fbpx

Efeito Estufa: saiba mais sobre essa questão ambiental

O aumento do efeito estufa é uma das questões ambientais mais discutidas do último século. Sua principal consequência é o aquecimento global, cujo efeitos podem levar a eventos climáticos catastróficos, e até mesmo à redução da biodiversidade do planeta. Nesse post, você irá aprender mais sobre essa questão ambiental. Vamos lá?

O que é efeito estufa, afinal?

O efeito estufa é um processo natural em nosso planeta, em que parte da radiação infravermelha, emitida principalmente pelo sol, é absorvida pelos gases presentes na atmosfera terrestre. Esse processo faz com que o planeta se mantenha aquecido, sendo essencial para que exista vida na Terra. A maioria das pessoas associa o termo a algo ruim ou prejudicial ao meio ambiente. Na verdade, o problema ambiental é o aumento do efeito estufa, e não o fenômeno em si.

O aumento das emissões de gases que compõem o efeito estufa fez com que este aumentasse de forma desproporcional, desestabilizando o equilíbrio energético do planeta. Como consequência desse aumento, temos a maior ocorrência de eventos climáticos, como furacões, tsunamis, o aumento médio das temperaturas, dos níveis dos mares e o descongelamento de calotas polares, que podem ter consequências graves, levando até mesmo à extinção de espécies do planeta, reduzindo a biodiversidade.

As principais atividades que contribuem para o aumento do efeito estufa são a queima de combustíveis fósseis (geração de CO2), o uso de fertilizantes nitrogenados (emissão de N2O), aumento da atividade agropecuária (CH4) e os sistemas de refrigeração (CFCs e mais recentemente os HFCs). O aumento do desmatamento das florestas também tem sua contribuição, uma vez que as árvores absorvem CO2 em seu processo de fotossíntese, ajudando a equilibrar os níveis desse gás no planeta.

Regulamentação

A primeira regulamentação de emissão de gases de efeito estufa foi o Protocolo de Kyoto, que vigorou entre 2008 e 2012, e abriu espaço para o mercado de créditos de carbono. Recentemente, a COP-26 – Conferência do Clima da ONU -, que acontecerá em 2021, é um grande marco na regulamentação global de ações para frear o aumento do efeito estufa.

Um relatório que a ONU divulgou no dia 26 de fevereiro de 2021 mostrou que as metas atuais dos principais poluidores, em conjunto, não estão nem perto de amenizar as mudanças climáticas. Ainda segundo esse documento, as propostas atuais irão conseguir reduzir apenas 1% das emissões de gases até 2030 em relação aos níveis de 2010.

Como podemos contribuir para o futuro?

A redução da emissão de gases de efeito estufa e a retenção do desmatamento de florestas são as principais formas de contribuir para que este não siga aumentando. Em diferentes níveis, são várias as práticas que contribuem:

  • Utilizar, sempre que possível, materiais de origem reciclada: a reciclagem tem grande impacto na diminuição da emissão de gases proveniente do processo de fabricação.
  • Contribuir com o aumento das áreas verdes no meio urbano: construindo telhados verdes, por exemplo;
  • Utilizar energias limpas: que emitem menos ou nenhuma quantidade de gases de efeito estufa;
  • Reduzir o consumo de energia em construções: seja pelo uso de eletrodomésticos mais eficientes ou pela melhoria de sistemas de iluminação e climatização;
  • Incentivar o uso de meios de transportes públicos ou de veículos verdes (bicicletas): reduz a queima de combustíveis fósseis, responsáveis pela emissão de CO2.
  • Redução do consumo de alimentos de origem animal: a atividade agropecuária é responsável pelo lançamento de grandes quantidades de metano, além de impulsionar o desmatamento de florestas. A redução do consumo de alimentos de origem animal pode ser estimulada no cardápio de refeitórios e cantinas;

E então? Ficou com alguma dúvida em relação ao aumento do efeito estufa? Que ações você procura tomar para contribuir com a redução desse problema ambiental? Conte para a gente nos comentários e até a próxima!

4 thoughts on “Efeito Estufa: saiba mais sobre essa questão ambiental

  1. Pingback: Sustentabilidade: como fazer sua parte para ajudar o planeta - Plastprime

  2. Pingback: Como ser produtivo sendo sustentável? - Plastprime

  3. Pingback: Como aproveitar o carnaval sendo sustentável? - Blog Plastprime

  4. Pingback: Telhados verdes e o isolamento térmico! - Blog Plastprime

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *