Reciclagem: fazendo sua parte sem sair de casa!

Nos conscientizar em ter uma rotina mais sustentável é crucial para diminuir os impactos do nosso estilo de vida. E tudo começa em repensar nossos hábitos de consumo: fazendo compras que produzam menos lixo, que tenham embalagens reutilizáveis, retornáveis ou, pelo menos, recicláveis. Além disso, é muito importante priorizar o consumo de produtos vindos de empresas que tenham certificações sustentáveis e responsabilidades ambientais claras. Após o consumo, o foco deve estar no descarte desnecessário, observando a possibilidade de reutilização. Caso não seja possível reutilizar, efetuar a reciclagem dos componentes e embalagens. Com base nisto, iremos abordar o que é a reciclagem,e ajudaremos a realizar a sua reciclagem em casa.

O que é reciclagem?

O termo reciclagem é designado para arecuperação da parte reutilizável dos materiais utilizados no sistema de produção ou de consumo e, assim, reintroduzidos no ciclo de produção para criar um novo produto. 

Mas, cuidado! Nem todo resíduo pode ser reciclado. Este conceito serve apenas para alguns materiais, os quais podem voltar ao seu estado original e, então, serem transformados em um produto equivalente. No Brasil, o lixo reciclável é dividido em quatro categorias: papel, vidro, metal e plástico. A partir disso, estamos aptos a fazer nossa parte, realizando a reciclagem em casa.

Importância da reciclagem em casa

Como vimos, para seu rejeito deixar de ser lixo e ser transformado em novos produtos, é necessária a reciclagem. Com a participação de todos, através da reciclagem em casa, diminuímos a exploração de fontes naturais e reduzimos a quantidade de resíduos que são encaminhados para a incineração e aos aterros sanitários – onde demoram anos para se decomporem.

Como fazer a reciclagem em casa

Primeiro, se informar se há coleta seletiva na sua cidade, e em qual dia será recolhido o lixo em seu bairro. Caso não haja, há muitos catadores autônomos e pontos que recebem o lixo reciclável. Basta se informar, através da prefeitura, vizinhos, ou sites e aplicativos criados especialmente para publicação destas informações.

A reciclagem em casa é realizada através do reconhecimento de cada tipo de material e seus cuidados ao separá-los. Entenda:

  • Plástico: cuidar se estiver em contato com produtos químicos, óleos, lubrificantes, combustíveis e venenos – buscar pontos de coletas específicos. 
  • Papel: devem estar secos para o descarte, livres de sujeira e gordura. Papéis tornam-se não reciclados quando passam por tratamentos ou são fundidos com outros materiais de difícil separação – adesivos, papel metalizado, amanteigado, plastificados, fotografias, etiquetas, sacos de cimento.
  • Vidro: vidros comuns podem ser facilmente reciclados, contando que não estejam quebrados. Caso passem por processos em altas temperaturas – vidros refratários e cristais –, ou fusão de materiais difíceis de separar – espelhos –, não devem ser reciclados, assim como lâmpadas, vidros temperados, ampolas de remédios, lentes de óculos.
  • Metal: todos os metais são recicláveis, se não apresentarem ferrugens, com exceção de esponjas de aço, clipes e grampos. Caso estejam em contato com tinta, verniz, inseticida e aerossóis, buscar pontos de coletas específicos.
  • Embalagem longa vida: composta por papel, plástico e metal, opta-se sua destinação pelo material predominante – o papel. Porém, todos seus componentes são viavelmente recicláveis.

Recomenda-se a lavagem das embalagens de alimentos, evitando-se, assim, o mau cheiro, contaminação das outras embalagens, e atração de animais.

O que fazer com lixo não reciclável?

Alguns produtos, ao serem descartados, devem ser levados em locais específicos e nunca mandados diretamente a lixões. Geralmente, empresas que vendem o produto darão a destinação correta do mesmo. Alguns exemplos: eletrônicos, baterias, pilhas, óleo, lâmpadas, remédios e suas embalagens. O restante deve ser encaminhado aos aterros sanitários ou para a incineração.

Enquanto isso, no Japão…

Os habitantes da vila de Kamikatsu, no Japão, classificaram seus resíduos em 45 categorias. Sem coleta de lixo na cidade, os próprios se deslocam para o aterro sanitário, onde, pacientemente, separam seu lixo, com o objetivo de reciclar tudo.

PlastPrime e a reciclagem em casa

A engenharia civil produz muitos resíduos. Hoje, já é existente uma tecnologia para que os insumos utilizados na construção provenham de materiais reciclados e, futuramente, entrem novamente no ciclo de reciclagem. Sendo exatamente isto que nós, da PlastPrime, fazemos para produzir nosso Deck Modular Plástico e Paver Plástico – a partir da reciclagem de embalagens longa vida feita em casa, por você.

PlastDeck

O  PlastDeck é um produto que alia design e sustentabilidade. Ao contrário do deck de madeira, nosso deck modular não apodrece, não racha, não empena, e não solta farpas – o que aumenta sua vida útil. A base do produto é produzida em PEAD, e suas ripas com PPTP – plástico proveniente da reciclagem das caixas longa vida. Ideal para áreas molhadas e de lazer – como deck de piscinas.

PlastPaver

O PlastPaver é uma solução sustentável ao paver comum, por ser permeável e reciclável. De fácil instalação e formato diferenciado, nosso paver plástico provém de matéria-prima reciclada. Indicado para pavimentação para áreas de trânsito de pedestres, de lazer, e estacionamento de veículos leves.

Gostou? Agora já sabe os primeiros passos para fazer sua parte em casa. Deixe nos comentários o que você já costuma fazer na sua casa para ajudar nessa causa. Até mais!

2 thoughts on “Reciclagem: fazendo sua parte sem sair de casa!

  1. Angela Maria Inácio says:

    Já reciclo normalmente materiais como componentes eletrônicos, lâmpadas, alumínio ou todos os tipos de metais, vidro, papel e plástico, sendo que esse último sempre lavo bem, na verdade tenho o trabalho de deixá-los muito limpos pra evitar mal cheiro, porque isso também é contribuir com o meio ambiente; o cuidado com a limpeza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *