajuda na manutenção do metabolismo ativo.

Para essa receita, você deve misturar as fatias da melancia com algumas rodelas de gengibre na água. Deixe a mistura descansar na geladeira ou em temperatura ambiente por, no mínimo, 3 horas e sirva com gelo.

Lembre-se sempre de utilizar ingredientes orgânicos para aproveitar ainda mais as propriedades dos ingredientes que vêm da natureza!

E então, gostou de nossas dicas de receitas de água saborizada? Que tal conhecer algumas opções de drinks refrescantes feitos com plantas?

Sair da versão mobile