fbpx

Estacionamentos: por que apostar em pisos permeáveis?

Além de rodovias e calçadas, os estacionamentos fazem parte da vasta área que sofre impermeabilização nas cidades. Por tanto, a utilização de pisos permeáveis nestas áreas é uma solução sustentável e inteligente. Os pisos permeáveis para estacionamento não precisam depender do poder público para ser implementado. Você já pode instalar na sua área privada, trazendo muitos benefícios para este espaço.

Continue a leitura, e conheça mais vantagens para apostar em pisos permeáveis para estacionamento.

Vantagens no uso de pisos permeáveis para estacionamento

O pavimento permeável surgiu nos anos de 1940, ele é definido como aquele que permite a passagem da água da chuva e do derretimento da neve. Isto devido aos espaços livres em sua estrutura por onde a água escoa, podendo infiltrar no solo ou ser transportada através de sistema auxiliar de drenagem. Esse tipo de piso compõe a drenagem urbana e o abastecimento das fontes hídricas.

Mas quais são as vantagens de drenar as águas nos estacionamentos? Confira algumas:

  1. Melhora a qualidade da água – seus poros funcionam como um filtro, impedindo que as impurezas cheguem nas fontes.
  2. Possibilita o armazenamento da água para reuso – principalmente em um estacionamento particular, onde toda a água infiltrada pelo piso permeável pode ser armazenada sob o pavimento em reservatórios e, logo, ser utilizada para fins não potáveis.
  3. Reduz gastos com outros recursos de drenagem – já que a água é drenada para o solo, ela segue o ciclo hidrológico natural das chuvas, o que acaba sendo mais barato que investir no sistema de drenagem artificial.
  4. Evita o empoçamento de água e garante acessibilidade – nos estacionamentos quando se tem o acúmulo de água, o acesso aos veículos fica comprometido, principalmente para pessoas que apresentam algum tipo de deficiência.
  5. Reduz a incidência de enchentes – os pisos permeáveis para estacionamento permitem que a água das chuvas seja drenada por uma grande área; e diminui o fluxo que chega no sistema hídrico, os quais muitas vezes são obstruídos pelos lixos nas ruas.
  6. Oferece segurança e conforto aos usuários – por ser poroso e antiderrapante, o piso permeável favorece a circulação de pessoas, principalmente quando molhado, pois não acumula água na superfície.
  7. Diminuem a temperatura do ambiente – na presença de sol, geralmente estacionamentos são áreas muito quentes, na utilização de pisos permeáveis para estacionamentos o ar e a água conseguem circular pelos orifícios, diminuindo as altas temperaturas da superfície.
  8. Solução sustentável – os pisos permeáveis estão diretamente associados a sustentabilidade, portanto são muito populares na arquitetura verde, devido aos materiais de fabricação como: pedras, fibras ou materiais reciclados; e são utilizados para executar os famosos telhados verdes, que diminuem ilhas de calor e emissão de CO2.

No mercado existem muitas opções de pisos permeáveis para estacionamento. É sempre importante lembrar de avaliar os prós e contras na hora de escolher com qual material revestir o estacionamento. Atente-se o que deve ser analisado:

Nivelamento: algumas opções podem deixar o solo desnivelado com o tempo, aposte em soluções que garantem o nivelamento – como Estrutura Plástica Permeável e Paver Plástico Permeável;

Resistência: fique atento para a finalidade do uso do piso permeável para estacionamento – se é para veículos leves, pesados, motocicletas, etc. Isto vai definir qual tipo de revestimento escolher.

Estética: ao falar de estacionamento particular a estética conta muito, pois vai ser o cartão de visitas do empreendimento ou residência. Portanto, existem soluções no mercado que oferecem variadas cores, como os pavers, e até soluções mais paisagísticas, como as estruturas plástica preenchida com grama, granilha ou areia.

Grau de permeabilidade: por meio de cálculos de engenharia e a execução do projeto de drenagem, pode-se estimar o grau de permeabilidade necessário do pavimento para determinado estacionamento, interferindo na escolha do piso. É importante ressaltar que o valor inicial de um pavimento permeável é normalmente superior à necessária para total infiltração da chuva.

Soluções de pisos permeáveis para estacionamento

A PlastPrime – empresa de plásticos inteligentes – oferece soluções de pisos permeáveis para estacionamento.

O PlastFloor – Estrutura Permeável Plástica – possui 90% de área vazada na parte superior e seu material absorve e dissipa a força gerada sobre ele (até 100 t/m²), tornando o solo resistente à compactação. Pode ser preenchido com grama, granilha, areia ou saibro.

O PlastPaver – Piso Intertravado Plástico oferece um design diferenciado, com pequenos furos na superfície, resultando em aproximadamente 11 cm² de área vazada. É indicado para áreas de estacionamento de veículos leves. Além disso, é mais leve que o paver de concreto e pode ser produzido com matéria-prima reciclada.

O que achou dos benefícios na utilização de pisos permeáveis para estacionamentos? Deixe nos comentários. Até!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *