O que é concepção integrada de projeto?

A indústria de fabricação passa por um momento de transição para uma nova era, conhecida como manufatura avançada ou Indústria 4.0, pautada por tecnologias como o IoT, Big Data e Cloud Computing.

Por outro lado, o mercado de construção civil é um dos que menos evoluiu com as novas tecnologias. O setor de construção segue trabalhando com processos artesanais e arcaicos, uso intensivo de mão de obra, erros grotescos no cálculo de prazos e estimativas de custos, falta de qualidade e processos pouco eficientes.

Assim como a indústria está evoluindo, o setor de construção terá que se modernizar, também. Uma inovação, que promete mudar a gestão de obras e reduzir esses problemas, é a concepção integrada de projeto, e é sobre ela que falaremos a seguir. Acompanhe.

O que é concepção integrada de projeto?

Concepção integrada de projeto é uma maneira inovadora de melhorar um planejamento de construção, reduzindo o desperdício, reduzindo custos e melhorando a produtividade. O principal objetivo da concepção integrada de projeto é criar um trabalho em equipe que integre proprietário, arquitetos, engenheiros e subcontratados.

Ela cria um vínculo único desde o início da etapa de planejamento, gerando um elo entre todas as partes interessadas do projeto. Com a concepção integrada de projeto, todos os membros da equipe compartilham riscos e recompensas com base na conquista de metas.

Associações como a AIA – American Institute of Arquitets – e a AGC – American General Construction – estão criando padrões e diretrizes para serem usados durante esse processo.

Como funciona?

A concepção integrada de projetos se divide em cinco diferentes etapas:

1-Conceito

Todas as partes interessadas se reúnem e analisam diferentes soluções que podem melhorar o projeto. Isso alinhará as expectativas e objetivos, criando um processo previsível e menos complicado. O objetivo dessa primeira etapa é reduzir erros e minimizar os problemas de re-design.

2-Design

Tudo o que foi avaliado na etapa de conceito deve ser incorporado ao processo de design. Os objetivos relacionados à sustentabilidade – essenciais para a certificação LEED – são definidos nessa fase, e os regulamentos de obra também são incorporados no processo de design.

A concepção integrada de projeto diz que, ao planejar a entrega integral do projeto cuidadosamente nessa etapa, são reduzidos possíveis desperdícios que ocorreriam mais pra frente, gerando economias potenciais para o projeto.

3-Implementação

A terceira etapa da concepção integrada de projeto é a implementação. Ela começa com a modelagem computadorizada e análise de dados de projeto, podendo integrar tecnologias como o BIM (Building Information Modeling) e CAD (Computer Aided Design) para predição de resultados.

Nessa fase, todos os sistemas propostos devem ser analisados ​​e testados para garantir que o desempenho do projeto seja alcançado.

4-Construção

De acordo com a metodologia de concepção integrada de projeto, apenas após as fases de conceito, design e implementação serem cuidadosamente integradas é que a construção do projeto deve começar.

É nessa fase que os benefícios do modelo de concepção integrada de projeto começam a ser sentidos. O projeto será executado normalmente, sem problemas, atrasos, conflitos de design, retrabalhos e desperdícios, e concluído dentro do tempo e orçamento.

5-Operação

Os objetivos definidos na etapa inicial de conceito são alcançados. Construções em que a concepção integrada de projeto é aplicada são empreendimentos com custo operacional e de manutenção reduzidos, gerando, assim, grandes retornos aos seus proprietários.

Por que fazer?

A concepção integrada de projeto traz excelentes resultados, como a colaboração aberta, que faz com que os resultados, riscos e ganhos possam ser planejados e previstos. O uso da metodologia gera padrões mais elevados e estimativas muito mais precisas.

Além disso, para alguns tipos de certificação LEED, a concepção integrada de projetos já é considerada um requisito.

Você já tinha ouvido falar em concepção integrada de projeto? Se você pretende executar uma obra alinhada com os conceitos de sustentabilidade, conheça os produtos da PlastPrime, que podem fazer do seu projeto e até a próxima. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EBOOK GRATUITO:

RETROFIT

Fique por dentro dessa tendência que cresce cada dia mais

na construção civil e arquitetura!