fbpx

Plantas para ambiente de trabalho!

Mais do que um item de decoração, cultivar plantas no ambiente de trabalho pode contribuir para um clima organizacional mais saudável e acolhedor, além de melhorar a produtividade das equipes – conforme pesquisa, em até 15%.

Dados seus diversos benefícios, as plantas no espaço laboral são uma grande tendência. Então, que tal aderir a ela?

Neste artigo, saiba mais sobre as vantagens e veja dicas de plantas para ter no ambiente de trabalho. Acompanhe.

Por que ter plantas no local de trabalho?

Entre os motivos para aderir às plantas em ambiente de trabalho, destacam-se:

  • Ambiente mais alegre e funcionários mais satisfeitos: levando em consideração uma pesquisa realizada pela Universidade do Texas, que avaliou 450 colaboradores e constatou que aqueles que tinham plantas no escritório se mostraram mais satisfeitos em suas condições de trabalho.
  • Saúde e qualidade de vida: ambientes mais verdes ajudam a filtrar o ar e a absorver os poluentes de ambientes fechados.
  • Ajuda na redução do estresse: os transtornos mentais e emocionais são a segunda causa de afastamento do serviço. Utilizar recursos que possam diminuir o estresse e a ansiedade dos funcionários, como as plantas, pode contribuir para a diminuição desses números.

Quais plantar cultivar no trabalho?

O ideal é optar por espécies que não exijam cuidados mais complexos e que se desenvolvam bem em ambientes fechados. Entre elas, estão:

1. Suculenta

Pode ser que você não conheça de nome, mas certamente já encontrou com elas em algum lugar. As suculentas dão um charme especial ao ambiente e, geralmente, são utilizadas em cima da mesa de centro ou em salas de reunião.

A planta deve ser regada uma vez por semana e o ideal é que ela fique em local no qual incida luz solar direta.

2. Bonsai

Não tem como confundir, os bonsais são semelhantes às árvores, porém em versão miniatura. Sua beleza e pequeno tamanho permitem que ele seja agregado a qualquer local. Para cultivar o bonsai, é preciso adubo especial, já a rega deve ser realizada quando a terra estiver bem seca.

3. Violeta

Para quem procura flores coloridas, as violetas são muito indicadas. Combinar diferentes cores traz uma personalidade especial ao ambiente. Essa espécie prefere locais sem incidência de luz direta e deve ser regada de duas a três vezes por semana.

4. Cactos

Os cactos também são opções bastante ornamentais e práticas para se ter em escritórios. Os cuidados com os cactos são mínimos, basta escolher um ponto bem iluminado. Além disso, eles sobrevivem com pouca água, já que são plantas desérticas.

5. Babosa

Além de possuir funções medicinais, as babosas são bonitas e fáceis de cuidar. Elas sobrevivem bem em ambientes secos e devem ser regadas no intervalo de uma ou duas semanas.

6. Espada-de-São-Jorge

Para quem tem mais espaço, a espada-de-São-Jorge sobrevive em ambiente com pouca luz e pouca umidade. Regue apenas a cada 10 dias.

7. Fico

Também conhecida como figueira-benjamim, fico-chorão ou fícus, ela se adapta a diferentes ambientes, com muita ou pouca luz, podendo sobreviver durante vários dias em terra seca.

https://conteudo.plastprime.com/ebook-o-futuro-dos-espacos-e-da-forma-de-trabalho

8. Ervas aromáticas

Muito indicado para os escritórios que possuem cozinha ou horta, o plantio de salsinha, cebolinha, hortelã e manjericão, por exemplo, são algumas das opções que podem ser cultivadas em ambientes com incidência de luz.

E então, que tal deixar o seu ambiente de trabalho mais agradável com o cultivo de plantas? Sua empresa já adota essa prática? Compartilhe sua experiência nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *