Controle pragas e doenças de forma natural

É possível combater males comuns, como  vaquinhas, lagartas e pulgões, entre outros problemas, com soluções caseiras e naturais, sem o uso de produtos químicos, de maneira prática e econômica. As receitas são do guia “Horta em Pequenos Espaços”, desenvolvido pela Embrapa. As aplicações não necessariamente cessam o problema, mas garantem um controle satisfatório. Veja alguns:

Calda de fumo

pique 100 gramas de fumo e coloque em meio litro de álcool e mais meio de água. Deixe curtir por 15 dias. Depois desse período, dissolva 100 gramas de sabão neutro em 10 litros de água e coloque a mistura. Aplique na forma de pulverização. Por precaução, evite consumir os alimentos logo após a aplicação e, quando consumir, lembre-se de lavar bem.

Preparado com sabão

Bom para controlar lagartas e ácaros. Dissolva 100 gramas de sabão neutro em meio litro de água quente. Na hora de aplicar, dilua novamente o preparado em 9,5 litros de água. Como com qualquer preparado caseiro, deve sempre ser feito um teste, para ter a certeza que não vai causar nenhum dano as suas plantas, para isso use apenas uma folha da planta.

Calda de cebola

Coloque 500 gramas de cebola picada em cinco litros de água. Deixe curtir por 10 dias. Coe. Misture com 1,5 litro de água na hora de aplicar nas plantas (pulverização). Esse é um inseticida natural indicado para o combate dos pulgões em plantações de beterraba, alho e cebola. Realize a pulverização das plantas em períodos com pouco sol, como no início da manhã ou ao final da tarde.

Cravo-de-defunto

Coloque meio quilo de folhas e talos da planta em cinco litros de água. Ferva por aproximadamente meia hora, ou, em infusão fria por duas horas.  Bom contra pulgões. O cravo-de-defunto quando plantado em hortas, jardins ou pomares, repele insetos e mantém o solo livre de nematóides.

Calda de camomila

Excelente para o controle de fungos. Em um litro de água, coloque 50 gramas de flores de camomila. Deixe de molho por três dias e agite a mistura cerca de quatro vezes ao dia. Coe e aplique três vezes por semana.

Gostou das sugestões de formas naturais de lidar com pragas e doenças nas plantas? Deixe o seu comentário! Veja, também, o eBook gratuito sobre “Truques para hortas e jardins”.

Comentários

  1. Pingback: Como ter uma horta em apartamento? - Blog Plastprime

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *