fbpx

Dicas para deixar o local de trabalho eco-friendly!

A sustentabilidade não é apenas uma tendência. É algo fundamental para pessoas e empresas garantirem um presente e um futuro melhor. Tornar o local de trabalho eco-friendly também pode trazer benefícios significativos em termos de redução de custos e criação de um ambiente laboral mais saudável e produtivo.

Desde ajustar o sistema de iluminação do seu escritório aos tipos de material utilizados, existem diversas ações que podem ser colocadas em prática para ter uma empresa mais ecologicamente correta.

A seguir, confira nossas dicas práticas para deixar o local de trabalho eco-friendly e sua empresa mais sustentável. 

Por que tornar o local de trabalho eco-friendly?

A sustentabilidade é um valor cada vez mais compartilhado pelas pessoas. E um imperativo para termos melhores condições gerais no futuro. 

Mas, além dos ganhos para o meio ambiente, tornar o local de trabalho eco-friendly pode, também, oferecer outros benefícios para as empresas, incluindo:

  • Redução de custos: ao adotar práticas sustentáveis, é possível economizar nas contas de energia elétrica, água, aquisição de materiais de escritório e outras.
  • Employer branding: ao tornar o local de trabalho eco-friendly, é possível melhorar a reputação da sua marca como empregadora, atraindo e retendo talentos que valorizam a sustentabilidade.
  • Ambiente de trabalho mais saudável e produtivo: conforme um estudo, trabalhar em locais mais ambientalmente corretos permite que os colaboradores sejam mais produtivos e, ainda, pode reduzir em 30% os níveis de absenteísmo.

4 boas práticas para deixar o local de trabalho eco-friendly:

A seguir, conheça algumas dicas úteis para que sua empresa seja mais sustentável.

1. Busque um uso mais consciente de energia elétrica

Desligar todos os computadores, impressoras, fotocopiadoras e outros equipamentos que não precisam ser deixados ligados no final do dia é algo simples, mas muito benéfico para reduzir o consumo de energia elétrica.

Além disso, verificar se todos os computadores e dispositivos estão definidos com suas configurações mais eficientes em termos de energia (por exemplo, monitores definidos para desligarem após 15 minutos sem uso) também é uma boa prática.

É importante que todos sejam conscientizados também para desligarem as luzes ao saírem da sala e deixá-la vazia. Ainda, utilizar lâmpadas LED e equipamentos que tenham o selo EnergyStar ajudará a diminuir o consumo de energia. 

E se for hora de redecorar ou atualizar a pintura interna da empresa, busque utilizar cores claras nas paredes. Essas ajudam a refletir a luz do dia, o que significa que seu espaço precisará de menos iluminação artificial.

2. Implemente um programa de reciclagem

Outra iniciativa importante para ter um local de trabalho eco-friendly é estabelecer um programa de reciclagem em sua empresa.

Da área da cozinha aos seus locais de trabalho, forneça informações sobre o descarte responsável de lixo, separação, o que pode ser reciclado ou utilizado em compostagem.

3. Incorpore plantas e paredes verdes em sua empresa

As plantas são uma ótima maneira de ter um ambiente mais sustentável e de ajudar a diminuir os efeitos das ilhas de calor.

Também são uma forma eficiente de trazer vida ao escritório, tornando o local mais aconchegante e convidativo. Elas também ajudam a melhorar a qualidade do ar.

De fato, a vegetação interna pode aumentar os níveis de oxigênio e remover poluentes prejudiciais, como dióxido de carbono e formaldeído. Uma pesquisa feita pela NASA revelou que as plantas em ambientes internos podem reduzir até 87% dos poluentes do ar no local em 24 horas. 

Além disso, um estudo da Exeter University descobriu que os funcionários são mais produtivos quando trabalham em um local mais “verde” do que os profissionais que não trabalham. 

Para obter esses benefícios, é possível desenvolver projetos de paisagismo empresarial, utilizando plantas em vasos, em jardins verticais e paredes e telhados verdes, por exemplo.

4. Adote práticas para diminuir o consumo de água na empresa

A água é um recurso finito e cada vez mais escasso. Por isso, é fundamental adotar medidas para um uso mais consciente no local de trabalho.

As iniciativas podem incluir a implantação de sistemas de tratamento e reaproveitamento para finalidades não potáveis, instalar torneiras que reduzam a vazão, estimular a equipe a não deixar torneiras ligadas desnecessariamente e outras. 

Se sua empresa tem espaço externo, torná-lo permeável é uma ótima maneira de otimizar o uso desse recurso, diminuindo o volume de água que será escoado para o sistema pluvial. 

Para saber mais sobre esse tipo de solução, conheça os motivos para optar por pisos permeáveis para sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *