fbpx

Dicas de como plantar alecrim em vaso

Uma erva, diversas utilidades. Assim é o alecrim, a planta que combina com vários ambientes e que agrada não só pelo seu aroma marcante, como também pelo seu saboroso gosto quando utilizado como tempero e quando aproveitado como chá, trazendo benefícios à saúde. Mas pouca gente sabe como plantar alecrim em vaso para usufruir de tais benefícios e fazer um cultivo caseiro e orgânico dessa erva.

Plantar alecrim também pode ser uma ótima opção para quem não quer se preocupar muito com os cuidados de jardinagem ao iniciar uma hortinha, já que essa é uma planta que não exige muitas precauções para sua manutenção.

Neste artigo, descubra mais sobre como plantar alecrim em vaso, quais são os cuidados básicos para seu cultivo e dicas para que você tenha sempre essa planta aromática bonita e saudável em sua horta. Acompanhe a seguir. 

Algumas curiosidades sobre o alecrim

Desde a Grécia Antiga, os gregos usavam raminhos dessa planta atrás da orelha para potencializarem seus benefícios. Descubra mais sobre essa e outras curiosidades:

  • Para os gregos, o alecrim era um símbolo que ajudava na memória dos estudantes, então era comum encontrar com alguém indo para alguma prova com essas folhinhas a tiracolo. Eles também utilizam a erva em suas coroas características e a queimavam em santuários para afastar maus espíritos.
  • Na indústria cosmética, o alecrim também tem muita utilidade, sendo adicionado a produtos em razão de suas propriedades antioxidantes, adstringentes e tônicas. 
  • Pode não parecer, mas o alecrim proporciona um delicioso alimento às abelhas.
  • Se tiver espaço para crescer, um pé de alecrim pode chegar a até 2 metros de altura.

Dicas de como plantar alecrim em vaso

  1. O indicado é utilizar vasos de, pelo menos, 20 cm de diâmetro e 30 cm de altura. Uma boa dica é utilizar os Vasos Empilháveis da PlastPrime, que apresentam estrutura adequada e que irão ajudar a ornamentar o ambiente.
  2. Escolha se vai plantar semente ou muda. As sementes costumam ser mais demoradas e difíceis de plantar. Para quem está iniciando na jardinagem, plantar uma mudinha é a melhor escolha.
  3. Prefira solos secos, embora o alecrim tenha flexibilidade na adaptação do plantio. O ideal na hora de definir como plantar alecrim em vaso é optar por um solo leve e bem drenado, com característica areno-argilosa, pH neutro ou levemente alcalino.
  4. Procure um lugar bem iluminado para colocar o vaso e deixar a plantinha crescer. Ela vai precisar de muita luz diariamente. Ainda, é indicado evitar lugares com excesso de umidade.

Como regar o alecrim depois do plantio

O alecrim é aquele “filho independente”, que não precisa de muito mimo para crescer e se desenvolver. Além disso, se você regar muito essa planta, ela poderá não resistir. Então, a dica é regá-la, no máximo, duas vezes por semana com dois dias de intervalo (claro, sempre observando se essa rotina está sendo benéfica para a sua plantinha). O importante é que o solo permaneça úmido, mas não encharcado.

Como fazer a poda do alecrim

Depois de plantado, o alecrim cresce, formando arbustos, como pequenos ramos verdes, com folhas finas e seu cheio característico. Mesmo que você olhe e queira pegar só um pedacinho da planta para usar para qualquer finalidade, o mais indicado é tirar a folha inteira para estimular o crescimento da erva.

E o melhor: depois de 90 dias, você já vê o resultado. Ou seja, é possível fazer sua primeira colheita a partir desse período e utilizar a erva para chás, como tempero (em especial de carnes), em molhos, saladas, em vinagretes, entre outras aplicações.

O que é possível plantar junto com o alecrim?

Depois de descobrir como plantar alecrim em vaso, é comum pensar sobre as composições possíveis com outras ervas. Assim como outras espécies, o alecrim convive melhor com determinadas plantas, sem prejudicar seu desenvolvimento. Veja alguns exemplos:

  • Orégano;
  • Tomilho;
  • Manjericão;
  • Cebolinha verde;
  • Coentro;
  • Hortelã;
  • Salsa;
  • Sálvia.

Nos vasos empilháveis da PlastPrime, é possível fazer uma boa composição entre essas ervas, com espaço adequado para seu desenvolvimento e uma ornamentação linda para sua cozinha.

Para saber mais sobre como plantar alecrim em vaso e conferir outras dicas valiosas para iniciar sua hortinha, baixe nosso guia com o passo a passo do cultivo de temperos em casa.

6 thoughts on “Dicas de como plantar alecrim em vaso

    • PlastPrime says:

      Olá Leny, é um pouco complicado responder essa dúvida sem saber detalhes da sua região, existem várias condições que influenciam no crescimento do alecrim. Posso afirmar que essa planta geralmente precisa de nitrogênio, fósforo, potássio, enxofre e magnésio para crescer de forma sustentável. Uma dica legal é que, depois que o alecrim estiver adaptado ao local em que foi plantado, evite mudar, pois ele sempre vai acabar sofrendo muito para se adaptar novamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *