Receitas de água saborizada que você precisa conhecer!

Ingerir pelo menos 2 litros de água diariamente é importante para se hidratar, acabar com a sensação falsa de fome, regular a temperatura corporal e fazer o transporte de sais minerais e vitaminas. Entretanto, nem todo mundo consegue atender a essa recomendação e acaba recorrendo a bebidas industrializadas e cheias de açúcar na hora de matar a sede. Mas você sabia que é simples incrementar este líquido e torná-lo mais atrativo? Sim, isso é possível por meio de receitas de água saborizada.

Essas receitas são muito práticas: basicamente consistem em acrescentar frutas, ervas sementes, vegetais e raízes à água com o objetivo de obter uma bebida gostosa, refrescante e saudável.

Que tal aprender mais sobre esse tema tão saboroso? Neste artigo, apresentaremos algumas receitas que vão te deixar com água na boca (e na jarra, no copo, no pote…)! Confira a seguir.

Quais são os benefícios de beber água saborizada?

Se você não tem o hábito de consumir água no dia a dia ou deseja aumentar a quantidade ingerida, incluir a água saborizada é uma boa forma de cumprir esse objetivo de modo super saudável.

A bebida, que leva frutas frescas e ervas aromáticas no seu preparo, é excelente para hidratar e refrescar, ao mesmo tempo em que proporciona diversos benefícios ao seu corpo.

Os ingredientes das receitas vêm direto da natureza e, portanto, possuem menor valor calórico e alta presença de vitaminas e nutrientes. Por isso, a bebida possui, em geral, ação anti-inflamatória, antioxidante e diurética, contribuindo também na eliminação de toxinas e no trabalho de digestão. Esses benefícios variam de acordo com o elemento escolhido para acrescentar à água.

Não restam dúvidas de que essa opção é a mais saudável comparada a outras bebidas como os refrigerantes, por exemplo, que são compostos por substâncias sintéticas, sódio e altos índices de açúcar. Ingredientes esses que colaboram para o ganho de peso, o desenvolvimento de gastrite e de diabetes.

A água saborizada pode ser consumida tanto em casa quanto no trabalho ou na academia. Basta armazená-la em garrafinhas ou moringas. Os fitoquímicos e os compostos ativos dos ingredientes ficam na água, e podemos consumi-los ao longo do dia.

A praticidade e o sabor dessa bebida fizeram com que o seu consumo em eventos e estabelecimentos aumentasse, como forma de refrescar e encantar os convidados e clientes – afinal, fica esteticamente muito atrativa servida em suqueiras de vidro ou em potinhos.

Dicas deliciosas de receitas de água saborizada

Ao preparar essa delícia refrescante, é importante lembrar de que os itens combinados das receitas devem ser selecionados pensando não somente no sabor e aroma, como também no seu objetivo ao consumir a bebida.

Então, conheça agora algumas opções que trarão mais cor e gosto para os seus dias:

1. Água saborizada de morango e manjericão

O sabor leve e adocicado do morango deixa qualquer bebida mais gostosa. E a boa notícia é que essa fruta, rica em nutrientes, vitaminas, minerais e antioxidantes, pode ser facilmente cultivada em hortas caseiras.

Já o manjericão dará um gostinho especial à água saborizada, ao mesmo tempo em que tem propriedades para ajudar a tratar inflamações e aliviar dores. O plantio dessa erva pode ser feito em pequenos vasinhos, assim, você terá sempre essa opção para as suas receitas.

Para preparar essa água saborizada, basta triturar 8 folhas frescas de manjericão e adicioná-las a uma jarra ou pote com água filtrada. Feito isso, acrescente 3 xícaras de morangos cortados ao meio e mexa gentilmente. Então, deixe descansar na geladeira ou em temperatura ambiente por, no mínimo, 3 horas e sirva com gelo.

2. Água saborizada de abacaxi e lavanda

O abacaxi é rico em vitamina C, o que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, a fruta tem propriedades digestivas. Já a lavanda é um excelente relaxante e calmante.

O preparo dessa delícia necessita de 1 abacaxi pérola, 1 ramo de lavanda, gelo e água. Basta cortar o abacaxi em fatias e adicioná-las a uma jarra ou pote com água filtrada, junto com o ramo de lavanda. Deixe, então, a mistura descansar na geladeira ou em temperatura ambiente por, no mínimo, 3 horas e sirva com gelo.

3. Mirtilo e laranja

O mirtilo auxilia no combate aos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Ele também possui ação antioxidante. Já a laranja é rica em vitamina C, o que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico.

Para preparar essa opção, você precisará cortar algumas rodelas de laranja e misturá-las na água com um punhado de mirtilo fresco. Deixe descansar na geladeira ou em temperatura ambiente por, no mínimo, 3 horas e sirva com gelo.

4. Melancia e gengibre

A melancia é rica em vitaminas A e C, atuando no fortalecimento do sistema imunológico e contribuindo para a prevenção do envelhecimento celular precoce. O gengibre, por sua vez, é um excelente termogênico que ajuda na manutenção do metabolismo ativo.

Para essa receita, você deve misturar as fatias da melancia com algumas rodelas de gengibre na água. Deixe a mistura descansar na geladeira ou em temperatura ambiente por, no mínimo, 3 horas e sirva com gelo.

Lembre-se sempre de utilizar ingredientes orgânicos para aproveitar ainda mais as propriedades dos ingredientes que vêm da natureza!

E então, gostou de nossas dicas de receitas de água saborizada? Que tal conhecer algumas opções de drinks refrescantes feitos com plantas? Tem alguma dica para compartilhar? Deixe um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *