5 plantas para cultivar na sombra!

Quando pensamos no cultivo de plantas, é comum que pensemos na exposição à luz solar como uma das condições essenciais de desenvolvimento, não é mesmo? Mas você sabia que é possível garantir um espaço verde bonito e saudável mesmo sem incidência solar? Isso porque há algumas plantas para sombra que se desenvolvem bem inclusive em ambientes pouco ensolarados. 

Viu só, o seu sonho de cultivar espécies pode ser posto em prática! Então, que tal começar a planejar o seu jardim? Escolhendo as variedades corretas, você pode garantir o espaço que tanto idealizou. Acompanhe o artigo de hoje e descubra cinco espécies de plantas para cultivar na sombra!

Exemplos de plantas para sombra

Há espécies que ficam bonitas e saudáveis, mesmo quando cultivadas sem luz solar direta. Entre elas, podemos destacar:

1. Zamioculca

A zamioculca é uma planta ornamental que pode ser facilmente cultivada na sombra. Ela gosta de temperaturas mais amenas e não exige muitos cuidados de manutenção, sendo uma ótima indicação para os jardineiros mais iniciantes.

Ela é bastante resistente à falta de rega. A prática de adubação deve ser a principal rotina de cuidado adotada. O crescimento da zamioculca é lento, mas suas folhas garantem uma estética diferenciada no jardim. Ela fica muito bonita em plantio isolado ou combinada a outras espécies.

2. Pacová

O pacová é outra excelente alternativa quando consideramos as melhores plantas para sombra. Com visual bastante interessante, essa variedade deixa qualquer espaço mais charmoso. Suas folhas são viçosas e de formato oval pontiagudo, compondo muito bem ambientes internos e externos.

O cultivo do pacová é bastante simplificado e vai exigir principalmente uma rotina de rega inteligente: de duas a três vezes por semana. Investir em um solo fértil e em controle de pragas também é uma aposta importante.

3. Espada-de-São-Jorge

A espada-de-São-Jorge é uma das melhores variedades de plantas para sombra, já que é extremamente resistente e adaptável. Ela não requer exposição solar e suporta muito bem a seca. Pode ser cultivada tanto em ambientes internos como externos, em vasos ou canteiros.

O desenvolvimento da Espada-de-São-Jorge é bastante efetivo (apesar de demorado), desde que o plantio seja feito em solo fértil e bem drenado. Essa planta chega a atingir 90 centímetros de altura e se caracteriza como uma das espécies de manutenção mais facilitada.

4. Costela-de-Adão

A costela-de-Adão é outra das boas opções de plantas para sombra. Essa espécie ornamental é uma excelente recomendação para quem busca beleza e praticidade em uma única variedade.

Podendo ser utilizada em jardins externos ou em vasos decorativos, essa planta se adapta muito bem à exposição baixa de luz. A costela-de-Adão só não pode ser alocada em espaços muito pequenos, pois fica demasiadamente úmida e não consegue se desenvolver bem.

Outro cuidado é que a rega deve acontecer duas vezes por semana no verão e a cada 10 dias no inverno. O solo precisa ser bem drenado e rico em matéria orgânica.

5. Antúrio

Para quem gosta de flores, o antúrio é uma ótima escolha entre as plantas para sombra. Além de ter um visual exótico, traz aquele especial ponto de cor para o jardim. Sua pétala em tom avermelhado é bastante vistosa e garante muita beleza à proposta.

O cultivo dessa variedade demanda solo fértil, controle de pragas e rotina de rega regular – o solo deve estar sempre úmido, mas não encharcado. Essa variedade pode ser plantada em vasos ou diretamente no solo, mas precisa de espaço suficiente para o seu enraizamento.

Então, o que você achou dos exemplos de plantas para sombra que compartilhamos aqui? Essas são algumas das principais espécies que se desenvolvem de forma bastante eficiente sob essa condição. Além do mais, são variedades de caráter ornamental, que deixarão seu jardim ou cantinho verde ainda mais charmoso!

Você conhece outros exemplos de plantas para cultivar na sombra? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *