Ideias de sustentabilidade nas empresas

Falamos frequentemente sobre como tornar o mundo mais sustentável. Muitas vezes, isso envolve a adoção de práticas individuais mais conscientes e menos nocivas ao meio ambiente. E quando se trata de nossos escritórios e empresas? Como podemos aplicar ações que beneficiam ao planeta e ao ambiente compartilhado? Confira ideias de como implementar a sustentabilidade nas empresas, tornando não só o produto vendido sustentável, mas também aplicando essa filosofia no dia-a-dia de todos colaboradores. 

Vantagens de aplicar a sustentabilidade nas empresas

Primeiro, entenda porque é vantajoso aplicar ações de sustentabilidade na sua empresa:

  • Economia – diminuição da conta de energia elétrica, água, materiais, etc.
  • Marketing social – aos olhos da sociedade a empresa é vista com mais responsabilidade e seriedade.
  • Meio ambiente – diminuição no consumo de recursos naturais.
  • Bem estar dos colaboradores – os funcionários sentem-se motivados e satisfeitos por fazerem parte de empresas com propósito.

Ideias de sustentabilidade nas empresas

Como vimos, a organização só tem a ganhar com a adoção de práticas sustentáveis. Confira algumas ideias para implementar a sustentabilidade nas empresas:

1- Utilizar os recursos naturais com consciência

Economizar água por meio da implementação de sistemas de tratamento e reaproveitamento (águas cinzas e captação de água da chuva) para fins não potáveis; instalar dispositivos nas bacias sanitárias e torneiras para diminuir a vazão; e, claro, usar conscientemente este recurso finito.

Economizar energia com a adoção de iluminação de LED; instalação de equipamentos com selo EnergyStar – equipamentos antigos consomem um volume expressivamente maior de energia; desligar as luzes e os equipamentos que não estão em uso (inclusive desplugá-los da tomada); utilizar fontes limpas de energia – como energia solar, que pode render um bom investimento financeiro no futuro; e deixar de usar o ar condicionado em algumas ocasiões, optando por abrir janelas ou ventiladores.

2- Reduzir, Reutilizar e Reciclar

Os três erres da sustentabilidade são o pilar deste movimento. Veja como aplicá-los:

  • Reduzir: deixar de usar copos descartáveis – cada integrante pode adotar uma caneca e/ou copo individual; substituir o uso de papel por mais materiais digitais; usar os dois lados do papel para imprimir, etc.
  • Reutilizar: usar como rascunho folhas que seriam descartadas; recarregar os cartuchos de tinta em vez de comprar novos; reutilizar embalagens, etc.
  • Reciclar: adotar cartões de visita feitos de papel reciclável, reciclar todo resíduo que não seja orgânico e que não possibilita o reuso – uma dica é implementar um lixo grande com uma etiqueta visível escrita LIXO RECICLADO e manter o lixo orgânico relativamente menor. 

3- Incentivar o transporte alternativo

Esta dica, além de ajudar o meio ambiente, pode ser muito boa para a saúde e o bolso dos funcionários. Existem várias meios alternativos de se deslocar para o trabalho. Veja:

  • Disponibilizar um ônibus da empresa;
  • Ir de bicicleta ou caminhar – incentivos podem ser feitos instalando bicicletário e vestiários com chuveiros;
  • Transporte público (metrô, ônibus, trem…);
  • Programa coletivo de caronas.

4- Emitir a certificação ISO 14001

Esta Norma especifica os requisitos para a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental, permitindo que todas as organizações, independentemente do seu porte, desenvolvam práticas sustentáveis em seus negócios.

5- Desenvolver programas sociais 

A empresa deve estimular os colaboradores a realizarem trabalhos voluntários, podendo ainda conceder folga para quem participar.

Existe uma ONG chamada Engenheiros Sem Fronteiras que auxilia na construção de infraestrutura urbana e de lares para comunidades carentes por meio da engenharia e sustentabilidade. É possível contribuir com seus projetos através de doações, parcerias, compartilhamento de conhecimento, enfim! Diversas boas práticas.

6- Eleger a sustentabilidade nas empresas como critério de avaliação

Após a adoção de sustentabilidade nas empresas, métricas de avaliação precisam ser criadas para que este novo sistema funcione. Avaliações de desenvolvimento individual ou por departamentos da empresa são formas de estimular o comprometimento de todos.

Ah, se sua empresa trabalha com construção, não deixe de ler nosso post: 5 Dicas de Sustentabilidade na Construção Civil.

O que achou dessas ideias? Vamos colocá-las em prática hoje mesmo? Utilize os comentários para compartilhar conosco ações de sustentabilidade exercidas pela sua empresa. Vamos adorar saber! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *